Wildfox: suporte a H.264 no Firefox
Trechos da nota no iG Tecnologia:
Um projeto paralelo chamado WildFox quer adicionar o formato de vídeo H.264, coberto por patentes, ao Firefox, já que a própria Fundação Mozilla decidiu não fazê-lo. O navegador estará disponível aos usuários de países onde as patentes sobre o H.264 não se aplicam.
Janus(…) Já o H.264, amplamente suportado tanto em software quanto em hardware, não é considerado viável para projetos de código aberto como o Firefox por ser coberto por patentes e a necessidade do pagamento de royalties por sua implementação. Por isso, a Mozilla Foundation já anunciou que não irá suportar o formato H.264 no Firefox.
Mas isso parece não ser problema para os membros do projeto WildFox. Segundo os desenvolvedores, as patentes sobre o H.264 só se aplicam poucos países, entre eles os Estados Unidos e Coréia do Sul. A idéia é criar uma versão do Firefox com suporte a H.264 e distribuí-la livremente aos usuários em países onde as patentes não são válidas.
O projeto, que será baseado no código-fonte do Firefox 3.6.3, ainda está em estágio inicial, com discussões sobre qual biblioteca será utilizada para implementar o suporte a vídeo. A equipe do WildFox convida qualquer desenvolvedor com experiência em C++, familiar com o código-fonte do Firefox e conhecimento básico sobre bibliotecas multimídia a se juntar ao projeto. Mais informações estão disponíveis no site oficial, em wildfox.sourceforge.net (via tecnologia.ig.com.br)
Parece que eles não se importam muito em fazer com que todos tenham os mesmos direitos.
Ao invés de fazer isso, seria mais interessante delegar essa função de renderização de video a uma biblioteca externa como por exemplo ffmpeg.
Me diz que isso é mentira, por favor.
@ThOR27:
Acho que nesse caso a Mozilla usaria uma biblioteca externa diferente em cada uma das plataformas, e no caso do mundo Linux, acho que a framework GStreamer tem bem mais chances de ser escolhida do que ffmpeg.
Poderiam desenvolver apenas um complemento por exemplo?
Existe real necessidade de ser outra versão?
Sera que o pessoal ainda nao aprendeu que ninguem usa fork? Isso só pode ser piada. Porque esse pessoal nao cria uma extensao, que como o colega ai em cima disse, usasse o ffmpeg pra isso. Vao criar um novo navegador, que ninguem vai usar, e no fim, nao vai adiantar nada.
Viva o chrome.
@VinIPSmaker:
” acho que “”"”a”"”" framework” ?????
Segundo noticia da OSNews a escolha está entre ffmpeg e gstreamer.
Segue o trecho:
Eu não estou certo disso. E mesmo se ninguém usar, e daí? O cara quer fazer o fork, qual o problema?
Abs!
Não sei como é a arquitetura do Firefox, mas o Safari no Mac suporta ogg/theora através de um plugin do site xiph.org (que desenvolve o ogg).
Será que ao invvés de um fork não será possível fazer isto para o firefox na forma de um plugin?
Se não me engano no Linux o webkit usa o gstreamer para audio e video. O firefox poderia fazer o mesmo. Ou mesmo o ffmpeg, como citado. Ou o vlc (a biblioteca), que suporta trocentos formatos. Ou mesmo o xine. Opções não faltam :-)
Sera que o pessoal ainda nao aprendeu que ninguem usa fork?
Ninguém usa o Joomla?
Ninguém usa o X.org?
Ambos são forks e são bastante usados.
Allan,
a diferença entre os projetos que você citou e o firefox/wildfox é que não da para manter TODO o firefox e so mudar uma pequena feature, isso é suicidio pela parte do desenvolvedor, ele ficará sempre fazendo backports.
Acredito que a ideia do plugin seria mais sensata.
A idéia do da tag <video> no HTML5 não era justamente promover a não-necessidade da utilização de plugins pra visualização de vídeos?
E outra, o projeto sendo hospedado no SourceForge (servidores principais nos EUA, sendo replicados pra outros mirrors)… Vai entender.
Quem usa o Chromium no Ubuntu, agora pode instalar um pacote chamado “chromium-codecs-ffmpeg-extra”. Esse pacote dá suporte ao H264 presente no Youtube e Vimeo. É um exemplo da implementação de codecs proprietários com software livre. A não ser, claro, que você more numa ditadura camuflada, como um certo país do norte…
Nossa a galera comente e nem sabe do que se trata, o firefox já suporta exibição de videos através de plugins como mplayer, vlc ou mesmo o xine.
O que estão falando é de execução de videos de forma nativa isto para suportar duas tags do HTML5: video e audio, para ser aceito pelo W3C o videos ou o audio deve ser executado de forma nativa pelo navegador.
O grande problema dos plugins são a sua integração com o restante do documento HTML, problemas estes percebidos de perto com o famoso Adobe Flash Player.
Só para constar o firefox já tem o Theora Nativo.
http://mozillalinks.org/wp/2008/07/native-ogg-vorbis-and-theora-support-added-for-firefox-31/
Gstreamer no Firefox e no Chrome não funciona. Emperra, gagueja ou às vezes nem toca. Ao menos aqui no Xubuntu 10.04 amd64.
Aliás, não funciona agora, nem funcionava antes. Já reclamei diversas vezes que o Totem é ruim, e pelo que tenho visto, a culpa é quase que exclusiva do Gstreamer. VLC, Mplayer e Xine se dão muito melhor com a coisa (multimídia em demanda).
Google apresentou hoje o projeto WebM, propondo um padrao aberto para videos web, com recursos comparaveis com o h264 e apoiado já por 40 empresas, dentre elas mozilla e opera, as quais ja suportam o formato nas versoes de desenvolvimento de seus navegadores.
Desculpe wildfox, eu falei que nao era uma boa ideia… heheheheh