Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Wikipedia: Google doou US$ 2 milhões para a Wikimedia Foundation

Segundo o IDGNow, “a fundação empregou 33 pessoas, em 2009, e recebeu mais de 6 milhões de dólares em doações. Mesmo com o financiamento do Wikipédia assegurado por enquanto, o site ainda enfrenta o problema de um declínio no número de colaboradores dispostos a editar os conteúdos.”

O The H tem mais detalhes, inclusive a informação de que a arrecadação de 6 milhões de dólares na rodada anual passada não é suficiente: a Wikimedia Foundation planeja desembolsar US$ 9,4 milhões no ano corrente.

O Google não associou a doação a nenhuma iniciativa específica da Wikimedia, mas há uma expectativa de que os recursos sejam usados na expansão da infra-estrutura e em um projeto (não detalhado) para tornar mais fácil contribuir com a Wikipedia.

Consta que é a primeira doação do Google para a Wikimedia, mas não a primeira colaboração – as iniciativas conjuntas deles, ou o apoio do primeiro à segunda, são até frequentes.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-18

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    carlos gomes (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 6:53 pm

    Porque a Google não compra logo a Wikipedia e acaba com essa agonia ?

    Renato Elias (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 7:18 pm

    Carlos, acredito eu que se o google comprar, seria + 1 site da lista dos top 10 do mundo para bancar, isso que eles já tem alguns e vamos dizer que custa uma boa grana =P, e não sei se o povo aceitaria adsense em texto que eles produzem, é uma relação delicada que mantem a wikipedia no ar.

    Geovani (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 8:13 pm

    Difícil a Wikipedia ser vendida por ora, pois não é o que os fundadores desejam; inclusive eu li em outro site que o Google ofereceu hospedagem gratuita para a Wikipedia, porém os carinhas não aceitaram para manter “independência”.

    Fábio Prudente (usuário não registrado) em 18/02/2010 às 10:34 pm

    Não defendo a compra da Wikipedia por empresa alguma, mas acho que é necessário desenvolver um modelo de negócio sustentável, que seja capaz de manter seu desenvolvimento. O modelo atual (doações) não é adequado.

    Quanto a investir para “tornar mais fácil contribuir com a Wikipedia”, será muito bem-vindo.

    O que afasta os colaboradores não creio ser a facilidade ou dificuldade de contribuir. São as questões que já foram muito discutidas aqui no br-linux.

    Marcos Viana "Pinguim" (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 10:13 am

    Muitos dos ex-colaboradores da Wikipédia, foram “abduzidos” pelos Blogs e Microblogs como o Twitter, que em menor ou maior grau pulverizam a atenção dos seus usuários, e a tendência e pulverizar mais ainda.

    Illidan (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 11:49 am

    Não fez mais que obrigação.

    ale (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 12:00 pm

    O que me afasta da Wikipédia são coisas desse nível.
    Exemplo de helloworld na linguagem blablabá:
    print("nome da empresa do cara que escreveu o texto.com");
    E claro coisas legitimas sendo tratadas como “propaganda”.

    magic (usuário não registrado) em 19/02/2010 às 12:19 pm

    Na verdade alem de pagar os funcionarios e o servidores sobra dinheiro, pois a Wikimedia faz doações de conteúdo impresso para escolas de paises miseráveis na Africa.
    Portanto garanto que o “Jimbinho” esta bem tranquilo, pois ele pode escolher diversas possibilidade para se manter.

Este post é antigo (2010-02-18) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.