UOL Tecnologia visita 2 telecentros paulistanos com Linux
Enviado por rogerio (rgrlinuxΘgmail·com):
Para mostrar o funcionamento desses locais que promovem a inclusão digital para alguns ou pesquisa e diversão para outros, o UOL Tecnologia visitou dois telecentros em regiões da cidade de São Paulo que figuram nas duas pontas do ranking de IDH-M (Índice de desenvolvimento humano municipal) da cidade. As unidades escolhidas foram o telecentro da Benedito Calixto (Pinheiros; entre os melhores IDH-M) e o telecentro de Parelheiros (extremo sul da capital; entre os piores IDH-M). Veja no link a seguir como foram as visitas.” [referência: tecnologia.uol.com.br]
…a maioria das unidades usa uma licença Linux como sistema operacional padrão;
Falta de informação do jornalista.
Ué, lembro que há um tempo atrás saíram por aqui várias notícias anunciando que a prefeitura de SP tinha se vendido pra MS e ia tirar os Linux e instalar windows nos telecentros. Era mentira?
ícone do Gaim dispnível? mas isso já não mudou pra Pidgin há uns 3 anos? Imagino o quanto atualizados estão esses sistemas…
@Caco, “poizé”. Pegam sistemas desatualizados, com softwares desatualizados, e depois se o “MSN do Linux” não acessa o MSN, isto certamente é um bom motivo pra trocar este Linux, sistema feio e antigo, que não consegue nem acessar o MSN, por cópias do Windows 7, um sistema consideravelmente melhor, que consegue acessar o MSN e o orkut.
@Marcelo, na época, eu tive impressão que a idéia era ter também uma máquina Windows nos Telecentros, sem desativar as antigas. Desde que o Serra assumiu a prefeitura em 2005, foi sendo reduzido o número de máquinas com Linux e aumentado o número com Windows. Mas acontece que foi usado nos Telecentros o modelo de Thin Clients à época, para reduzir custos de manutenção, e tornou-se difícil depois a migração para um modelo com máquinas Windows. O software dos Telecentros teve versões em 2002, 2004 e 2005, se não me engano. Acho que a versão instalada é de 2005 mesmo, talvez atualizada até 2006.
”“Não mexe que vai dar pau” é o que dizem os filhos da aposentada Therezinha Abrahão, 69. Gley também já ouviu conversa semelhante em casa. “Não deixam eu encostar no computador””
Sacanagem com as senhoras, esses filhos merecem umas palmadas… :(
Depois do “a maioria das unidades usa uma licença Linux como sistema operacional padrão” eu simplesmente parei de ler.