Vídeo: N900 “hackeado” roda dual boot de Maemo e Android
Trecho da cobertura do iG Tecnologia:
O N900, misto de tablet web e smartphone da Nokia, já está rodando o sistema operacional Android. O feito, conseguido pelo hacker Brandon Roberts, está documentado em um vídeo no YouTube.
Não há detalhes sobre a implementação, mas o vídeo, que pode ser visto pelo atalho tinyurl.com/yleyepl, mostra o aparelho em regime de “dual-boot” com o sistema operacional original (Maemo 5) e o Android 1.6. Segundo o site jkOnTheRun o trabalho de adaptação do Android está em estágios iniciais, com problemas como a calibração de tela e suporte incompleto ao hardware, por exemplo, e no momento deve ser considerado como “prova de conceito”. (via tecnologia.ig.com.br)
Esses caras não tem limite , já tem IPhone rodando Android ? :)
Tem gente tentando. Daqui a pouco vão conseguir colocar o Android até no iPad que lançaram agora.
Mas o iPad já suporta sistemas baseados em Linux por default: http://bit.ly/77X1oO
Daqui a pouco vai ter suporte a realidade aumentada hehehe
(p quem não conhece segue o link: http://pplware.sapo.pt/2010/01/08/impressionante-sixthsense-a-tecnologia-do-futuro/)
Colocar Android num N900 é downgrade.
O Android é legal, mas não dá para comparar. O Maemo é praticamente igual uma distro comum com interface otimizada para mobile e linda. Um micro de bolso.
Só vale colocar o Android pelo nobre motivo Hacker: “Mostrar que é possível”.
Depois de gravar um vídeo comprovando e escrever um artigo registrando é hora de apagar e ser feliz com Maemo.
Depende da necessidade, Android tem uma porrada de apps pq é mais fácil de desenvolver já o Maemo …
@ Weber Jr.
Pelas reclamações de bugs do N900, é melhor viver feliz sem ele. Aliás, depois da presepada da Nokia contra o NokiaBR, melhor viver sem Nokia mesmo (IMHO). Nem vou comentar sobre a duração das baterias, que parece ser um problema comum a todos os telefones celulares ditos “smartphones” e não exclusividade do modelo “A” ou “B”. O pessoal não se dá conta que as baterias não evoluíram na mesma velocidade que o resto do hardware.
@Bremm, supondo que os aparelhos N900 avaliados eram versões iniciais (e não as finais) do produto, o Maemo promete e muito.
O fato de alguém da NOkia BR ter feito presepada com o blog não desmerece o produto.
O N900 é um distro Linux, e pra mim o principal diferencial em relação ao Android é que na visão da Google, você não pode usar nada offline (os mapas, por exemplo), enquanto a visão da Nokia é mais próxima de um PC comum.
Depende da necessidade, Android tem uma porrada de apps pq é mais fácil de desenvolver já o Maemo …
Você não está falando sério, está?
Acho que você não viu o kit de desenvolvimento (SDK) do Maemo 5.
Praticamente todas as aplicações de um ambiente GNU/Linux que não sejam proprietárias são triviais de portar ou fazer funcionar direto no Maemo. Só isso já faz o Maemo ficar muito, muito à frente do Android — que tem um monte de hacks que o distanciam do Linux que usamos. Quando você programa pro Android, programa só pra ele e não pra nenhum outro dispositivo.
@Patola
Monte de hacks?