Weaver: Framework para Desenvolvimento de Jogos para Linux
Enviado por Thiago “Harry” Leucz Astrizi (thiagoharryΘriseup·net):
O framework consiste em uma API própria que conta com dezenas de funções úteis para a fabricação de jogos em 2D e de um script responsável por gerar novos projetos, organizá-los, gerar código inicial automaticamente e gerenciar Makefiles.
A API que acompanha o framework é capaz de extrair e manipular imagens em formato PNG, além de músicas e efeitos sonoros em Ogg Vorbis. Também há suporte para a criação de jogos vetoriais e detecção de colisão.
O projeto ainda está começando e a versão lançada é beta. Alguns poucos jogos iniciais já foram criados com ele (clone de Pong, Spacewar e um protótipo de Tower Defense). Por causa disso, a ajuda de pessoas interessadas em testar e contribuir com opiniões, críticas e sugestões será muito bem-vinda.
Link para página do projeto: http://www.nongnu.org/weaver” [referência: nongnu.org]
Deixa eu ver se entendi: estamos falando em gráficos 2D, mas em plena era da aceleração física, GPGPU/OpenCL e integração CPU+GPU? Afff… &;-D
Me interessei pela parte de gráficos vetoriais mais manipulação de sons.
Vou dar uma olhada com certeza.
@Ednei
Ainda hoje a industria de games lança novos títulos em 2D. Não acredito que algum dia jogos em 2D fiquem ultrapassados, já que existem certas experiências em jogabilidade que só podem ser obtidas em duas dimensões. Quando falamos em criar experiências divertidas, nem sempre gráficos em 3D ultra-realistas onde você consegue enxergar o cadarço dos personagens são um pré-requisito.
Mas eu concordo que da mesma forma, existem outras experiências em jogabilidade que só podem ser obtidas em 3D. Concordo que seria muito bom se houvessem mais facilidades para criar obras em 3D no Linux. Eu já pensei em estudar mais sobre isso e construir algo nesta área, mas isso seria um projeto muito mais sofisticado e antes de partir para algo assim, eu precisaria de qualquer forma de experiência em coisas mais simples como jogos em 2D. Não dá pra começar logo de cara com algo tão complexo.
@VinIPSmaker
Na parte vetorial, atualmente o projeto suporta desenhar e manipular estruturas simples como círculos, retângulos e polígonos com número de lados arbitrários. Também detecta colisão entre estas estruturas. Dá para fazer coisas como o clone de Spacewar! que tem para download no site do projeto. Atualmente estou trabalhando no suporte à background e uso de texturas em jogos vetoriais. A próxima versão já deverá contar com esta funcionalidade permitindo jogos bem mais bonitos. Já para coisas mais complexas como curvas de bézier e suporte à SVG, creio que ainda demorará um pouco mais até que eu possa implementar isso.
Acho que o principal problema é que há muito mais frameworks e engines que jogos para linux.
Esse framework já utiliza aceleração 2D? Se tiver, pode ser promissor.
vou fazer alguns clones com essa framework para ver como ela se compara com sdl, allegro e qt (a única que é em c++).
@cochise
Sim. Desenvolvimento de software livre, muitas vezes acaba atraindo mais programadores do que designers. Para fazer bons jogos, é essencial trabalho de pessoas talentosas com game design. Atrair mais pessoas interessadas em contribuir com design é algo que seria muito importante e eu não sei bem como fazer isso.
@Marcos
Infelizmente ainda não. :-( A minha prioridade foi fazer ele funcionar primeiro sem aceleração. Fazer com que seja detectado na compilação o suporte à aceleração em 2D e usá-la se for o caso é algo que pode ser colocado na TODO-list.
@VinIPSmaker
Isso me interessa bastante. Não realizei ainda nenhum benchmark de comparação, mas seria algo muito importante para apontar em que partes pode-se aumentar mais o desempenho da API usada pelo framework.