Zumo resume: o futuro do Qt na Nokia
Um salve pros amigos que trabalham silenciosamente no desenvolvimento do Qt e sabem (mas não contaram ainda) quais as cartas que estão na manga da Nokia.
Separei 2 trechinhos do artigo dos vizinhos do Zumo mas recomendo a leitura da versão completa:
Depois do furacão pré (e pós) Nokia World, mês passado (saída do OPK, novo CEO, demissão do Anssi Vanjoki), a Nokia divulgou hoje seus resultados financeiros: teve um lucro maior, vai demitir 1.800 funcionários no mundo todo (aumentar efetividade blablabla). Pro mundo deste Zumo, o mais interessante é que o Qt vai, finalmente, ser a plataforma única de desenvolvimento para aparelhos da marca, sejam eles Symbian ou MeeGo. Na prática, o que isso significa? Para quem tem/terá um novo Nokia, atualizações contínuas de sistema operacional.
(…) Para os desenvolvedores, a boa notícia é que elevar o Qt (pronuncia-se “cute”) a framework único, criar apps para Symbian e MeeGo significa a mesma coisa. E com isso a Nokia mostra que entrou no bonde do HTML5, já que o Qt tem suporte nativo a esse padrão. (…) (via zumo.uol.com.br)
Qt parecer ser boa, mas com a falta de binds fica difícil ela ser popular.
Engraçado… Antigamente a pronúncia era ‘qui-tiu’ (que significava Kit UI).
Quantas vezes vamos ver o post “o futuro da Nokia” ou o “futuro do Qt”? Após cada saída de CEO ou mudança de rumo da empresa?
Quanto às demissões, o novo CEO foi criado pela melhor “escola” americana do modo american way of life. Demissão em massa é só o começo.
O mais idiota de tudo foi aquela manifestação que a empresa tentou fazer na frente do local das palestras da HTC. Como o MobileReviews mesmo disse, a Nokia que conhecemos antigamente nunca faria isso.
@Paul, qual Nokia de antigamente? A que vendia sapatos?
“cute” é a tradução para o espanhol de “quete”. “quitiu” deve ser um outro idioma também.
Não sabia que pronunciava “cute”. Eu sempre pronunciei “quetê”.
Vivendo e aprendendo…
Não me convenceu, continuarei pronunciando QT
“Cute” fica ridículo e não é natural pra quem não é falante nativo de língua inglesa. Continuarei pronunciando “quetê” em português e ao dizer o nome do toolkit em inglês, “quiu-ti” como deveria ser.
@tenchi: a que liderava o segmento de smartphones, e seguia a filosofia de hardware sólido e inovações.
Paul: Parece que temos um GTK lover enciumado aqui hehehe
@tenchi hahahaha