Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu adaptado torna-se o sistema padrão dos telecentros

Enviado por Marco (marcodefreitasΘgmail·com):

Serpro customiza uma versão mais leve do sistema operacional, capaz de funcionar em máquinas com configuração simples. Com o Ubuntu, os computadores dos telecentros passam a aceitar atualizações e oferecer opções de acessibilidade para deficientes visuais. A partir dessa definição do Programa Serpro de Inclusão Digital, todas as novas máquinas doadas pela empresa utilizarão o Ubuntu. Os mais de trezentos telecentros já existentes serão atualizados de forma gradual, durante visitas técnicas. Antes da opção pelo Ubuntu, as máquinas utilizavam o Fedora 4.

O desafio da empresa foi desenvolver uma versão do Ubuntu capaz de funcionar em máquinas antigas e que pudesse ser distribuída em CDs. A solução foi dividir o Ubuntu em três CDs independentes, respeitando a configuração dos computadores já existentes. Para o coordenador do projeto, Francisco de Assis Amaro, “os telecentros agora terão melhores recursos de multimídia, versões atualizadas dos programas Broffice e Firefox, além do Orca, aplicativo de acessibilidade para deficientes visuais”.

O Cein informou que trabalha na elaboração de um manual do Orca, que deve estar disponível para distribuição em fevereiro de 2010. Outro projeto em andamento é um sintetizador de voz, desenvolvido junto à UFRJ, e que também será destinado aos usuários com pouca ou nenhuma visão.

A versão do Ubuntu disponibilizada pelo Serpro oferece, ainda, informações sobre estatísticas de uso e acesso das máquinas. Em um convênio junto à Rede Brasil Digital, a empresa passa a gerar um banco de dados sobre o dia-a-dia de todos os telecentros da rede, de forma que os coordenadores dos projetos de inclusão digital poderão saber quais os telecentros estão, de fato, em uso pela comunidade.” [referência: serpro.gov.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-23

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    jmota (usuário não registrado) em 23/02/2010 às 8:30 am

    Uma dúvida: é possível baixar essa versão, pela internet, para instalação em computadores de outros telecentros, e não somente nos do SERPRO? Seria ótimo…

    Rui Ogawa (usuário não registrado) em 23/02/2010 às 8:44 am

    Tenho a mesma dúvida do jmota. Existe a possibilidade de parceria com a Casa Brasil. Nada contra o Sacix, mas um Ubuntu customizado para telecentros é uma ideia muito boa, principalmente no que tange as atualizações.

    Rui Ogawa (usuário não registrado) em 23/02/2010 às 8:47 am

    Corrigindo. O comentário anterior é uma pergunta… Existe a possibilidade de parceria com a Casa Brasil?

    Tava na hora de dar uma atualizada. Era Debian Etch >.<

    Thiago (usuário não registrado) em 23/02/2010 às 9:34 am

    Bom… na verdade a Rede Brasil Digital é em parceria com a Casa Brasil, assim como o SERPRO tem uma parceria institucional com a Casa Brasil… Certamente a parceria existe.

    Quanto à versão para download, vou pesquisar… se achar alguma coisa volto aqui :)

    Fernando (usuário não registrado) em 23/02/2010 às 3:00 pm

    Ola

    Se o telecentro que fica na barra funda ( dentro da estação de TREM/METRO ) aqui de São Paulo, já esta adotado este novo padrão ( pela que vi lá é ubuntu customizado )., caros amigos é uma versão Ruwindows customizada ( a cara do Win XP )

    só adiantando

    PS: mandei um email para rede brasil perguntando sobre o download vamos ver

    abraços!

    tux (usuário não registrado) em 23/02/2010 às 8:52 pm

    Enquanto isso os escritorios do SERPRO Brasil afora utilizando windows XP e Vista. Os próprios empregados dizem quem nem se metem com esse tal de SL.

    []s

    Thiago (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 4:39 pm

    Tux… não generalize! Existe todo tipo de gente com todo tipo de preferência em todo tipo de empresa…

    foobob (usuário não registrado) em 24/02/2010 às 5:26 pm

    Essa “versão” mais leve do Ubuntu talvez seja apenas um novo label para o XUbuntu?

Este post é antigo (2010-02-23) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.