Um script bash para converter pilhas de papel em arquivos PDF
Enviado por Alex França (josealexandreΘmsn·com):
“Com um scanner com alimentador automático, é possível converter facilmente uma grande quantidade de papel em um único arquivo pdf. Não encontrei nenhum aplicativo nativo para GNU/Linux que faça essa tarefa com pouca interferência do usuário. Por isso, fiz um script que deve funcionar com a grande maioria dos scanners com alimentador automático e tem as seguintes características.
- Digitalização automática de todos as folhas da bandeja, sem a necessidade de informar a quantidade de folhas.
- Digitalização de frente e verso dos documentos.
- União de todas as folhas digitalizadas em um único arquivo PDF.
O script está disponível livremente no meu weblog.” [referência: alexblog.eeol.org]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-07-20
o XSane faz isto com 2 clicks
O xsane tem algumas coisas que eu não gostei: a) você deve informar previamente quantas páginas quer digitar; b) ele não tem suporte a digitalizar ambos os lados do documento em um único arquivo pdf.
Eu fiz um script 1x p/ digitalizar (odeio “escanear”) fotos, colocava 4 no scanner, ele digitalizava tudo, aplicava alguns filtros, girava, cortava e montava. Era só dizer no início qtas fotos eu iria fazer, montar o 1o conjunto sobre a tela do scanner, e mandar ver. Depois, troca as fotos e ENTER. E era c/ scanimage.
Pena q meu scanner n tem alimentador automático, pq isso seria deveras útil. :-(
Isto parece *muito* útil! Pena que não sou privilegiada com um scanner de alimentação automática. Deixei um comentário no blog, dúvida minha…
Tem o gscan2pdf que se parece com o recurso do acrobat de scaniar em varias paginas e assim gerando um unico documento em pdf
para fedora com os pacotes do rpmfusion
yum install gscan2pdf* -y
para ubuntu com o scritp do ubunut perfeito aplicado
apt-get install gscan2pdf