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Urban Terror HD não vai mais usar o engine GPL do Quake 3

Enviado por André Machado (andreferreiramachadoΘgmail·com):

“Há dois anos foi lançado Urban Terror 4.1, um jogo de tiro em primeira pessoa desenvolvido sob a licença GPL e que usava o motor ioquake3, que se originou inicialmente como um mod do lendário Quake3.

Muito trabalho foi realizado na versão seguinte, Urban Terror 4.2, com melhorias significativas em temas como os mapas e novas capacidades visuais e, também, um novo renderizador de gráficos.

No entanto, os desenvolvedores de Urban Terror tomaram, recentemente, uma decisão que foi uma surpresa para todos os seguidores deste jogo: Urban Terror deixará de ser distribuído como um jogo opensource, sob a licença GPL. (…)” [referência: espacoliberdade.blog.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-18

Comentários dos leitores

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    Patola (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 6:55 am

    Será que demora muito pra sair o fork?

    zyz (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 8:01 am

    Perceberam que Software Livre não vale a pena.

    Heaven (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 8:04 am

    Infelismente para games, o fato de ser opensource pouco vale

    Barba (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 9:00 am

    Putz um dos pouquissimos jogos que ainda jogo… :(

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 9:16 am

    Software livre vale a pena sim, tanto é verdade que é possível fazer um fork da última versão GPL deste jogo e este continuar a existir como software livre, ainda que com outro nome e com outros desenvolvedores.

    Um software, uma vez livre, sempre continuará livre!

    E viva o software livre!

    Lucas Timm (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 9:54 am

    @Allan

    Só se o software for GPL. Se for em licença BSD, uma vez livre, quem sabe ele continuará sendo livre…

    Willian (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 10:00 am

    Que notícia ruim :(
    Urban Terror é muito bom. Baixei ontem mesmo, para voltar a jogar.

    @Lucas Timm

    Sendeo BSD qualquer um pode fazer um fork livre da última versão liberada sob BSD também.

    A diferença para a GPL é que forks fechados também podem ser feitos. Só isso.

    Mas a última versão BSD sempre esará disponível sob a BSD.

    Sempre livre.

    Gabriel Rezende (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 11:22 am

    Adorava tanto compilar o source…

    Na boa, quanto menos jogos multiplayers forem aberto para mim melhor. Segura um pouco o cheaters.

    Ok, editar e fazer um fork é maneiro também mas pra mim tá ok do jeito que está.

    André Caldas (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 12:45 pm

    Desde que não tenham incorporado código GPL que não seja de autoria deles, não há problemas…

    Mas é uma pena.

    Luciano.M (usuário não registrado) em 18/11/2010 às 4:19 pm

    Esse jogo era originalmente um mod do Quake III e necessitava do jogo original para ser executado. Posteriormente, com a liberação do código-fonte da engine IdTech 3, passou a ser um jogo independente, não mais necessitando do Q3 para rodar.

    Pelo que vi no site indicado no link, a equipe deu a entender que está desenvolvendo a própria engine. Se for esse o caso, tudo bem, eles tem todo o direito de manter o código fonte fechado.

    Se não, se a ioquake3 está sendo modificada e incrementada, então estariam violando a GPL não liberando o código fonte.

    Chato mesmo. Espero que surja um fork e que surjam mais softwares no estilo dele.

    Será que mesmo usando a engine fechada pelo menos vai funcionar nativamente no Linux?

    Leonardo Peixoto (usuário não registrado) em 22/11/2010 às 11:39 am

    @Luciano.M
    Do artigo:
    “Talvez a troca de nome não signifique muito, mas o jogo agora faz uso de uma licença real Quake 3, o que implica que inclui uma cópia oficial do código-base do motor de Quake 3.”
    Pelo que entendi, eles vão comprar uma licença de código fechado diretamente da ID Software, ou seja, a Id está usando um esquema de dual-license parecido com o do QT – quem quer usar a licença GPL é obrigado a distribuir o código fonte e suas alterações, quem quiser usar a licença comercial não precisa distribuir o código, mas precisa pagar pela licença…
    A única coisa que não poderão fazer é tirar a versão atual da licensa GPL (uma vez liberado sob GPL, sempre GPL), mas podem perfeitamente reproduzir suas alterações do engine (desde que próprias, uma vez alterações de terceiros sob GPL sofrem as restrições da licença) na sua cópia de licença comercial e manter o resultado fechado (claro, desde que a licença comercial permita).
    O importante a ser lembrado nas questões de licença é que o autor (ou o dono do copyright) é que dita as regras – pode distribuir sob GPL para uns, sob licença comercial para outros, com licenças mais ou menos restritivas, etc.

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