Vídeo: robô com Ubuntu e hardware de netbook
Os detalhes estão no Zumo. Selecionei 2 trechos para dar a idéia geral:
Falar que os japoneses lançaram mais um robô no mercado é meio que chover no molhado, mas esse tipinho acima — o Palro — me chamou a atenção por funcionar com um processador Intel Atom e rodar Ubuntu Linux! (Será que ele se transforma num netbook para despistar o pessoal de Redmond?)
(…) Ele foi criado para fins educativos e também para o mercado de hobbistas e entusiastas que poderão brincar com sua atitude e comportamento já que seu software controlador (escrito em C++) roda sobre Linux Ubuntu e que boa parte de suas biblioteca de classes e aplicações de movimento estão disponíveis na forma de código aberto.
Mas ao contrário de outros projetos o que realmente chama a atenção desse robô é o fato dele utilizar diversos componentes encontrados em PCs de varejo, tanto que poderia até descrevê-lo como um netbook com braços e pernas: (…) (via zumo.uol.com.br)
Legal o vídeo. A Canonical está consquistando muitas parcerias importantes.. estão de parabéns. Agora uma coisa interessante nesse vídeo (não sei se vocês notaram..) que eu percebi. O cara que estava filmando deu um close na tela ao fundo, e me parece que o sistema operacional que apareceu nao era Ubuntu e nem um outro GNU/Linux. E sim Janelas XP.
“Coisas da vida”!
Pensei que o robô ia ser marrom e feio
@Felipe
Igual a ração pra troll ?
Muito simpático o robozinho. Interessante para hobbistas de eletrônica. Aparentemente ele “entende” a voz humana e dá respostas de áudio coerentes…
Transformers! Só falta agora robôs com peças de caminhões, carros, helicópteros… :-)
Minha filha estuda robótica na escola desde o primeiro ano do primeiro grau. Eu e os outros pais pagamos uma fortuna pelo aluguel dos equipamentos que são da Lego. Ficaria muito mais feliz se pudéssemos optar por um equipamento como esse. Com a plataforma livre acredito que o aproveitamento do curso seria maior. Com a Lego já tenho certeza que essas aulas marcarão profundamente a vida das crianças e teremos muitos engenheiros saídos daí. Imaginem com um equipamentos desses :-)
@Magno, infelizmente o ensino de robótica ainda é quase sempre feito com tecnologias proprietárias. Mas projetos como o Arduino (tenho um professor que manja de arduino, inclusive dá palestras e etc.) tem trazido à tona a possibilidade do ensino da robótica livre, utilizando hardware e software livre.
@ale:
Não cara prefiro aquela colorida é mais nutritiva rsrsrs… falei isso pois não sou fã do visual do Ubuntu, mas o robô em si é muito legal um grande passo pro software livre, é a coisa mais inteligente a fazer, usar Linux nesses humanos de metal caso contrario iremos viver mesmo igualmente a Terminator. já pensou?
Se ele rodasse windows e fosse infectado pelo conficker (ou similar) seria um robô zumbi. xP
Será que eles vão mudar o software para lidar com som a cada atualização, quebrando aquilo que finalmente estava funcionando? Será que vão estragar a detecção automática de modem 3G USB depois que ele passou a funcionar com perfeição? Será que vão estragar novamente as teclas multimídia de volume, sendo que, na versão anterior, elas funcionavam perfeitamente?
@Felipe: Veja se gosta desse: http://sourceforge.net/projects/mac4lin/
Eu uso e aprovo.
Para projetos de robótica livre: http://www.roboticalivre.org
@ioca100:
Ai sim muito melhor da pra usar numa boa, quando eu instalar o Ubuntu novamente(vai demorar pois o Mandriva 2010 está excelente) vou seguir essa dica.