Virtualbox: Resolvendo a lentidão para exibir o terminal do Ubuntu 10.04
Enviado por Eden Caldas (edenΘlinuxfacil·org):
“Ao virtualizar o novo Ubuntu 10.04 no Virtualbox percebe-se que o shell fica bastante lento. Um simples ‘ls -l /etc’ demora alguns segundos para imprimir na tela. Isso se deve a um problema com o framebuffer. A solução está no link de referência.” [referência: linuxfacil.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-05-08
Eu estou com algum tipo de vazamento de memória no Kubuntu 10.04 32bits. O sistema inicia com cerca de 300MB e avança até 1,5GB de RAM, apena com 2 ou 3 aplicações abertas, como o Amarok e o Google Chrome. O Xorg está consumindo agora 260MB, mas ao olhar os outros programas, nenhum está consumindo mais do que o normal e a soma deles não passa nem perto de 1GB.
Estou usando os drivers proprietários da ATI e a resolução da minha tela é de 1920×1200, além de estar com os efeitos 3D do desktop ligados. Esse consumo de memória elevado do Xorg seria normal? E de onde diabos vem esse consumo total de 1,5GB de RAM, dos 4GB que eu tenho??
Clesio, qual método você está usando para contar quanta memória ocupada você tem?
Se for o comando free, não esqueça que a contagem que interessa é a que começa com “-/+ buffers/cache”.
Eu uso o Ksysguard do KDE. O Free via linha de comando mostra a mesma coisa.
Mostra a mesma coisa em qual das linhas?
Clésio, tenho o mesmo problema com o Ubuntu 64 bit. Creio que o problema esteja no driver proprietário da ATI, já que é o processo do X que fica inchado. Aqui as vezes passa dos 1GB só o processo do X (meço pelo htop).
O processo do meu X está consumindo cerca de 185MiB mesmo usando uma ATI com os drivers nativos para 32bits, resolução de 1680×1050 e com uptime de mais de 16horas.
O que realmente está me tirando do sério é o Firefox que com apenas uma aba aberta já passa dos 560MiB. E as vezes abrir uma nova aba com um site usando ajax, o processador bate os 100% fácil, deixando a máquina terrivelmente lenta.
Pra quem tem um processador com apenas um núcleo, como é o meu caso isso é bastante desagradável. Já tive o desprazer de ver o Firefox alcançar 1GiB de RAM só porque tinha 5 páginas com Ajax abertas.
Perfeito!
Clésio, cola o resultado integral do comando free -mt aqui