Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Usuário sugere registro de instalações do Ubuntu

Enviado por Carlos Eduardo “Kadu” (kadu20esΘhotmail·com):

“É uma eterna relação de informações desencontradas. Pesquisas mostram que o Linux possui menos de 1% de usuários de desktop, outras mostram que podemos ser mais que isso, mas, como saber o que realmente é verdade e o que não é?

Para ter os números nas mãos e direcionar suas campanhas, inovações e outros, a Apple pede algumas informações ao final da instalação do MacOS, e, em minha opinião, a Canonical deveria solicitar algumas informações aos usuários de Ubuntu em uma nova instalação.” [referência: orgulhogeek.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-28

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Willian (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:12 pm

    Eu uso o meu Debian e sou feliz. Não me importo com as estatísticas. :)
    Concordo com a sugestão desde que peçam se a pessoa gostaria de enviar essas informações.

    O Fedora não envia informações sobre a máquina depois da instalação? Algum usuário pode confirmar?

    Sem dúvida uma ótima maneira de aferir a quantidade de instalações, desde que é claro, tenha a opção de enviar as informações, deixando o usuário escolher se prefere ou não dar este feedback para a Canonical.

    Sérgio Berlotto (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:26 pm

    Acho uma ótima idéia !
    E acho que poderia ser, sinceramente, um serviço padronizado e disponível para TODAS as distribuições, onde cada distro implementaria sua telinha de informações e tal. Assim, contaríamos com mais informações ainda, não só infos do Ubuntu.

    Legal mesmo…

    ioca100 (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:32 pm

    Sistema>canais de software>estatísticas , marque enviar informações estatísticas.

    Marcelo Vilar (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:42 pm

    Estatisticas não me interessam, uso Linux por que gosto, e prefiro que ele não me de um formulario para preencher :P

    Prefiro ser 1% :D

    Diogo (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:49 pm

    O Mandriva faz isso desde sempre! Inclusive vc pode enviar informações sobre seu hardware.

    Bogo (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:51 pm

    Fedora faz isso, sim.
    Toda vez que instalo o Fedora, eu faço o envio de informação e registro, mas duvido que seja regra geral.

    Elder Marco (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 1:54 pm

    @William

    Ao final da instalação, o que o fedora pede é se você quer ou não enviar o seu perfil de hardware de forma que eles possam focar mais nos hardwares utilizados com a distro. O número de usuários é estimado através dos acessos ao repositórios via yum, se não me engano.

    Concordo com o proposto pelo autor. Seria interessante algum registro de instalações. Mas isso deveria acontecer para todas as distros e daí a coisa fica mais complicada. Eu acho.

    Apesar de muitas pessoas torcerem o nariz para esse tipo de solução, realmente seria muito bom não apenas ter uma contagem de instalações feitas mas também de instalações ativas.

    Eu também não ligo para estatísticas (uso o LINUX porque ele me atende melhor no que eu preciso), mas as empresas precisam de números e o LINUX precisa das empresas.

    A idéia de um repositório centralizado é boa embora seja uma solução mais complicada de se implementar.

    CArlos (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:30 pm

    Tenho o Fedora aqui na empresa instalado em 80 terminais, e faço questão de enviar as informações quando procedo com alguma instalação.

    diogenesmassari (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:31 pm

    Pelo menos agora estamos copiando a Apple e não mais a Inominável.

    (piada pessoal, piada)

    devnull (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 2:51 pm

    Péssima idéia. Parece resultado do “complexo de pangaré” que alguns usuários Linux tem. Com certeza a base instalada é (bem) mais que os tais 1%, mas isso não importa, o pessoal tem que manter o foco em ter um bom produto e não em fazer testes infantis de popularidade.

    As distribuições precisam de informações para focar nos mercados de seus usuários.

    As empresas precisam de informações para saber em que investir nas distribuições.

    Estatisticas são essenciais.

    E realmente, o Ubuntu já faz parcialmente isso via a tela de canais de software. Mas lá, ele coletam os softwares que você instala e não a instalação do sistema em si.

    Isso produz uma estimativa dos sistemas em uso, mas não produz numeros precisos.

    Seria ótimo se todas as distribuições dessem a opção de cada instalação do sistema operacional ser contabilizada.

    Teriamos um quadro realista e menos estimado como é hoje.

    atf (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 3:11 pm

    Para quem quiser, já existe há um longo tempo!

    http://counter.li.org/

    Alex Bars (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 3:17 pm

    OpenSUSE tambem há anos, com os desktop instalados, ele pede pra enviar uma ficha com o Hardware completo do usuario!!

    Willian (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 4:53 pm

    Um começo seria entrar em contato com as principais distribuições (um ticket ou bug report classificado como wishlist) e fazer a sugestão. Eu continuo não me importando com isso (como usuário desktop do Debian) mas como algumas pessoas apontaram para as empresas realmente é interessante. Não tinha pensado nisso :)

    Vagner Silva (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 5:57 pm

    Na verdade esse serviço já existe há anos:

    The Linux Counter

    http://counter.li.org

    Não há a necessidade de se reinventar a roda.

    Conan (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 5:58 pm

    O sistema operacional do desktop é irrelevante desde que se tenha um browser decente.
    E nos servidores, linux é bem forte.

    Roberval (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 7:27 pm

    Pergunta tonta: e como chegam a conclusão que o Windows tem sei lá, 80%, 90% dos desktop?

    Filipe Rosset (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 8:58 pm

    O Fedora utiliza o Smolts, coleta os dados do hardware quando o usuário concorda com isso é claro.

    http://smolts.org/

    Filipe Rosset (usuário não registrado) em 28/10/2010 às 9:02 pm

    Os usuários de Fedora podem rodar o smoltSendProfile e ele vai enviar o perfil de hardware e gerar uma chave para fazer a consulta online.

    JosephDiniz (usuário não registrado) em 29/10/2010 às 12:51 pm

    Ja existe o “canonical-census” para isso não?? Só não vem por padrão.

    Para quem se importa com isso basta ir na Central de Programas e instalar.

    Livre1 (usuário não registrado) em 29/10/2010 às 8:27 pm

    Desde que eu seja livre para escolher se quero ou não enviar as informações.

    No Ubuntu de vez em quando mando o relatorio do sistema de teste.

    Williams (usuário não registrado) em 31/10/2010 às 8:45 pm

    Acho que essa contagem é interessante, 1% para as empresas não significa nada, como haverá investimentos delas se formos poucos. Preencher um form, dar um clique a mais não matará ninguem mas certamente vai ajudar a sermos notados. Para quem gosta de games, linux poderia vir a ser forte, o que quero dizer é que as empresas que tem hoje softwares de grande importância pudessem vir a se interessar em investir na plataforma.

    Leão do Norte (usuário não registrado) em 1/11/2010 às 2:34 am

    Prefiro escolher entre enviar ou não.

Este post é antigo (2010-10-28) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.