Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Um jeito fácil – dizem – de assistir Blu-Ray no Linux

Embora eu goste de assistir filmes em Blu-Ray, fazê-lo no computador não é minha praia; mas sei que há quem goste e se ressinta da dificuldade (ou impossibilidade prática, até recentemente) de assistir filmes Blu-Ray no Linux.

Conforme avança o comprometimento das tecnologias de DRM adotadas no formato, entretanto, vão surgindo opções para reduzir a dificuldade da façanha de assisti-los em ambientes não homologados pelos seus fabricantes. Pode haver pouca alteração das considerações jurídicas até o momento (e é melhor você discuti-las com um profissional da área, se tiver dúvidas sobre elas), mas as barreiras tecnológicas intencionais vão se tornando menos desafiadoras para o usuário, mais ou menos como ocorreu com a criptografia dos DVDs há vários anos.

E é o caso que – segundo a nota do OMGUbuntu – ocorre com o script para Blu-Ray no Linux disponibilizado por Sott Duensing.

Segundo a descrição, ele se encarrega de fazer uma ponte entre o shareware MakeMKV e o software livre VLC para permitir o acesso com menos esforço para assistir o conteúdo de um Blu-Ray. (via omgubuntu.co.uk)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-14

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Já não vimos essa história nos primórdios do DVD?

    Antônio José (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 11:14 am

    Como nos primórdios do DVD, quem tem grana para comprar um driver de blu-ray player no Brasil?

    Diego (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 11:52 am

    Amanhã ou depois aparece um muleque de 12 anos de idade que quebrou a proteção do blu-ray e assim por diante.

    Mad (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 11:54 am

    Sempre atrás hein Linux

    “Como nos primórdios do DVD, quem tem grana para comprar um driver de blu-ray player no Brasil?”

    Meu caro, as pessoas tem dinheiro pra comprar MAC’s, o que é um simples Blue Ray? Não estamos na Somália…

    Obs: Embora MAC’S Não tenha Blue Ray… FAIL

    Julia (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 12:02 pm

    Blu-ray é um fracasso, já era o tempo disso.
    Agora é flash driver, download, etc.

    luiz (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 12:27 pm

    Julia

    Seria legal alugar/comprar filmes em pen drives.

    ubuntu user (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 1:07 pm

    mais uma “gambiarra” q naum vem por padrão em nenhuma distro linux,pro linux melhorar devia ser só instalar e pronto todo seu hardware seria usado pra rodar bluray ou qualquer outra fonte HD sem precisar de scripts ou plugins,ah e lembrando q as GPUs mesmo q onboard possuem aceleraçao d video q por sinal as atuais distros naum gostam muito d usar(soh como exemplo no caso da nvidia precisa da lib vdpau e na ATi precisa da libva e essas libs naum vem instaladas por padrao)
    aos desenvolvedores linux olhem pro futuro e façam os kernels e as distros mais GPGPU,soh lembrando q a intel e a amd irao lançar em breve as chamadas APUs,onde CPU e GPU se mesclam no mesmo silicio e eh obvio q o novo windows vai aproveitar o potencial das APUs e se o linux naum começar a se mecher pra esse lado vai perder participaçao d mercado

    Julia (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 1:11 pm

    Ubuntu User, isso não é problema do GNU/Linux, é problema de quem cria as restrições, que impede que você possa ouvir uma música ou ver um vídeo em qualquer computador, só pode o computador que eles aceitam.

    E programadores precisam criar as gambiarras(geralmente engenharia reversa) para o usuário comum não falar mal.

    Se não quer gambiarras, use padrões abertos.

    HeDC (antigo MarceloDC) (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 1:18 pm

    Questões jurídicas, sim, há OS DIREITOS DO CONSUMIDOR. Não existe essa de “obrigatoriedade” de eqptos homologados, DRM e etc! CLÁUSULAS ABUSIVAS são PROIBIDAS!!!

    Esse problema de licenciamento atrapalha demais o Linux. Já tivemos vários problemas com as patentes de MP3, com as patentes dos DVDs e agora a história se repete.

    Enquanto não conseguir uma forma de licenciamento que não atrapalhe o SL, vai ser mais um dos vários obstáculos que o Linux enfrente, infelizmente.

    @MAD

    Linux atrás? Que eu saiba isso é software aplicativo, que roda em cima do Linux. Mas, que eu saiba, no Windows também não roda sem software extra, ou roda?

    Se você queria dizer que tem para o Windows a opção de comprar o software e ler Blu-ray nele e não tem esta opção aina no Linux, concordo. Mas a culpa é de quem, do produtor do software ou do produtor do sistema operacional?

    @Ubuntu user

    Gambiarra sim, necessária para circundar a proteção criada para controlar o uso do que você pagou, assim você tem que pagar mais vezes pela mesma coisa. Quanto ao sistema já ter que vir pronto para só usar, acho que seria ótimo, mas nenhum outro faz isso porque o bloqueio exige o pagamento de uma licença para o produtor do software. Nem a MS coloca no Windows porque custaria muito caro para ela e cabe ao usuário que realmente quiser usar Bluray no PC, pagar ele pela sua licença.

    @HeDC

    Seria até interessante se fosse assim, mas existe a lei de copyright e o dono do copyright só libera licença para uso se usar o esquema de proteção deles.

    @Todo mundo

    Vocês acham que quando compram seu player de DVD/Bluray/HD-DVD/qualquer coisa do gênero, não estão pagando licença? Então são bem desinformados mesmo, pagam e caro. Ou seja, pagamos para ser chamados de ladrões, vigiados para não podermos usar o que compramos (aliás, achamos que compramos) do jeito que quisermos.

    Relativamente fácil de consertar isso: não compremos mais os produtos de empresas que nos obrigam a isso. Se todos começarem a escrever para os artistas, diretores e produtores toda vez que não adquirirem um DVD ou Bluray porque viria codificado com DRM ou bloqueado para uma determinada região, acho que eles poderiam começar a ficar com mais receio de fazer isso. Mas, como sempre, acabamos comprando e coadunando com o que eles fazem, aí não muda mesmo e precisaremos de gambiarras, muitas vezes consideradas ilegais em alguns países, para ter acesso ao que é produzido.

    Flávio

    HeDC (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 5:14 pm

    Não é bem assim, o CdC PROÍBE cláusulas abusivas. O bloqueio p/ uma região inclusive é preconceito contra país/nacionalidade! Normal por questão de mercado não vender p/ certa região/país, mas BLOQUEAR (ou outros fatores DIFICULTANTES) é discriminatório! Preconceito baseado em localidade de pessoas! Fazem o que querem, não é bem assim, não há esses “direitos ABSOLUTOS de copyright”.

    self_liar (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 6:31 pm


    Vocês acham que quando compram seu player de DVD/Bluray/HD-DVD/qualquer coisa do gênero, não estão pagando licença? Então são bem desinformados mesmo, pagam e caro. Ou seja, pagamos para ser chamados de ladrões, vigiados para não podermos usar o que compramos (aliás, achamos que compramos) do jeito que quisermos.

    Relativamente fácil de consertar isso: não compremos mais os produtos de empresas que nos obrigam a isso. Se todos começarem a escrever para os artistas, diretores e produtores toda vez que não adquirirem um DVD ou Bluray porque viria codificado com DRM ou bloqueado para uma determinada região, acho que eles poderiam começar a ficar com mais receio de fazer isso. Mas, como sempre, acabamos comprando e coadunando com o que eles fazem, aí não muda mesmo e precisaremos de gambiarras, muitas vezes consideradas ilegais em alguns países, para ter acesso ao que é produzido.

    Infelizmente é o que mais existe .A sociedade de consumo (Brasil,EUA,Japão e etc..) se indigna muito e age de forma contraditória .Reclama da vida e da morte ,mas na primeira ida se unem ao proprio mal que causa ,seja indo no MacDonalds,Comprando Apple e Microsoft.

    E no fim as pessoas reagem somente quando tem uma arma na cabeça .Eu chamo de síndrome do Judeu.
    Espero que em alguns anos isso mude e as pessoas não esperem o pior acontecer para mudar..

    Blu-ray da forma que foi criada nem deveria existir,mas a sociedade de consumo aceita sempre o capim que lhe é dado.

    Renan (usuário não registrado) em 14/10/2010 às 6:54 pm

    “Se todos começarem a escrever para os artistas, diretores e produtores toda vez que não adquirirem um DVD ou Bluray porque viria codificado com DRM ou bloqueado para uma determinada região, acho que eles poderiam começar a ficar com mais receio de fazer isso. ”

    O problema é que, muitas vezes, os artistas, diretores e produtores pouco ou nada decidem sobre o uso de DRM; essa decisão geralmente é feita pelos executivos dos estúdios.

    Christian (usuário não registrado) em 18/10/2010 às 12:16 pm

    Interessante artigo do Pedro Doria sobre o “vazamento da chave-mestra para o protocolo HDCP”, dando fim à proteção do Blu-ray. http://blogs.estadao.com.br/pedro-doria/2010/09/26/aberta-a-chave-para-a-pirataria-em-alta-definicao/

Este post é antigo (2010-10-14) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.