Uso de código aberto cresce em médias e grandes empresas brasileiras
Índice passou de 65% para 67%, e a pesquisa foi realizada com 3,7 mil empresas com dez ou mais funcionários em todo o território nacional.
Segundo a matéria da ComputerWorld, “a decisão é motivada por estratégias de redução de custos, segurança e maior oferta de profissionais especializados.” (via computerworld.uol.com.br)
Eu dei uma olhada no detalhamento dos dados sobre o uso de código aberto, e me chamou a atenção que o maior índice regional de uso é na região centro-oeste.
Entre as áreas de atuação, a pesquisa parece indicar uma oportunidade a quem tenha soluções a apresentar pro setor de Alojamento & Alimentação, onde há menos presença do código aberto. E o setor que mais adota este tipo de solução foi para mim uma surpresa: é o de atividades imobiliárias.
interessante ! =D setor de imóveis… legal…
CRM rulez!
quanto maior a empresa, maior a capacidade de contratação de profissionais especificamente capacitados e focados em TI, maoir a adoção de Sl.
Na pequena empresa em que eu trabalho com 75 computadores, tem 52 com Linux Ubuntu, Mandriva e Fedora. Há dois anos só tinha os servidores e de meu uso na empresa. Em 2009 eu disse que 2010 as coisas iriam melhorar e muito para o SL, pois mesmo os PCs que usam linux usam aplicativos de livres. Só sei que teve gente que falou que o Linux que um exemplo de SL estava morrendo…….. E que aplicativos de código aberto/Livre não tava com nada. Eu não troco meu BrOffice/OpenOffice 3.2 pelo Office 2033 por nada.. O Office 2007 tem muita firula. E é isso aí.
Desculpe-me: Os Pcs que usam Windows….
Infelizmente ainda há bastante resistência… muita empresa, por mais incrível que pareça, PEQUENA, ainda insiste que os produtos da MS são a melhor saída, etc, etc.
O resultado é que pra linguagens como PHP e similares, se acham vários profissionais, enquanto programador ASP.Net só em Sampa, e cada vez mais raros.