Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Ubuntu 11.04 trocará Gnome por Unity até nos desktops

Mais detalhes sobre o que mencionamos de passagem na notícia de ontem sobre o Qt.

Trecho da nota do GdH, enviado por O Máscara:

“”Mark Shuttleworth, grande nome por trás do Ubuntu, anunciou uma mudança radical para o Ubuntu 11.04: o uso da interface Unity por padrão nos desktops. A interface Unity foi projetada inicialmente para netbooks, e visa ser fácil de usar em telas não tão grandes, oferecendo recursos como um menu global (no estilo do Mac) e uma nova forma de organizar os aplicativos.

O anúncio foi feito no Ubuntu Developer Summit, que ocorre na Florida. A alteração da interface mostra a insatisfação com o Gnome. A Canonical gostaria que o Gnome adotasse suas modificações, mas os desenvolvedores normalmente têm outras idéias e recusam as propostas de alterações – incluindo aquela de mover os botões das janelas para o lado esquerdo, lançada com o Ubuntu 10.04 (mas ela não é a única). De certa forma a Canonical vê um “Gnome ideal” que é diferente do Gnome oficial, atuando quase que como na criação de um fork.

O Gnome Shell, proposto para o Gnome 3, parece então que não será aplicado por padrão no Ubuntu. A idéia por enquanto é mesclar o Unity com os aplicativos do Gnome, mantendo o gerenciador de arquivos Nautilus, por exemplo, porém com modificações feitas pela Canonical para garantir a integração com o sistema. (…)”” [referência: guiadohardware.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-26

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Frank (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:11 pm

    Isso vai dar o que falar…

    Alex Bars (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:20 pm

    Otima ideia, o Gnome 2 é muito…muito limitado, grandes implementações será necessarias, já sabia disso desde a epoca em que falavam em fazer um ambiente espeficifico!!

    OpenSUSE 11.3 KDE 4.5.9

    Ivan (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:20 pm

    Enviei a nota tão mal formatada, com o link dessa notícia no baixaki, que terminei sendo substituído pela nota do máscara.
    :(

    Felipe (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:33 pm

    Ubuntu não acerta no quesito aparência, nem com reza braba.

    Diogo (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:43 pm

    olha, o Ubuntu tá querendo ser um OSX genérico, isso não é legal.

    Frank (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:44 pm

    Quando atualizei o Ubuntu do meu EeePC para a versão 10.10 achei muito estranha a nova interface Unity. Diferente. De início não gostei, torci o nariz, mas resolvi experimentar assim mesmo. Agora já estou um pouco mais habituado. E não é que ela é boa mesmo? E ainda tem muito para ser melhorada.

    Mas prevejo que haverá protestos. Assim como muitos defensores do software livre acusam usuários Windows de não migrarem por preguiça de aprender algo novo, por aqui há também aqueles que acham que está bom do jeito que está. Se alguém resolve mudar, reclamam.

    Mas a verdade, meus amigos, é que a interface do GNOME está ultrapassada. O próprio projeto GNOME está trabalhando em uma nova interface, a Gnome Shell, prevista para ser lançada junto com a versão 3 do gerenciador de janelas. O pessoal da Canonical só optou por criar a sua própria — que por sinal está sob licença GPL e pode ser usada por outras distros.

    De qualquer jeito, está aberta a opção de desinstalar o Unity para quem não concordar com a ideia, assim como alguns já fazem com o Mono, por exemplo. Software livre nos dá essa liberdade. No meu caso, estou aberto a mudanças. Se forem boas, que fiquem.

    o (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:47 pm

    http://imgs.sidneyrezende.com/srzd/upload/t/i/tiro_no_pe_2.jpg

    ioca100 (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:52 pm

    Aos românticos de Cuba só resta um fork do Gnome antigo, hehehe.

    PoolS (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 1:55 pm

    O slackware já havia eliminado a manutenção do Gnome por default (via Patrick) quando este se demonstrou um trabalho árduo.
    O próprio Linus tentou ajudar o projeto e não gostaram.
    Agora a distribuição Linux mais utilizada no momento.
    Se eu fosse lider do Gnome eu repensaria sobre isso.
    Melhor flexibilizar um pouco e continuar vendo seu nome entre os grandes.

    Mas essa é a minha visão, talvez não seja isso que eles querem.

    Orlando Xavier em 26/10/2010 às 1:55 pm

    Sinceramente, não sei se isso vai ser bom. E pior: já estão falando em QT.

    Conan (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 2:03 pm

    Acho que é porque estou ficando velho, mas prefiro o Windows XP ao Vista ou 7. Gosto muito do Gnome do jeito que é, apesar de não usar, gosto do KDE 3.5 e acho q

    Conan (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 2:04 pm

    Acho que é porque estou ficando velho, mas prefiro o Windows XP ao Vista ou 7. Gosto muito do Gnome do jeito que é, gosto do KDE 3.5 e acho que não vou gostar do gnome 3.

    Diogo (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 2:06 pm

    O problema não é usar uma interface diferente, o problema é que o tio do Ubuntu tá se achando o Jobs e insiste em copiar o OSX, que ao meu ver, não tem nada d+. Inclusive, prefiro o Windows ao OSX.

    Adriano (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 2:25 pm

    Este será o grande problema de alguns empreendedores no mundo livre. Saber quando abrir mão de alguns princípios e quando não. Acho que o ubuntu também poderia ser mais flexível neste sentido. O mal talvez seja recriar a roda ao invés de adaptar algo que já existe.

    Como não sabemos os dois lados da moeda, por enquanto só a posição da CANONICAL, não é possível dizer se isso é só uma jogada, ou ainda alguma discussão pessoal de gosto ou preferência. Quem sabe veremos a realidade nas próximas versões. Para mim até aqui, o ubuntu está muito bom, obrigado.

    http://www.templosite.com

    Tércio Martins (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 2:30 pm

    Não acho que o Unity, o Gnome, o KDE 4 e todas as outras interfaces do Linux são “quero-ser-Mac-OS-X”. Há influências do Mac na interfaces, certamente, mas o Mac também utiliza um monte de firulas que existiam em sharewares para Windows nos anos 90 (sim, estou falando da StarDock).

    Todas as interfaces, até as minimalistas, seguem tendências e fazem inovações. É um erro achar que todas as coisas louváveis do mundo vêm de uma empresa ou organização.

    Fellype (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 2:36 pm

    Se isto ocorrer mesmo (e parece que vai), o Gnome deixará de ser um dos DE mais utilizados nos desktops, já que, até onde eu sei, a maioria de seus usuários vem do Ubuntu, atualmente. Se isto vai ser bom ou ruim para o projeto Gnome nós só saberemos depois.

    @Alex Bars: KDE 4.5.9?

    Rubio (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 2:36 pm

    (…) e em breve sairá o GUbuntu!

    foobob (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 2:53 pm

    o que estamos realmente assistindo é aos últimos suspiros do desktop. Eventualmente, toda interface será descrita por algum tipo de xml e renderizada por algo tipo XULRunner da Mozilla. Desktop environments e gui toolkits são coisa do passado…

    Ozzy (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:22 pm

    Bem, enquanto o desktop não acaba – e eu acho que está isso já está demorando demais – continuo preferindo o Kubuntu mesmo.

    O.O.

    self_liar (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:32 pm

    o que estamos realmente assistindo é aos últimos suspiros do desktop. Eventualmente, toda interface será descrita por algum tipo de xml e renderizada por algo tipo XULRunner da Mozilla. Desktop environments e gui toolkits são coisa do passado…

    Se isto acontecer ,voltarei para o Debian ou o Trisquel .Não quero seguir tendencias de nuvem nenhuma e nem aplicativos web de forma desnecessária. Se a Canonical fizer isto ,então vou para as alternativas .E ainda bem que existe alternativas para não ficar dependentes exclusivamente das tendencias que uma entidade segue.

    Marco Aurelio (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:42 pm

    Bom, gosto da forma direta que o gnome tem para acessar o seu menu, muito simplificado, qualquer um acha os programas no menu do gnome… mas está a muito tempo fadado a ser abandonado pela falta de novidades e falta de beleza em suas pastas, fontes, cores, falta de profundidade nas fontes… sempre tem que customizar, pelo menos os icones. coisa que no kde 4.3 adiante, vc instala e usa, nao precisa trocar nada, ja agrada aos olhos do usuario final. Estou ansioso para ver o gnome 3.0 e gostaria de ver a canonical nessa para impulsionar o desenvolvimento, grandes parcerias ajudam as coisas a sair mais rapido e com mais qualidade. ainda espero pelo gnome 3, nao acredito muito no unity a nao ser para pequenos portateis…

    Adaílton (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:44 pm

    Como tem gente que só reclama… Nova interface, novas ideias, estou aqui pronto para testar. Eu quero evoluir. Se será melhor??? Depois descobriremos. Por enquanto, tenho o Unity no meu Acer Aspire One.

    Senhores, sugiro ler isso: http://njpatel.blogspot.com/2010/10/marks-keynote-at-uds-spoke-about-one-of.html
    O trecho chave é “So what happens when we detect that we just can’t run (Unity)? We hope to automatically fallback to GNOME Desktop, which will give the best experience at that point.”
    E gnome-desktop-environment não vai a lugar algum ;)

    Denilson Villar (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:54 pm

    Ainda não conheço a interface Unity. No entanto, por usar o Gnome a alguns anos, espero que a Canonical mantenha o Gnome como uma de suas opções. Também acredito que o Linux poderia ter mais usuários se tivesse uma padronização, assim como acontece nas outras plataformas.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 3:58 pm

    Eu pensava que com o surgimento do gnome 3 o ubuntu trocaria o gerenciador de janelas padrão para o do kde, mas pelo visto estava errada. Embora eu ache a notícia boa. O Unity é mto legal! Sou meio enjoado do gnome! E o lance com o QT pode dar muito certo!

    Lazaro Castro (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 4:04 pm

    Tenso! oO

    Pedro (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 4:09 pm

    Meus programs vão continuar funcionando?
    sou iniciante.

    o (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 4:09 pm

    A interface Unity foi pensada para netbooks

    http://www.ubuntu.com/netbook/features#unity

    assim como a do Meego da Intel

    http://meego.com/devices/netbook/netbook-screenshots

    que acho pelo menos mais bem bolada neste sentido.

    Para netbooks ou srmartphones esse tipo de interface minimalista pode ser interessante pelo tamanho da tela e o que se faz nesses aparelhos, mas usar em desktops de uso geral é forçar a barra e reduzir funcionalidade sem motivo. Se o usuário for tão ignorante que não possa usar um desktop, que fique com um smartphone mesmo ou um iPad. Computadores são feitos para computação em geral e têm que ser flexíveis e naturalmente mais complexos.

    Daqui a pouco a Apple e o Ubuntu vão impedir até que se instale na mão programas e a pessoa vai ter que obrigatoriamente baixar dos * markets de cada sistema.

    Fico pensando nas empresas e instituições que estão migrando milhares de desktops para o ubuntu e treinando seus funcionários para Gnome. Primeiro ofereceram o Gnome como único ambiente desktop “oficial”, depois trocaram os botões de lugar e agora vão trocar o ambiente desktop inteiro !

    Peterson Espaçoporto (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 4:40 pm

    Pessoal chato que acha que tudo que o Ubuntu faz é copiar o Mac. Vou ser moderado mesmo, tanto faz, mas preciso dizer isso. O Unity não se parece nada com o Mac (a Dock é lateral, funciona diferentemente e pra fazer outras coisas, goddess! Ninguém instala programas por ela, que coisa) e o conceito do menu global faz muito sentido num netbook.

    Hugo (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 4:55 pm

    Como as coisas mudam né?

    Quando a Microsoft mudou a interface do windows 3.1 para o windows 95 era para melhorar, e o usuário quem tinha que se adaptar. O mesmo para Office 2003 para o 2007.

    Agora, como no Linux tem opção, é só escolher KDE, GNOME, Unity, LXDE, Xfce etc… Isso é ruim?

    O importante é tornar fácil para o usuário escolher. Eu mudo as cores e icones do meu sistema a cada 2 meses porque enjôo. Ainda vou escrever um script um dia para trocar automatizar a troca de temas.

    Para mim, a Canonical está só querendo chamar atenção, porque diabos o botão de fechar tem que vir onde eles querem, é só eles trocarem e deixarem uma configuração padrão deles, eles mudam as cores.

    “(…) e em breve sairá o GUbuntu!”

    huahuahua
    Dai o “U”buntu vai ser de Unity, já estava predestinado.

    Ainda bem que temos várias alternativas e cada distribuição trabalha com a que se der melhor, dando mais opções de escolha para os usuários e estimulando concorrência.

    Bom, trabalho como Gnome tranquilamente, mas sempre tive a sensação de que ele é feio (independente do tema) e os widgets tem acabamento grosseiro, se comparados às outras alternativas.

    E quando dou um ps -ax aparece serviço demais, dá a impressão que tem muita coisa bagunçada. Não sei até que ponto o Gnome 3 vai melhorar tudo isso.

    Outra coisa é o fato das modificações que a Canonical fez não terem sido aceitas e a rixa com o pessoal da Red Hat. Se os desenvolvedores do Unity forem mais receptivos quanto a isso, é natural a migração.

    o (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 5:08 pm

    @Hugo,

    O problema não é a Canonical criar MAIS ESSE ambiente desktop e nem que ele esteja disponível para instalação através dos repositórios. O problema é que será A INTERFACE PADRÃO do ubuntu é a ÚNICA

    Não tem nada de única, vão continuar todas as opções. O Ubuntu tem no repositório até o E17, Windowmaker e o saudoso AfterStep.

    o (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 5:14 pm

    @Hugo,

    O problema não é a Canonical criar MAIS ESSE ambiente desktop e nem que ele esteja disponível para instalação através dos repositórios. O problema é que será A INTERFACE PADRÃO do ubuntu é a ÚNICA que virá no CD de instalação. Lógico que dá para instalar o gnome ou qualquer outro ambiente depois do ubuntu estiver instalado, mas ele precisará de uma conexão com a internet e saber fazer isso.

    Além disso, após anos centrando o sistema em torno do Gnome exclusivamente e inclusive fazendo TODAS as ferramentas de configuração como extensões do Gnome, não vejo sentido nenhum em abandonar o Gnome e partir para um ambiente desktop radicalmente diferente.

    Eu não tenho problema de adaptação nenhum mas usuários comum têm sim. E ainda tem o problema de adoção em desktops corporativos.

    Quer fazer um ambiente legal para netbooks e que, opcionalmente, pode ser instalado também em desktops ? Criem uma imagem iso para isso, coloquem os pacotes nos repositórios e deixem quem quiser se aventurar que faça isso, não fazendo o contrário !

    Como falaram, o que vai acabar acontecendo é deixarem um projeto gNObuntu extra-oficial como o kubuntu e outros.

    André Machado (usuário não registrado) em 26/10/2010 às 5:31 pm

    Cabe revelar aqui que, em um post no fórum do GDH, um dos membros disse ter falado com o Fábio Filho, o qual teria dito que a Canonical teria planos de descontinuar todas as versões “paralelas” do Ubuntu, como Kubuntu e Xubuntu. Até que essa notícia faz sentido…

Este post é antigo (2010-10-26) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.