Video chat do Gmail disponível para Linux
Enviado por Ian Liu Rodrigues (ian·liu88Θgmail·com):
“Tradução livre: “Se você estava esperando utilizar bate-papo com voz e vídeo no Linux (a característica mais requisitada a nós), então temos boas notícias para você: agora está disponível! Visite gmail.com/videochat para baixar o plugin e começar. Bate-papo com voz e vídeo no Linux é suportado no Ubuntu e distribuições baseadas em Debian, suporte para RPM está chegando em breve.”” [referência: gmailblog.blogspot.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-08-20
Putz, até que enfim…
Legal! Mas seria mais interessante se liberassem um binário universal (como o do Google Eatrh) ou, melhor ainda, o código fonte do plugin.
Muito obrigado pela funcionalidade Google.
Realmente, chat por vídeo no Linux (fora do Skype) ainda é problemático.
Agora quem usa o GMail terá uma melhora sensível.
@Fellype
“binário universal”? Você está maluco! Já temos ótimos gerenciadores de pacotes nativos no linux que funcionam muito melhor e são muito mais seguros do que ficar dando duplo-clique em qualquer binário que se baixa na web. Deixe isso para os Winloosers.
Mas concordo que o código-fonte seria ótimo. Do jeito que está é só mais um plugin proprietário para baixar e instalar no seu browser.
>>> liberassem um binário universal (como o do Google Eatrh)
Definitivamente não.
@Jonatas Esteves:
DUPLO-CLIQUE NÃO. Aqui é “chmod +x plugininstaller && ./plugininstaller”. hehehehe.
Ok. Substituam “binário universal” por “pacote genérico”. A ideia é que seja algo que possa ser convertido para .deb, .rpm ou .qqformatodepacote sem muitas gambiarras, como é feito com o Firefox e Thunderbird, por exemplo, que vem em um pacote .tar.bz2 com o binário e todas as libs necessárias.
Perfeito… parabéns ao Google !!!
É código fonte fechado?
Qual a licença?
To esperando o RPM!
No windows este chat não usa flash? Pq no Linux tem q ser um plugin a parte? Não estou reclamando, é mera curiosidade mesmo.
Mas mancada mesmo o google não liberar o plug-in como open source. Mas, conhecendo o histórico da empresa, penso que seria assim mesmo, já que a maior parte do que o google começa a escrever do zero (o que não é baseado em código-aberto existente) ele lança como software proprietário.
@tenchi Até onde eu saiba o video chat no Windows não é com flash…
acho que a tecnologia da voz e do video não é do google, mas da mesma empresa que criou o Sykpe (e foi tão esperta de vender o programa mas não a tecnologia!)
alien -r --scripts google-talkplugin_current_i386.deb
Gerou o RPM que eu instalei e aparentemente está funcionando, pois apareceu o ícone de camera do lado do meu contato no Gmail. Infelizmente não há nenhum contato com o plugin online agora para testar. :)
Testei no ArchLinux e funcionou bem. Achei melhor que o Skype até.
Sem codigo fonte fico com medo.
Tb achei pequeno, fechado o skype já havia esperava algo melhor.
Tb achei pequeno, fechado o skype já havia feito, esperava algo melhor.
ô nivel mental baixo viu… comentam sem ler primeiro..
extraido da pagina de download do plugin:
“O instalador deve ser concluído em segundos.
O bate-papo por voz e vídeo do Google incorpora as tecnologias da Global IP Solutions e da Vidyo, Inc. que estão protegidas por solicitações pendentes de patentes estrangeiras e dos EUA”
Boa a iniciativa, mais um avanço pro Linux.