VMWare adquire Zimbra
Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxmagazine·com·br):
Desde 2007, o Zimbra estava sob o controle da Yahoo!, que havia adquirido a empresa por 350 milhões de dólares. A VMware deverá utilizar a tecnologia como parte de sua estratégia de serviços “em nuvem”. Os serviços escalonáveis e integrados de e-mail e agenda oferecidos pelo Zimbra se encaixariam perfeitamente nesse conceito, segundo declarações da líder do segmento de sistemas de virtualização. Apesar da aquisição, o acordo entre as empresas prevê que o groupware deverá ficar disponíveis para serviços da Yahoo!.” [referência: linuxmagazine.com.br]
Notícia excelente, escapou da Microsoft, que vai comprar o Yahoo mesmo mais cedo ou mais tarde.
@Weber Jr
Caramba, quanto medo da Microsoft, hehe. Entretanto fiquei MUITO feliz com a aquisição, pois é verdade. Esse serviço é bem “a cara” da VMware. :-)
Apesar disso, realmente seria complicado se a Microsoft comprasse o Zimbra, pois aí ela teria comprado um concorrente open source, e nós perderíamos essa excelente alternativa.
Lucas Timm,
Por tentar defender a MS conseguistes te contradecir sozinho:
“quanto medo da Microsoft”, “realmente seria complicado se a Microsoft comprasse o Zimbra”
Acho que tu concordas com o Weber Jr, então pra que passar a mão na cabeza da MS? Depois os discipulos do Stallman te criticam e tu achas injusto. O Zimbra é concorrente do Exchange, e o Yahoo esta perigosamente perto da Microsoft. A noticia é boa pra quem gosta do Zimbra, clap clap e a outra coisa!
@Philippe
Eu não passo a mão na cabeça da Microsoft, eu apenas sei distinguir as coisas. A Microsoft é cheia de tecnologias boas (não é o caso do Windows), e eu não me atenho à essa religião toda. Seria realmente legal se a Microsoft fosse 1/10 de tudo aquilo de ruim que vocês falam dela, hehe. Por que, infelizmente, só se fala em Microsoft por aqui! O assunto era sobre o Zimbra E a VMware, caramba.
Menos, bem menos. Quaaaaase nada.
Lucas,
Continuo achanado que tu tens uma visão bem peculiar da MS. Ao meu ver o Windows é sim uma tecnologia boa, como tantas outras dela, concordo contigo. O problema não é esse. É, ao meu ver, o comportamento que ela tem com seus concorrentes, sobre tudo formatos, padrões, etc.
Neste caso é relevante falar da MS sim, como o Weber comentou ela namora o Yahoo faz tempo, e caso tivesse botado as mão no Zimbra seria uma coisa ruim pro Software Livre.
Pra mim o Linux é um hobby, não tenho uma visão Stallmanista
@Phillipe
Eu também não tenho uma visão Stallmanista, nem Microsofteísta. Gosto de MUITOS produtos da Microsoft, e não gosto do comportamento dela perante muitas outras empresas e comunidades. E também não gosto do comportamento do Stallman também perante muitas empresas e comunidades. Ou seja, me limito aos produtos de cada um, e não as práticas mercadológicas de ambos.
A Microsoft é cheia de tecnologias boas (não é o caso do Windows), e eu não me atenho à essa religião toda.
Se você está falando da filosofia do software, não é religião. Religião tem dogmas, transcendência e deuses. Em geral tem também uma moralidade específica – e aí está o ponto parecido. Quem segue a filosofia do software livre o faz por aspectos morais, e ela pode ser chamada de uma teoria específica da moralidade para certos meios digitais. Mas certamente dispensa as outras características…
Ver a Microsoft de forma “neutra” como a descrita por ti é contraditório com dizer que “não gosta do comportamento dela perante muitas outras empresas e comunidades”, pelo menos se for uma opinião realmente bem-informada sobre as estratégias e históricos desta multinacional. E comparar com o comportamento de uma corporação multifacetada com o de um único indivíduo chega a ser algo delirante.
@Timm
Sabe a polêmica, idiota no caso, da Oracle comprar o mySQL ?
Eu acho palhaçada, porque sei que o mysql mal pode ser considerado mesmo um SGBD E a Oracle está pouco se lixando para o mysql, vai na compra como um troco e que só gera problemas.
Já se a MS comprasse o Yahoo com o Zimbra Junto, aí sim seria uma ameaça BEM real. Afinal um dos carros chefes da MS é o Office e Exchange. Embora eu continuo defendendo que, por ter licença livre, o projeto poderia continuar. Assim como o golfinho.
@ Patola
Comparei os maiores representantes do chamado software proprietário e do chamado software livre. A comparação é válida, sim.
@ Weber Jr.
Se a Microsoft, de fato, tivesse comprado o Zimbra (junto com o Yahoo) eu mencionei que seria complicado. Ela teria comprado um concorrente direto, o que não se aplica no caso Oracle x MySQL. Você que, pelo teor dos seus comentários, também conhece um pouco sobre banco de dados, sabe que os dois softwares são pertencentes à mesma categoria, mas não se aplicam ao mesmo fim.
Entretanto, se defendemos o modelo Open Source (e eu defendo) e o Zimbra sendo um software enquadrado nesta modalidade, mesmo a compra da Microsoft não deveria nos assustar, não. Em caso de qualquer problema, que seja feito um fork…
@Timm
Basicamente repetiu o que falei.
Não gosto nada dos produtos da Microsoft!… não seguem padrões, deixam de seguir RFC para dificultar compatibilidade, usa ataques bem safados para conquistar e se manter… Vai migrar um banco MSSQL para qualquer outro SL ou até mesmo Oracle que tem ferramenta de migração mas requer muito trabalho manual pq ? pq não segue padrão!
Como vou gostar de algo que não segue padrões ? imagine se o bocal da lampada não tivesse um padrão ? ou mesmo uma tomada ? é isso sem mais!…