Unity: Nova interface do Ubuntu para netbooks
Enviado por Rina Noronha (rina·noronhaΘimasters·com·br):
Seletor de janelas, estilo Exposé
Ele está sendo construído com o Clutter, o mesmo framework gráfico usado na construção da interface do GNOME. Apesar disso, a interface do Unity é uma implementação completamente diferente e não usa qualquer código da interface do GNOME Shell. O Unity projetor visa a complementar a interface do GNOME, oferecendo características similares, mas especificamente voltadas para computadores leves. O Unity será lançado em outubro de 2010.
Via iMasters, com informações de Ars Technica” [referência: imasters.uol.com.br]
Não entendi. Qual é a vantagem, se hoje eu já consigo os efeitos do Exposé no meu EeePC 900 com o auxílio do Compiz?
@ Frank
Pelo pouco que eu entendi, a ideia é otimizar o uso do espaço disponível nos pequenos monitores dos netbooks. E talvez, com muita sorte, consumir menos recursos de hardware. Eu vejo como uma boa alternativa ao Xfce.
Rapaiz, se isso tornar mais usável os Linux e melhor ainda.. com um Q da interface do MacOSX, parece bem legal.
Graças ao deus da informatica o mark abandonou a ideia do gnome shell, a maior loucura do BOARD do gnome que eu ja vi…
deveriam dar a presidencia da fundação gnome pro MARK e ponto final.
Ele salvou o gnome do limbo varias vezes.
Uma pequena observação sobre o texto, Clutter não é a framework gráfico na qual o GNOME é construído, GNOME é feito sobre GTK. Clutter é um toolkit leve feito para rodar em cima de OpenGL e em plataformas mobile usa OpenGL|ES. Ele trabalha bem com GTK mas pode ser usando com QT também. Ele proporciona efeitos 3D em uma camada 2D, permitindo por exemplo (mas não só isso) rodar uma logo. Um bom exemplo do que ele pode ser usado é para melhor interface gráficas, o Moblin e agora o Meego utilizam dele em seus Desktop.
@bill
Você nunca usou de verdade o gnome shell, por isso é cego perante as vantagens do mesmo.
Provavelmente viu e mal testou.
@Frank
Pelo que li na referencia o unity visa substituir a atual interface de aplicações do Ubuntu Netbook Remix, focando a ser mais usável, por enquanto ainda faltam muitos recursos que eles ainda pretendem adicionar e a função expose será usada para poder escolher as aplicações a serem usadas sem ser um simples efeito gráfico, por essa razão eles vão abdicar um pouco do compiz que é pouco ideal para netbooks.
Fora o fato que vai visar os objetivos que a turma da Canonical visa para seu sistema.
Nada mal para uma empresa que dizem só usar os trabalhos dos outros.