x264 agora consegue criar vídeo em formato Blu-Ray
Os desenvolvedores da biblioteca (livre) de codificação de vídeo x264 (usada em softwares como ffmpeg, Handbrake, MEncoder e VLC) anunciaram que o sistema agora consegue criar vídeo no formato Blu-Ray.
Os detalhes técnicos, inclusive alguma diferenciação entre o formato Blu-Ray e a mídia Blu-Ray (o x264 lida com ambos, permitindo inclusive combinações como vídeo em formato Blu-Ray gravado em mídia DVD), você encontra no anúncio (via lwn.net)
• Publicado por Augusto Campos em
2010-04-26
Ótima notícia. Mais uma barreira foi quebrada pra adoção de Linux.
Interessante, uma coisa que está demorando pra cair de preço são os Blu-Rays players. Até agora não vi gravador de Blu-Ray para desktop.
Os CDs e DVDs entraram com altos preços no mercado, mas a queda foi muito rápida.
Então concorco com o @marcosalex : a notícia e boa, mesmo!
Antigamente depois de certo tempo todos os videos k7 tinham opção de gravar,dvd que já tem um bom tempo entre nós são poucos modelos com essa opção você não acha de monte como na epoca dos videos k7,o que dirá então com o ”reprodutores dos discos azuis” mais isso é uma boa pois exportarei o video para .mkv ou theora ou vp8(se o google liberar a parada).
@baza.
gravador de bluray vc pode encontrar no mercadolivre. tem de 500 reais pra cima.
Sem nota fiscal, é claro.
E o DRM?
Tem gente comentando no osnews.com de que essa tecnologia é ilegal, porque quebra patentes relacionadas ao H264 e também do sistema blu-ray da sony. Alguém sabe alguma coisa sobre a legalidade, tanto do x264 quanto das patentes do formato blu-ray?
@Allan
e qual o problema hein?
@fernando, sobre o H264, até onde eu sei, ele é aberto, mas não é livre. Você pode sim fazer um codec e abrir o código fonte, mas nada impede o consórcio que o criou de chegar um dia e começar a cobrar por ele. Eles se responsabilizaram por não cobrar nada nem fecha-lo por 5 anos.
Se não tivessem outros interesses, não estipulariam data, então…
Sobre blu-ray não faço a mínima.
Pena que ainda não podemos tocar um filme em bluray no linux, e acho que isso nunca ocorrerá.
Carlos,
Nunca diga “nunca”, em se tratando de linux! :)
Valdomiro, nesse quesito de Bluray posso quase te afirmar em 100% que não vai rolar no linux.
Ou quando sair algo que substitua o Bluray, eu mesmo já compilei blibliotecas, usei “n” versões de Distros, libbluray … bla,bla,bla …e fica complicado.
Mas que Deus te ouça, e o pessoal que gosta de Linux, não fique reinventando a roda e lançando 1.000.000.000 de distros diferentes, que se unam e arrumem quase tudo que falta no Desktop para o linux. Torço para isso.
Coloque um controle remoto no seu PC, ou uma placa de captura de TV,a té pode rodar que o cara tem que ser um nerd e/ou expert em Linux, isso deveria ser mais fácil.