Washington Post: “Ubuntu 10.04 aproxima Linux do mainstream”
Enviado por Sandro (sdvidalΘig·com·br):
“Mais um artigo sobre o Linux – no caso, o Ubuntu. Trecho inicial da versao traduzida: “Sem vírus do Windows. De graça. Como um sistema operacional com essas virtudes – típicas do código aberto Linux – pode permanecer confinado a uma pequena minoria de computadores e notebooks dentro de casa? Isso mudará logo? Uma nova versão da edição do Linux voltada para o consumidor, o Ubuntu 10.04, dá esperanças para aos otimistas, mas também deixa espaço para os que duvidam.”
O texto do Estadão é muito truncado, o artigo original é bem melhor de ler.” [referência: blogs.estadao.com.br]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-06-19
Ubuntu 10 está ótimo por um lado mas por outro piorou bastante .
Uso Notebook HP DV5 e sempre quando vejo vídeos no youtube ou googlevideos o meu notebook desliga . mesmo usando bateria
O botão do bluetooh que ativa ou desativa o wireless , emfim , tem bastante bug nesses aspectos
@frederico
No meu dell o Ubuntu 10.04 não apresenta nenhuma dificuldade e o Wireless reconhece as redes que é uma beleza, ainda não testei o bluetooth.
—-
Achei que fosse o Androide e o Chrome OS que traria o Linux ao mainstream.
Mas estou mesmo impressionado com a quantidade de pessoas que por iniciativa própria vem me dizer que está experimentando Linux, ou querem experimentar, sem que eu tenha evangelizado antes, e fiquei ainda mais surpreso quando vi na loja virtual de uma grande rede de supermercados que os computadores mais vendidos eram os que tinham Linux, mesmo com a grande quantidade de alteração de S.O. que possa haver, não acredito que todos façam esta substituição já que isto requer algum custo adicional e uma preocupação com a garantia e assistência pós-venda.
Eu estou usando o Ubuntu 10.04 (não é o UNR) no meu Netbook Lenovo S10 e tanto o Wireless quanto o Bluetooth não apresentam nenhum problema.
O mais “curioso” é que o Wireless e o Bluetooth funcionam melhor no Ubuntu do que no XP que veio instalado nele (mesmo com os drivers atualizados).
Tenho o Ubuntu 10.04 (com todas a atualizações) em um Notebook Itautec W7550 funcionando bluetooth, Wireles com cliente pppoe, cubo 3D, um Desktop com chipset nvidia, placa mãe P5N73 se não me engano (esta placa mãe é perfeita para o Ubuntu desde da versão 9.04), um phenon II x4, ddr3, vídeo ati HD 4000 onboard com Ubuntu 10.04 64 bits, outro pc com chipset i945, outro chipset i845. Com pode ver, em casa, na empresa eu uso sempre Ubuntu. Claro já tive problemas, mas com algumas configurações corretas e fazendo todas as atualizações necessárias e não inventando modas estou com todos esses computadores funcionando perfeitamente.
No meu Dell XPS Studio 16 o Kubuntu 10.04 funciona maravilhosamente bem… Apesar de ser utilizar Linux desde 99, passei muito tempo ainda pra sair do Dual Boot. Hoje não sinto a mínima falta de uma partição com Windows na minha máquina, e se quero eventualmente testar alguma aplicação desenvolvida para esse sistema, wine ou virtualbox dão conta do recado.
Sobre o bluetooth… meu mouse é um Microsoft Bluetooth Notebook Mouse 5000 e estava desconectando de forma intermitente… mas após adicionar o endereço BT no hcid.conf o problema foi resolvido.
To usando um Ubuntu Based, p Mint Linux LXDE em um P3 com 256MB de ram e está aceitável. Só troquei o Firefox pelo Epiphany, e a coisa ficou muito mais leve!!!
Venho usando Ubuntu nos meus notebooks e desktops há algum tempo, e não tenho do que reclamar, recentemento atualizei meu 8.10, pelo 10.04, e só notei melhoras no reconhecimento de hardware, aliás, finalmente posso suspender meu notebook e ele voltar com o FAN funcionando normalmente, coisa que dava pau no 8.10. Minha única reclamação é que o consumo de memória aumentou, entretanto, esse é o caminho natural da maioria dos softwares.
A partir da versão 7 o ubuntu melhorou muito, antes não o indicava para ninguém. Todavia nas versões 9 e 10 a primeira coisa que faço é desabilitar o networkmanager, caso contrário, não configuro redes sem fio ou 3G. Já redes com fio e o bluetooth funcionam perfeitamente. Isto não é só culpa do Ubuntu. O suporte melhorou como um todo no Linux e várias distribuições possuem facilidades neste sentido, inclusive em algumas é mais fácil do que no Ubuntu, logo, se fossemos levar em consideração facilidade de uso, outras distribuições já deveriam ou manteriam um sucesso equivalente. Para bluetooth recomendo a aplicação blueman.
Bom saber pessoal ,
Um amigo tem um notebook da hp dv6 e teve as mesmas dificuldades .
Eu particulamente voltei com ubuntu 9.04 porque está mais estável , onde posso reportar esse problema? alguém sabe o melhor meio?
att
os notebooks hp, nao servem para ter como referencia de compatibilidade, pois ate mesmo usando windows existe incompatibilidade entre si. eu uso o ubuntu 10.04 no meu note e netbook, e nao tenho o que reclamar, compatibilidade total.
a cada versão surgem as mesmas manchetes e a verdade é que o ano do Linux no Desktop continua uma mera ilusão.
desde o lançamento do Ubuntu 10.04 (que está muito bom por sinal, quem não testou ainda eu recomendo) que estou usando o sistema como o principal em meu notebook Lenovo G530 e estou muito satisfeito, tudo funcionando a contento. Percebi que dos meus amigos que também trabalham com TI, a maioria não usa mais Windows em seus computadores pessoais, alguns optando por Mac, outros por Ubuntu ou Debian. Enfim, aquele amigo desentendido quando ver que ‘o cara’ quem lhe presta assistência está usando outro sistema, não tardará em mudar também – ou vocês acham que ele vai querer ficar sem o ‘seu suporte’? P.S.: Para aqueles que me vem com perguntas sobre o Vista ou o Win7, já aviso que não usei nenhum dos sistemas e que não posso ajudar, sic.
Tenho o Ubuntu 10.04 (com todas a atualizações) em um Notebook Itautec W7550 funcionando bluetooth, Wireles com cliente pppoe, cubo 3D, um Desktop com chipset nvidia, placa mãe P5N73 se não me engano (esta placa mãe é perfeita para o Ubuntu desde da versão 9.04), um phenon II x4, ddr3, vídeo ati HD 4000 onboard com Ubuntu 10.04 64 bits, outro pc com chipset i945, outro chipset i845. Com pode ver, em casa, na empresa eu uso sempre Ubuntu. Claro já tive problemas, mas com algumas configurações corretas e fazendo todas as atualizações necessárias e não inventando modas estou com todos esses computadores funcionando perfeitamente.
Uma boa maneira de evangelização é a ocorrência de vírus : meu pai só precisa do webmail, pegou virus, o WinXP não entrava (além de ser pirata) … batata! Linux nele. Por enquanto tá legal, mas meio pesado porque ele só tem 256MB (atribuo ao Gnome); vou usar a dica do Mint LXDE e veremos.
abraço!