UCC – Ubuntu Control Center 0.1
Enviado por Benjamim Góis (benjamim·goisΘgmail·com):
“Venho anunciar que acabo de publicar a primeira versão do Ubuntu control center ou UCC. Este software é um aplicativo inspirado pelo Mandriva Control Center que visa centralizar e organizar de maneira simples e intuitiva as principais ferramentas de configuração da distribuição Ubuntu Linux. UCC utiliza todas as aplicações nativas do Ubuntu mas também faz uso de aplicações de terceiros como Hardinfo, Boot-up Manager e Font-manager.” [referência: sites.google.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-05-26
Bom, ainda acho o YaST um pouco mais “completo” que o painel de controle do Mandriva
http://en.opensuse.org/YaST
(ps: não é puxação de saco ou distroXdistro, é que algumas idéias poderiam ser implementadas)…
Bacana, ficou bom o resultado, mas e o código? Me parece também que foi um port.
Vou testar!
Uma grande idéia este software. Ajuda na simplificação para muitos leigos em localizar e configurar o sistema!
Parabéns, Benjamim! E boa sorte com o projeto!
Quase perfeito :P
Pontos que precisa melhorar:
* Ao invés de abrir a janela de configuração, poderia “deslizar” para a tela de configuração do dispositivo/programa desejado. Umj botão voltar seria útil para retornar a tela principal.
* O UCC deveria baixar as dependências que ele precisa automaticamente.
* O UCC poderia dividir as opções dentro da tela de configuração de Opções de Rede em várias opções, como ADSL, VPN, Wi-fi e 3G.
Mas pra uma primeira versão, tá muito bom!
Congrat
Legal a iniciativa, só não entendi muito o do Lazarus para isso.
Eu acho isto muito bom, mas não seria mais fácil para você fazer baseado no Gnome Control Center? Ou ele é muito difícil de alterar?
Aliás, porque o Ubuntu não passa a usar o Gnome Control Center como default ao invés daqueles menus? Acho que a usabilidade é muito melhor.
Ahhh, sim. Eu gostei muito da ideia e do visual da aplicação. Você está de parabéns! Meu comentário anterior não foi uma crítica de maneira alguma, só uma ideia.
Abraço!
Pô, muito legal! Por que não envia para a Canonical, vai que apareça numa próxima versão.
E o Lazarus é bom sim; o que importa não é a linguagem, mas o programador.
eu acho que deveriam investir esforços no gnome-control-center, mas bom, eu não sei as implicações técnicas para tal…
Achei muito bom também, a separação em abas por assunto ajuda bastante a organizar as opções de configuração.
Cara ficou muito bom o seu aplicativo, está de parabéns, facilitará muito a vida de usuários que estão migrando do win…
Será que serve para o Debian também?
Já viram o novo site do Ubuntu? Ficou massa.
http://www.ubuntu.com
Pessoal muito obrigado pelos comentários. O UCC não foi um “port” do Mandriva não, eu escrevi ele do zero mesmo, mas utilizei como referência o Mandriva Control Center. A tempos eu sinto falta de algo assim no ubuntu mas sempre que eu sugeria a idéia nos fórums ou no Brainstorm ela era automaticamente rejeitada pela moderação. Sendo assim decidi eu mesmo escrever o aplicativo e a recepção tem sido ótima até agora. Estou recolhendo vários feedbacks e sujestões e espero em breve lançar a versão 0.2. Tentarei criar um PPA para facilitar o processo de instalação e atualização. Quem tiver idéias e sugestões fique avontade para escrever em Portugues mesmo :) Abraços !
Allan, ele deve funcionar perfeitamente no debian, mas ao clicar no link para o Ubuntu Control Center ele vai lhe dar uma mensagem de erro. Estou pensando em futuramente compilar versões levemente modificadas para Fedora (PackageKIT) e Debian (Synaptic).
Carlos, na verdade o UCC ja baixa automaticamente o Hardinfo, BUM e o GUFW. O único que eu não consegui automatizar foi o Font-manager pois ele não está nos repositórios oficiais do ubuntu, mas assim que o PPA estiver pronto este problema vai ser resolvido.
@ Benjamin
Quando vi os screenshots, senti uma ponta de nostalgia, por conta do MCC (fui Mandrakeiro por um bom tempo, antes da fusão com a Conectiva).
Vou instalar aqui no Xubuntu e fornecer algum retorno (como dizem por aí, feedback). :)
@Bremm, que bom que gostou do UCC. Eu tbm ja fui usuário do Mandrake e Suse e sempre senti falta daquela facilidade. Acabei de ser notificado que me esquecí de adicionar o gufw como dependencia do ucc. Na proxima versão estará corrigido.
Benjamim,
Parabéns pela iniciativa. Sua tentativa de buscar inicialmente que o pessoal responsável pela distro implementasse essa melhora, mas sem a receptividade esperada mostra que nem sempre é possível apoiar através de sugestões versões linux com a qual nos identificamos e, por conta disso, precisamos criar nossas próprias soluções e passar à comunidade. Isso aconteceu com você a nível de aplicativo, com outros pode acontecer a nível de distros.
Bom trabalho e siga em frente!
mãe copie a roda
Benjamim,
Meus parabéns pelo se trabalho, ficou ótimo, até mas bonito que o original MCC da Mandriva.
Em relação ao desenvolvimento com o Lazarus, você utilizou algum componente especial de terceiros, principalmente em relação ao menu da esquerda, como conseguiu faze-lo? ou foi usando apenas o Lazarus mesmo sem componentes extras?
Valdomiro e Roberto muito obrigado pelos comentários, o retorno positivo dos usuários me enche de ânimo para continuar o desenvolvimento. Roberto não utilizei nenhum componente de terceiros, utilizei os componentes LCL default. O menu foi construído usando apenas Images, labels, panels, bitbuttons…. Usei também o Inkscape, para dar uma retocada em algumas imagens e o DIA para criar os efeitos de seleção. Nada d+ pra falar a verdade :)
Pessoal, estou querendo adicionar o Likewise-open para autenticação em Active-Directory na próxima versão do UCC, mas estou achando o download um pouco grande…. Vocês recomendam alguma outra ferramenta ?
Visualmente achei melhor até melhor que que o ubuntu tweak, não olhei bem as funcionalidades, mas vou baixar para experimentar na MV aqui.
Parabens
@Benjamim
Você esqueceu de responder minha pergunta a respeito do Gnome Control Center! Vou repetir para te facilitar:
Eu acho isto muito bom, mas não seria mais fácil para você fazer baseado no Gnome Control Center? Ou ele é muito difícil de alterar?
Opa… desculpe Rodrigo, acabei me perdendo aqui. Pelo que verifiquei o Gnome-control-center é escrito em C++, que embora seja uma das linguagens mais difundidas no mundo eu não a conheço ! A única linguagem que eu me viro bem é no Object Pascal (ou Delphi se preferir). Sendo assim, este era o único caminho viável para mim criar alguma coisa, hehe. Eu não sou um programador profissional, eu sou um engenheiro que aprendeu um pouquinho de programação a alguns anos atras. O UCC fez um relativo sucesso pela falta que esta ferramenta fazia a comunidade pois o código dela é extremamente simples para ser sincero. Espero ter esclarecido. Abraços !
Benjamim, parabéns cara.. ficou muito bonito, e funcional.
Me faz lembrar do big Painel de controle.
Espero que futuramente, tu possa acrescentar scripts, que os usuários iniciantes necesstam.
@Benjamim Muito obrigado pelo esclarecimento! Já instalei aqui e está bem legal mesmo. Parabéns!
@Daniel, muito obrigado cara. Ja estou trabalhando na versão 0.2, acrescentei mais algumas funções mas estou bem cauteloso, se não daqui apouco o UCC vira outro Gnome-control-center hehe. Então espero colocar aquilo que seja absolutamente necessário a um usuário comum.
Muito bom mesmo.
Realmente é uma ferramenta que falta no Ubuntu. Há tempos eu já pensava que seria uma excelente ideia o ubuntu ter alguma GUI para as configurações básicas do sistema.
isso ainda não tinha ? o kubuntu não é uma criação divina ?
não uso pq é muito ruim, mas me surpreende não ter uma ferramenta destas !!!
Não dá pra copiar, assim como tudo é feito no kubunt ?
E ainda tem uns bando d lambe-saco da Canonical q tentam enganar os novatos falando q o Ubuntu é fácil d configurar, entre outros enganações.
ficou show lindo mesmo
muito bom
mas pra ficar no nível do yast do suse falta muito e acho que é impossível chegar nos pes do yast do suse pq sozinho meu amigo pode esquecer . queria muito que tivesse mais coisas em redes como no yast do suse ldap , nis etc
Gostei! Parabéns pela iniciativa….