Yahoo vai passar a ser a busca padrão no Firefox distribuído com o Ubuntu
Não sou mais usuários do Firefox, mas mesmo assim o anúncio da Canonical de que vai mudar o mecanismo de busca default do Firefox que ela distribui me parece ser algo que vai desagradar os usuários – pois até mesmo uma parcela significativa dos que têm restrições ao comportamento do Google se sente confortável usando os seus serviços de busca, e aprecia o reforço de caixa que a configuração default do navegador dá à Mozilla.
Por mais que seja fácil reverter, a idéia de que um acordo financeiro entre Yahoo e Canonical (para compartilhar a receita de anúncios clicados pelos usuários) leva de forma tão direta a uma alteração de configuração assim me parece bastante antipática, embora esteja no pleno direito das partes mencionadas.
Consta que o povo da Mozilla está ciente e de acordo, mas estou interessado em ver a reação dos usuários.
Afinal, há os que não se importam, como eu (nem uso Firefox e, se ainda usasse, não usaria nele as configurações default de busca), mas há também aqueles que se importam bastante, e estes costumam ser bem vociferantes nessas ocasiões ;-) (via phoronix.com)
Yahoo! tomará lugar do Google na próxima versão do Ubuntu: “A Canonical, distribuidora do sistema operacional de código aberto Ubuntu, chegou a um acordo com a Yahoo que vai permitir a partilha entre as duas empresas das receitas publicitárias associadas à utilização do motor de busca na nova versão do sistema operacional.” [Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com) - referência]
Eu não me importo com essa troca porque não uso nem um nem outro buscador. Eu uso o Eco4Planet, que, aliás, utiliza o sistema do Google.
A Canonical está mudando mais rapidamente que se supunha. Até agora, prá pior, na minha opinião. Mas o sistema capitalista é assim mesmo, portanto, nenhuma surpresa nessa troca.
Pobre Firefox, está sendo bombardeado por todos os lados.
Não me importo.
Digitar http://www.google.com.br não é tão doloroso :)
@Smaug
Por pura inércia dele, falemos bem a verdade.
o que nao era bom esta ficando pior !
Um acordo Canonical x Google não seria mais vantajoso?
@Renan
Daí o Ubuntu vem com Chrome por padrão…
No começo todo mundo reclamar, mas depois o pessoal acostuma.
Até porque não há nada de errado com essa troca, afinal ambas precisam de capital para se manterem.
Pra mim isso não significa nada. A Canonical é uma empresa capitalista, que existe para gerar lucro. Puto eu ficaria se eles estivesses coletando os meus dados quando eu utilizo um navegador qualquer no K/Ubuntu e estivesse vendendo esses dados.
Eu uso comecei a usar o Google simplesmente porque ele vinha por padrão nos navegadores que eu utilizo, como o Konqueror e o Firefox. Só porque a Canonical mudou o buscador padrão para gerar um renda extra não significa que eu vou parar de usar o Google. Aliás, eu posso até usar o Yahoo para minhas buscas, o que também não é o fim do mundo.
Se fosse o Yahoo! eu não me importaria além de trocar para o mecanismo que prefiro, o Google.
Mas como é “Bing Powered Yahoo”, o Microhoo, a coisa muda de figura.
Novell e Yahoo me lembrando a SCO…
Metallica no Brasil, será que vai tocar Master of The Puppets ?
Olá
No Mandriva 2010 no Firefox o mecanismo de busca está configurado o Ask.com
E até o momento não li nenhuma reclamação em contrário.
Cada empresa busca a sua fonte de sustentação.
Abraços
Deusdará
“E até o momento não li nenhuma reclamação em contrário.”
Parece um mal sinal, que ninguém usa mandriva. hehe
Falando sério, Ask.com eu não usaria só porque são spammers malditos ou adwares.
Esse troço vem embutido em diversos programas no windows.
Instala um programa qualquer, abre o browser, firefox inclusive, e recebe o mecanismo de busca configurado, uma barrinha e outros brindes.
A situação é simples: o Yahoo pagará para que a Canonical faça a troca e quem não quiser, muda de volta para o Google ou outra opção qualquer. É mais dinheiro em caixa que é também usado para pagar os custos do Ubuntu.
“Não sou mais usuários do Firefox”
“nem uso Firefox e, se ainda usasse,”
Augusto não sei se as frases são suas, mas por que a veemência em deixar claro que não usas mais o Firefox ?
Tem usado o que, então ?
@Weber Jr
Pelas várias enquetes que já vi por aí, o Mandriva é a segunda distribuição mais usada no Brasil.
“Não sou mais usuários do Firefox”
“nem uso Firefox e, se ainda usasse,” [2]
Não é mais usuário mas parece que ainda sente saudades de ser :-)
Nada contra mandriva, até preciso tentar as versões mais recentes, só brinquei porque acho medonho o ask.com .
Diogo, forte essa afirmação hein. Ubuntu é a primeira, ninguém duvida.
Mandriva segunda ? Só se estiver falando de segunda com instalações com suporte, devido a atuação de suporte da Mandriva.
Mas mesmo assim, duvido. É muito menos lembrada do que Fedora e Opensuse.
Se a Microsoft comprar o Yahoo, para aumentar as buscas do Bing, a Canonical estará “financiando/apoiando” software proprietário.
Muita tempestade por nada. Custa clicar no ícone ao lado antes do campo de busca e marcar o Google, que passará a ser o buscador padrão?
Eu uso o Google primeiro porque está lá, e se não resolver parto para Yahoo e outros. Se resolver, claro que paro por aí. Se eu fosse usuário do Ubuntu, só inverteria o processo: primeiro Yahoo, depois Google. Por isso para mim tanto faz.
Massa seria se colocassem uma “meta-busca”, que faria busca em todos os buscadores disponíveis.
Não chega a me incomodar, porém gera um certo desconforto. Mais uma coisa pra se fazer depois de instalar o ubuntu na maquina, alterar o buscador padrão do Firefox.
Isso até que foi bom, pois vai me deixar mais atento aos próximos passos da distribuição…
Até mais,
@Solon – Custa a Microsoft tirar o IE como padrão…!?
@Denis: o Augusto há tempos é flamejante um Apple boy.
@Solon
Mais assim vc acaba com um esporte muito popular:
Criar conspirações nonsense :)
Não seria o contrário? a Canonical estará “sendo financida/apoiada” software proprietário? rs
Afinal, não foi o Google que contratou a Canonical para desenvolver o ChromeOS ?
Será que o Google não cobriria tal oferta ? Ou o que o Google pagava era pouco ?
Não sei se o Google gosta de retalhar, mas abre uma possibilidade do Google retirar a Canonical em proximos contratos.
@Willian,
Existe uma extensão para o FF que acrescenta o Google no mecanismo de busca, inclusive tenho de usar ele nas versões atuais do Firefox porque este complemento usa o google.com.br onde satisfaz sempre minhas buscas locais/regionais ao contrário da versao que acompanha o Fx no Ubuntu.
@Kelyane
“Se a Microsoft comprar o Yahoo, para aumentar as buscas do Bing, a Canonical estará “financiando/apoiando” software proprietário.”
Não precisa comprar. A Microsoft JÁ fechou o acordo para controlar as buscas do Yahoo. Só estão terminando detalhes do acordo.
—
Essa atitude de considerar sem importância alguma, “só trocar” entra em contradição com a empresa que PAGA, logo, considera como bem importante a troca.
@Paul
Um Apple boy com um blog pró-Linux??
Não que eu duvide… mas espero que no fundo seja apenas a favor da diversidade.
@Weber Jr – Então fazeremos buscas no Bing e não no Yahoo (por torna-se padrão do Firefox no Ubuntu).
@Kelyane
A Canonical estaria apenas ganhando dinheiro.
Para mim a iniciativas nada tem de errado, eles estão é corretos, só consideraria errado algo se o mesmo estivesse usurpando de seus usuários como ocorreu na época do Windows 95, 98, 2000, XP e Vista, onde a empresa praticamente obrigava seus usuários a migrarem para fazer as mesmas coisas que faziam sem uma real vantagem.
ususarios ubuntu e seus problemas !
rsrrsrsrsrrrrsrr linux he para quem pode nao para quem quer !
Nada demais, o cara não tá te impedindo de mudar para o Google.
Acho engraçado é a implicância com o Firefox.
“@Solon – Custa a Microsoft tirar o IE como padrão…!?”
Excelente! kkk
Denis: diferente do que o Paul inferiu, eu tenho usado bastante o Chromium, que não é da Apple. Aliás, nem mesmo em um micro meu que tem Mac OS X eu uso o navegador da Apple.
E não procurei ser veemente, apenas mencionei isso dentro do contexto. Sou ex-usuário do navegador, então o que a Canonical resolver fazer com o Firefox já não me afeta mais diretamente – mas foi por pouco.
Se eu quisesse ser veemente sobre isso, escreveria um artigo tipo “Por que parei de usar o Firefox no final de 2009″, ou “Por que prefiro o Chromium”.
Note que estou apenas usando exemplos hipotéticos – eu não rejeito o Firefox, e ainda o uso bastante em micros alheios ou quando preciso da funcionalidade de alguma extensão criada pela comunidade dele.
O objetivo primário de TODA empresa – incluindo aí as organizações sem fim lucrativo – é a obtenção de lucro. Salvo engano, não conheço nenhuma “empresa socialista”.
A maior polêmica que pode existir é que o Yahoo! fez acordos com a Microsoft. No entanto, a famosa Liberdade do software livre resolve a questão: quem não gostar do Yahoo! basta definir o Google como página/pesquisa padrão.