Zona Livre: Fedora 13 vale a pena?
Luiz Cruz faz sua análise no Zona Livre:
Respeitando o ciclo de desenvolvimento a cada 6 meses o Fedora 13, codinome Goddard, foi lançado dia 25 deste mês. Resolvi instalar a nova versão via LiveCD num notebook Dell Inspiron 1564 que está no INFOLAB. A experiência foi boa em alguns aspectos e ruim em outros. Se você pretende instalá-lo, leia o post para tirar sua conclusão. (via info.abril.com.br)
No mesmo tema, o The H também publicou uma extensa análise (5 páginas) sobre o recém-lançado Fedora 13 Goddard.
• Publicado por Augusto Campos em
2010-05-28
Eu tou baixando aqui a iso pra dar uma olhada no live cd, na versão 12 eu instalei no meu note, mas com uma semana desinstalei, eu não me lembro por que, lembro de uma coisa que gostei muito, que foram os delta rpm. Hoje em dia uso o Arch, mas estou um pouco chateado com os pacotes sempre atualizados. É bom ter tudo atualizado, mas sinto que eles não testam tanto como no ubuntu ou em outras distros.
Bem o comentário foi positivo, vou experimentar o fedora kde e o kubuntu. devo passar um tempo usando os dois pra ver qual o melhor candidato a substituir o arch. Se não achar, continuo com o arch, como oq aconteceu ano passado :P
O pessoal da Info Abril tá de brincadeira !!!
Que análise é essa ?!?!
Que conclusão com meia dúzia de exemplo ?!?!?!
Acredito que o pessoal da Info Abril possa gerar uma análise melhor do Fedora 13 !!!!
Igor,
O Fedora tem um volume grande de atualizações também, caso você habilita é claro o repositório testing-updates, por exemplo. Se você deixar apenas o updates habilitado, o número reduz, mas é claro que correções de segurança e alguns programas atualizados podem ser bons. O Delta RPM auxilia exatamente nisso, deixando o download bem menor e agilizando a instalação desses updates.
Sobre a anaálise da info, foi relativamente curta.
Para quem usa a linha de comando, o PackageKit chega a ser chato, pois a cada comando com o yum, o PackageKit é executado em seguida. Mas já discutem-se meios de melhorar isso.
s/habilita/habilite
s/anaálise/análise
Eu acho que não.
Vejam
http://linuxgazette.net/174/silva.html
Deu de 10 a Zero no meu note Acer Timeline em comparação ao Ubuntu. O suporte a bateria e velocidade de inicialização são excelentes.
Só acho um pecado usar uma versão Live CD do Fedora, que é uma baita distro e hj em dia com a velocidade para download baixar um DVD é rápido.
Pra usar somente como LIVE CD ainda gosto mais do Ubuntu, só.
Excelente o suporte ao Wireless. Me surpreendeu muito.
Parabéns aos desenvolvedores.
Posso considerar o teste da info uma palhaçada, para que as pessoas nuncam abandonem o windows, afinal é o ganha pão deles, pois dizer que o Fedora 13 não tem recursos interessantes para os usuários normais, é no minimo não testar rodar uma musica em mp3 ou wma, ou video… O Packagekit instalou todos os codecs de forma automatizada… faz voce se sentir no windows… quer + praticidade que isso?
Falou tudo Cássio !!!
@Igor
Deselho-lhe sorte. Mas a chance de você ter menos dor de cabeça usando fedora que o archlinux, é mínima. Ainda mais usando a versão KDE.
O fedora faz os mais insanos updates de todas as versões, é preciso ter sorte.
Abs!
*versões = distribuições
Cássio Magno,
Acho que o problema das análises de sites como esse da infoVEXAME é que essas pseudo-análises de distribuições linux são feitas por pessoas que sabem muito pouco de linux e que na realidade nunca usaram de fato o linux no desktop.
São pessoas que no máximo instalaram o linux algumas poucas vezes, brincaram com ele durante alguns poucos dias e depois desistalaram do hd, provavelmente para instalar alguma cópia do windows seven ultrahyper f*cker edition.
@marcusjabber
“O fedora faz os mais insanos updates de todas as versões, é preciso ter sorte.”
Quanto vc mais tenta explicar mais besteira vc fala !!!
Na boa, vc nem usa ou conhece e Fedora e vem aqui tentar explicar algo que não entende !!! Vá de Gnome então !!
Vc esta gostando do Windows 7 ???
Olha, só alegria, todos os recursos de wifi e gerenciamento de bateria estão funcionando 100%.
Excelente essa versão do Fedora !!!
Estou instalando agora no meu Home Cinema, no note já instalei na quinta.
Valeu equipe do Fedora !!!
Fedora perdeu um ponto, quando eu botei pra rodar aqui no virtual box e na tela inicial ele trava :(
Ainda estou baixando o kubuntu
@igor
Tô rodando no VirtualBox perfeitamente … dá uma revisada no teu Windows 7.
Legal a facilidade de instalação de impressoras, hj à tarde estava num cliente com meu note rodando o FC13, e o responsável de TI se matando pra instalar o sistema operacional HP, rsrsrs, para instalar uma Laser Color !!!
Pluguei no note e em 15s estava imprimindo e escaneando documentos !!!
Sem mais comentários !!!
FC13 tá tinindo !!!
O artigo critica a escolha pelo Pino ao invés do Gwibber, não conheço nenhum dos dois, pela descrição deles o Gwibber me pareceu o melhor realmente. Mas o jornalista parece não saber que as grandes distros GNU/Linux têm repositórios de pacotes extensos (para lá de 10 mil pacotes) onde facilmente se busca e se instala todo e qq software lá contido.
Daqui do meu Fedora 12, posso instalar facilmente o tal Gwibber pois está no repositório padrão (verifiquei tb que está disponível para o F13).
Ou seja, dizer que a distro X (coloque aqui qq distro grande) não têm tal software no CD de instalação e, por isso, fica em desvantagem perante uma distro Y (coloque aqui outra distro grande) que têm o tal software melhor (na opinião de quem comenta) no CD de instalação é uma bobagem, pois provavelmente, Fedora, Debian/Ubuntu, Mandriva, Suse, …, todas terão o tal software em seus repositórios default.
Se a equipe de desenvolvimento fez uma escolha “ruim”, algum fulaninho descontente pode até remasterizar o CD/DVD de instalação com sua própria seleção de pacotes, senão quiser ter o trabalho de dar poucos cliques no gerenciador de pacotes, após a conclusão da instalação para colocar os pacotes prediletos. Sem falar que algumas distros permitem instalar on-line com a possibilidade de se instalar qq software disponível no repositório – deixando, inclusive, tudo já atualizado.
capiroto,
homem antes de conhecer o mundo do linux, achava que a infoexame era revista de informatica, alias depois que comecei a aprender usar o linux, percebi o quando estava sendo enrolado, por nao poder ter acesso as configurações internas do sistema…
Eu acredito que a maioria das pessoas que utilizam o linux, querem isso, poder mexer no sistema e no seu pc (porque não?) a vontade, sem ser obrigado a baixar um programa que faça isso de forma obscura para voce, sendo que está querendo saber como faz para chegar até lá…
@Diogo tô usando o arch aqui, de repente se eu usar o windows 7 pega ;)
Gostei.
Acho que antes era uma iso… nao dava pra instalar depois de usar como live CD… estou certo???
Os comentários lá fecham com chave de ouro a matéria.
“e se o windows 7 esta bom hoje é porque já não é mais windows, está mais para um híbrido linux/Mac do que qq coisa”
uhauhauhauahuahuah…. vou rir uns dias disso
@igor
tu ve que nem o VirtualBox roda legal no arch, então …
Acabo de descobrir mais um erro do fedora. Alguns usuários do sistema não aceitam crítica, e “empurram” o problema.
Quem usou fedora 9 com kde4 e não teve problema levanta mão!
Quem nunca perdeu a paciência com pulseaudio no fedora?
Qual distribuição que atualiza de 6 em 6 meses e mesmo assim muda de versão 4.x para 4.x+1 do KDE no mesmo release?
Qual distribuição permitia usuário comum instalar pacotes por default e depois voltou atrás?
Usei o fedora da versão 8 até a 12, deixar de usar alguns meses, mas não por algum motivo especial. O forte da distribuição nunca foi estabilidade, desde que usei, mas não importava. Ia resolvendo meus problemas por conta prórpia, ou pelo fórum.
Alguns releases são mais estáveis que outro. Por exemplo o release 8 (estável) para o 9 (instável). Mas sempre considerei importante esse papel inovador do fedora, ímpar, e até me divertia resolvendo problemas. De alguma forma me sentia feliz em estar testando algo para a comunidade, ao mesmo que tempo desfrutava de tecnologias nova.
Talvez volte a usar o fedora, esse release me animou, mas por ora estou sem tempo para isso.
Agora alguém dizer para mim, “opte pelo fedora, porque ele é mais estável, terá menos problemas”. Esse discurso não me engana.
Até mesmo a instalação dele é um perrengue para funcionar, a versão netinstall é a que costuma funcionar melhor.
Abs!
@MarcusJabber gostei muito do seu comentário, muito realista, eu sempre procuro outras distribuições, uso o arch uso o arch a algum tempo, mas as vezes dá um problema danado com a atualização dos pacotes, por exemplo, minha placa wifi e bluetooth pifaram na última atualização do kernel. Eu estou procurando uma distro com mais estabilidade e que eu não precise me preocupar tanto em configurar isto ou aquilo. Acho que o ubuntu ou o kubuntu então no meu caso se encaixariam melhor. Vou queimar a iso do fedora e rodar direto do notebook pra ver se melhora, estou disposto a experimentar algumas distros antes. passar umas semanas usando umas e outras. O k/ubuntu até agora está no top do meu raking
@MarcusJabber + Igor
vcs vem aqui pra falar besteira só …
Tenho na pratica vários clientes rodando linux no Desktop, não é coisa como muitos aqui fazem, de instalar determinada versão do Linux no virtualBox e achar que descobriu a roda. É experiência de campo mesmo, pois o Fedora tem melhor suporte à impressoras, programas que ainda precisam rodar via Wine,e compatibilidade para compilar aplicativos “source”. Já tentei num cliente que tem umas 40 estações Fedora, colocar alguns PCs novos com o Ubuntu, e posso te dizer que não foi uma boa experiência. Tive que desistir e colocar o Fedora, mesma situação com o OpenSuse. Mas isso não é motivo para desmerecer essas distros !!!
Então não venham aqui dar uns de babacas e tentar desmerecer o trabahlo de muitos !!! Oq vc fazem pelo Linux ? Qual suas contrubuições ? Nenhuma né !!!
Baita release o Fedora 13, já atualizei todos os Desktops da empresa e não tive nenhum problema. Tenho inclusive 2 PCs com Dosemu rodando um sistema com impressora fiscal, tudo pelo Dosemu. É aí que o Fedora é muito competitivo, ou seja, tudo que foi feito para Linux, vai rodar muito bem no Fedora.
Se não gostam do Fedora, pelo menos não venham aqui dar falsos testemunhos !!!
Rodo no meu notebook versões do Fedora desde o FC5 e nunca tive problemas de utilizar o KDE ou Gnome.
E olha que estou na estrada o dia todo !!!
Parabéns à equipe do Fedora, que a cada versão nos surpreende com mais estabilidade e velocidade.
Falou bonito Alceu !!!
Faço minhas as palavras do Alceu.
Trabalho com um sistema legado do SCO, e advinha qual foi a distro que se comportou melhor (leia-se funcionou perfeitamente) com o Linux-abi?
Pois é, creio que essa vantagem vem da base do fedora que ainda tem gente da red hat trabalhando em cima. E cá entre nós: red hat é a maior contribuidora de código para o linux desde sempre. (lá vem mimimi)
O que eu não concordo muito é o fedora ser chamado de distro desktop e ser comparada com o ubuntu e afins, pois são propósitos totalmente diferentes. Fedora é para workstation customizável/modificavel (e da-lhe modificações pra funcionar 100%), focada para quem mexe e quer mexer. Meu projeto de migração do sco por exemplo utilizei o fedora para ajustes, depois (claro) migrei os servidores para CentOS.
Eu admiro a Red Hat e por consequência o Fedora por ser sempre a distribuição que mais inova e contribui com novas tecnologias que são aproveitadas mais tarde pelas principais distribuições, mas sinceramente estabilidade não é o forte do fedora.
Quem prefere distribuições da família Red Hat e precisa de um sistema atualizado, fácil de instalar e com bom suporte a hardware também, estará mais bem servido com o Mandriva Linux ou com o OpenSuse. Essa é a minha opinião e experiência de quem tem em produção há anos centenas de máquinas com essas distribuições.
Logicamente dá para compensar parte desses problemas de estabilidade do fedora com customizações pesadas, mas o mesmo pode ser feito com qualquer distribuição linux e, se a pessoa fizer isso, perde um pouco a razão de escolhar a distribuição X ou Y em detrimento das outras
E cá entre nós: red hat é a maior contribuidora de código para o linux desde sempre. (lá vem mimimi)
Concordo plenamente.
Uma sugestão para manter o nível da discussão no âmbito da idéias e não das pessoas: independente do que for discutido, não partam para a agressão a outros.
@Alceu
Especialmente para você, sugiro que releia os comentários dos participantes e verifique que não atacaram VOCÊ, falaram que no CASO DELES não gostaram de A ou B, mas ninguém atacou o ALCEU. Mas sua resposta foi o que é chamada do ataque “ad-hominem” que quer dizer “ao homem”, ondew se objetiva desqualificar a pessoa ao invés de seus argumentos. Se você ama, detesta ou não dá a mínima para o Fedora, é um direito seu, assim com é direito meu e de todos os outros de amar, detestar ou não dar a mínima para ele.
@Diogo, César e Mauro
Seus comentários de ataque no máximo podem ser classificados de Flame. Mas ninguém parece ter dado maior atenção a vocês, o que é bom sinal que tem discussões mais produtivas a serem feitas. Para não dizer que não deu para aproveitar nada, o segundo comentário do César sobre a instalação dele (e opinião dele) foi normal.
E não, não sou o dono da verdade. Mas não tento impor a minha visão sobre os outros. Tentem fazer o mesmo, podem dizer que o Fedora é a distribuição preferida de vocês mas não podem exigir que todo mundo ache isso ou mesmo que não se comente o que não gostou. A opinião de cada um aqui é exatamente igual.
@Igor
Atrás das mesmas demandas que vc andei percorrendo algumas distros e no fim…. voltei pro Arch!…rss
Sério mesmo, o problema é que todas as distros querem resolver todos os problemas para vc. Aí resolvem alguns e criam vários outros e estes sem solução! O ambiente KDE por exemplo do Kubuntu achei extremamente instável e bastante mal acabado (as notificações, que ficaram legais no Ubuntu viraram uma aberração no Kubuntu).
O mandrivão – que eu sempre gostei – estava um catisso de pesado… e a máquina aqui é bem razoável (core 2 duo, 2gb, nvidia… etc).
Todos têm aquelas coisas de som que a gente conhece: pulse audio, alsa.. e por aí vai, enquanto eu (ou minha placa de som) gosto(a) de oss e pronto. Aí dizem que dá pra mudar: dá… mas no Arch a gente sabe que isso é muito mais simples.
Em resumo, demorei um pouco mais para instalar a impressora? Demorei, lógico. No ubuntu ela se instala sozinha. Mas demorei pq simplesmente tinha esquecido coisas bobas e básicas desse procedimento. Mas de qq jeito, depois de instalada, fica lá e pronto, sem diferença nenhuma pro Ubuntu, e com a vantagem de vc não mexer mais nisso pelo lance do Arch ser rooling release.
Já o Fedora foi minha primeira distro e me conquistou para o mundo Linux. Torço muito por ela, mas usar mesmo que é bom, não uso mais, pq realmente é a distro mais instável que usei. Vc tem um pc bala, redondinho hoje, e amanhã talvez nem suba o X… É boa mesmo para quem gosta e tem tempo para resolver problemas.
Ta parecendo que os usuários do Fedora são os equivalente no mundo Linux aos fanboys da Apple. eu heim!!
Mudando de assunto, não sei essa versão, mas as versões antigas do Fedora sempre rodaram muito lento no meu PC. As outras distros (Ubunto, Kurumin, Opensuse entre outros) funcionavam normalmente. Sera que melhoraram isso na versão 13?
O Fedora tem seus méritos como laboratório de novas tecnologias e pode sim, ficar estável, dependendo de quem o configura.
O avião, estável ou não, quando cai, cai na maioria das vezes ainda por culpa do piloto.
Falha “mecânica” raramente derruba a aeronave.