Ubuntu 10.04 chega no final do mês
O Luiz Cruz publicou no Zona Livre uma breve descrição do que lhe chamou atenção em testes com um beta do Ubuntu 10.04, agendado para a semana que vem. Achei interessante que ele chegou a testar (e funcionou) o novo recurso de sincronização da agenda com o celular.
Segue trecho:
O próximo Ubuntu, previsto pelo roadmap de 6 meses, chegará dia 29 de Abril. E esta versão tem despertado atenção de quem acompanha as peripécias da Canonical.
O Lucid Lynx, codinome da versão, traz nova melhoria de desempenho, principalmente na inicialização. O fato é justificado pelo completo abandono do HAL (Hardware Abstract Layer), que inclusive já havia sido alterado na versão anterior.
(…) Agora o mais interessante. A integração com redes sociais foi remodelada totalmente. O aplicativo que comanda a mudança é o MeMenu e o poderoso cliente Gwibber. Ele suporta os seviços: Twitter, Identi.ca, StatusNet, Facebook, FriendFeed, BrightKite, Digg, Flickr e Qaiku. Com ele é possível acompanhar múltiplos feeds. (via info.abril.com.br)
Se ele não usa mais HAL o que está sendo usado agora?
Todos estão anciosos pelo lançamento do Ubuntu Lucid, ainda mais esse, que é um LTS (Suporte a longo prazo). Novo tema, novos papéis de parece, novos aplicativos para redes sociais, maior integração com ipods e iphones… em suma, uma evolução que está apenas começando. :)
Já é sabido que os servidores da canonical vão ficar entupidos e lentos, então no dia 29 irei baixar por torrent, pois assim além da velocidade ser relativamente alta, poderei upar para quem quiser baixar também.
É isso ai, Ubuntu, Linux para seres humanos.
@danilo
devicekit, não?
@danilo @Thales Oliveira
udev
brigado^^
Linux para seres humanos ?! Todas as distribuições são para seres humanos. Só variam as necessidades de conhecimento prévio de informática.
O slogan deveria ser “Debian para novatos”.
Pô, eu adorei o debian para novatos, logo eu, que tambem uso o Sabayon..gentoo para iniciantes. Também gostei do PC-BSD…BSD para poka-prátikas.
Sem querer que os fanboys tenham taquicardia, mas os melhores releases do ubuntu são mesmo os LTS.
Como a base de usuários é realmente gigante, até eu vou usar, todo dia vai rolar noticia ubuntu do dia.
Esse é o momento do pessoal das outras distribuições Linux ficar com a invejinha e desdenhar o Ubuntu.
A idéia de que os usuários avançados têm que usar distribuições mais complicadas é totalmente sem fundamento. Usam estas quem tem tempo livre ou necessidades específicas. O ubuntu, assim como outras distribuições práticas, atende perfeitamente qualquer tipo de usuário… nunca senti falta de nada no repositório oficial.
Por que só falam do Ubuntu, porque não falam do Kubuntu, que só tem 1 desenvolvedor pagao e rala para deixar o Kubuntu bom e usavel???
Ubuntu == “Debian for Dummies”
http://www.ukimagehost.com/temporaryviews/65f7fe851f.jpg
@Cabral, o Kubuntu é mesmo deixado de lado pela Canonical, quando ela poderia enxergar nele um meio de “roubar” usuários de outras distros que usam o KDE, como o Mandriva.
Hoje ainda não existe um cliente ubuntuone para o Kubuntu, o que acarretará que aquela loja de músicas do Ubuntu não vai funcionar no Kubuntu, produto da mesma empresa!
Isto é bizarro.
O KDE hoje tem muitos programas 500 vezes melhores que o GNOME (e outros muito inferiores, diga-se de passagem). A Canonical está errando feio ao deixar o Kubuntu em escanteio. Também, com um nome feio deste… :-)
hehehehe … inveja do kubuntu ?
Linux para seres humanos ?! Todas as distribuições são para seres humanos. Só variam as necessidades de conhecimento prévio de informática.
O slogan deveria ser “Debian para novatos”.
Debian? O que é Debian?
Eu ainda aposto mais na ideia do Xubuntu e do Lubuntu, que são desktops mais, digamos, minimalistas.
Aliás, falando em HAL, no Xubuntu o Thunar-volman (se não me engano) ainda depende dele (fora outras coisas). Tomara que o Xfce se livre logo disso.
$ ps ax | grep hal
1295 ? Ssl 0:11 /usr/sbin/hald
1296 ? S 0:00 hald-runner
1329 ? S 0:04 hald-addon-input: Listening on /dev/input/event5 /dev/input/event4 /dev/input/event0 /dev/input/event1
1363 ? S 0:04 hald-addon-hid-ups: listening on /dev/usb/hiddev0
1364 ? S 0:00 /usr/lib/hal/hald-addon-cpufreq
1366 ? S 0:00 hald-addon-acpi: listening on acpid socket /var/run/acpid.socket
1367 ? S 0:38 hald-addon-storage: polling /dev/sr0 (every 2 sec)
22149 pts/0 S+ 0:00 grep hal
Ubuntu sempre foi bom e está cada vez melhor. Uso muito o Slackware e o velho Debian de Guerra. Garanto que no Ubuntu dá para aproveitar o tempo pela facilidade, mas quando não tenho nada a fazer, como estudar e os problemas da empresa!!! Eu fico praticamente 16 horas estudando e testando scripts, python (+ scripts???), perl entre outras coisas. Não podemos esquecer que o Big Bruno e sua “equipe” está fazendo um ótimo trabalho, o qual, venho acompanhando (Bigbashview é a maior evolução em termos de automatização de tarefas). Então que gosta do KDE, por favor acompanhe o forum do BiGLinux e não vai se arrepender…
tem que ser fácil de instalar usar. só isso