Ubuntu 10.04 Lucid Lynx – o que vem por aí
Enviado por André Gondim (andregondimΘubuntu·com):
Já dá para baixar, usar e ver como ficou mais rápido, bonito e funcional.
Com a última versão do
- GNOME a 2.30,
- Kernel 2.6.32-21-
- Firefox 3.6.3
Há agora um editor de vídeo o Pitivi, que deve aproximar mais os usuários de uma edição simples de vídeo. Foi substituído o Xsane que tinha um visual bem complicado pelo Digitalizador Simples (Simple Scan). E o foco dessa versão foi o visual, onde houve mudança dos atalhos de janela, fechar, minimizar, restaurar do lado direito para o esquerdo.
Foi retirado o tema Human que há um tempo era padrão agora está o tema Ambiance. Foram feitas melhorias no Ubuntu One, bem como implementado a loja de música do Ubuntu, também conhecido como Ubuntu One Music Store. Além da possibilidade de poder armazenar os contatos do celular também na nuvem. Baixe e veja mais no link.” [referência: andregondim.eti.br]
Faltou eles consertarem o Totem (que tem diversos bugs que nenhum dos outros tocadores tem, sendo que o mais crítico é um bug relacionado as legendas, que somem ao dar fast forward ou rewind no vídeo) e o Empathy, que tem suporte quase inexistente ao ICQ e transferências de arquivo (que só testei no MSN).
Eu gostei desse novo kernel e ao X, pq trouxeram suporte à aceleração gráfica na placa de video do meu note (ati) usando um driver open source :-)
O driver proprietário é muito bugado. Horrível.
Quanto ao gnome 2.30, putz, muito “podre” em relação ao que os desenvolvedores haviam prometido (se lembram, anos atrás? o gnome 2.30 será o 3.0).
O gnome-shell requer aceleração gráfica obrigatória, o que inviabilizará o uso em boa parte dos computadores com Linux no mundo. Sei lá, poderiam ter criado uma versão que, sem aceleração gráfica, funcionasse sem a maioria dos recursos (como miniaturas de janelas).
Mas sei lá…
@tenchi
O Gnome3.0 foi adiado para o segundo semestre de 2010, por causa do próprio Ubuntu. Como o 10.04 é LTS, eles preferiram deixar para “mudar da água pro vinho” depois =P
Mais por questão de estabilidade e etc. Mas existe um PPA onde da para utilizar as versões em desenvolvimento do Gnome-Shell. Está ficando legal cara!
@Tenchi
… qual tua placa ati com suporte a acaleração via driver open-source?
@Thiago
Está ficando legal? Tenho que dar mil cliques para sair de uma janela de programa e ir para outro … (ou usar alt+tab). Acho muito poluído o menu que fica no canto direito da tela, com muitos de nomes de arquivos e programas … Acho que a reação da maioria só não vai ser pior que a do KDE 4.0 pq pode-se usar o gnome normalmente sem esse gnome-shell …
Se tu puder me explicar p[q você acha legal … talx eu reveja meus conceitos…
Aff menu que fica no canto ESQUERDO da tela …
Acho absurdo fazerem tanto alarde sobre o Ubuntu, e esqueçerem o Kubuntu, que é quase a mesma coisa só que com Kubuntu, completo absurdo!!!
Do What’s New on Xubuntu:
Imagine! While replaced in the Ubuntu distribution, Xubuntu 10.04 continues to offer the GNU Image Manipulation Program in the default installation. Along with this, Xsane has been replaced in favour of SimpleScan to ease setup and operation of scanners.
Não sei por que decidiram manter o GIMP no Xubuntu, já que a desculpa era de que é um software muito avançado para usuários iniciantes. Isso quer dizer que quem usa Xubuntu sabe mais do que quem opta pelo Ubuntu? No mínimo incoerente. Mas enfim, eu ia acabar instalando mesmo, então isso me poupa trabalho.
Estou usando o Xubuntu desde a versão 9.04, pois estava tendo problemas com o PulseAudio no Ubuntu. Além disso, o Xubuntu é mono-free, o que significa mais trabalho poupado por não ter de removê-lo depois da instalação.
@Felipe, uma radeon HD3200.
Bootei pelo pendrive e quando fui ver tava lá, compiz rodando. Aí fui ver a lista de drivers, e o que estava rodando a aceleração era o radeon (acho que o radeonhd ainda não está pronto).
@ Frank
IMNSHO Xunbuntu sempre foi mais “polido” que o Ubuntu, vide os temas que habitavam a área de trabalho do Xfce. Claro, nem tudo é perfeito, e como a GUI depende em boa parte do GTK, se o bug estiver só presente no Xfce e não no Gnome, ficam sem corrigir o erro. :/
Acho que no próximo LTS eu vou de Lubuntu, se a coisa continuar assim.
sobre os botões de min, max, e rest que estão do lado esquerdo acho que a iniciativa é valida no campo da usabilidade pois geralmente quem usa mouse touch pad é um sacrifício ficar movimentando até o outro lado da tela para realizar essas operações, quem não gostar pode reverter é super fácil por sinal.
Estava fazendo testes aqui em um PC com chipset 945 intel e o Lucid rodou até o famoso cubo 3d. E estou gostando do Gnome 2.30, pois me faltava a opção de dividir a tela(f3) e através do menu de contexto posso mover o copiar um arquivo de um painel para o outro.
Também estou testando a versão Lucid 64bits em um processado Phenom II X4 + 4 GB DDR3 + Radeon HD4000 onborad e tive problemas com os drivers até a versão beta2, mas ao atualizar para o RC, meus problemas acabaram e agora tenho o compiz funcionando.
Incrível que neste Phenom (ainda não cronometrei) o logo do Ubuntu + barra de progresso, pisca uma unica vez e muito rápido, aparecendo rapidamente o Desktop. Assim não tem nem graça… Se eu não tivesse testando em outro PC mais lento, não iria nem conhecer o logo de inicialização. Desligar então, até me preocupou, pois conto 1… desligou… Isto não é problema para a saúde do HD???
Talvez seja liberação beta2
No meu netbook da acer o kubuntu da pau a cada 10 min…
@Felipe
Na realidade o gnome-shell trabalha de uma forma diferente, por um tempo usei o gnome-shell e me adaptei, no final minha produtividade com o gnome-shell se tornou absurda, entretanto fiquei altamente dependente do mouse.
@alexandre seu processador é 32bits ou 64bits? Vc verificou isso antes de instalar a versão do kubuntu?
@Frank
A razão para remoção do GIMP foi liberar espaço no CD de instalação para programas com um público mais genérico — lembrem que a instalação básica deve caber em UM CD. Como os pacotes do XFCE são menores, suspeito que eles não tiveram esses problemas de espaço ainda.
O banco de dados do OpenOffice.org foi removido pela mesma razão, AFAIK.
@ini
Instalei o “netbook i386″
Detalhe os crash a que me refiro não estão relacionados ao kde, e sua interface nova para netbook, muito bugada por sinal.
Tenho lidado com problemas no kernel e no X…
O X da pau direto, basta fazer um login que a aceleração 3d some.
O kernel inicia dando erro… e na versão beta 1 eu recebia uma mensagem para desligar a maquina por instabilidade do kernel.
O problema ja começa na instalação, onde é necessário desabilitar uma opção do aplicativo para criar a imagem, se não não da boot…