Ubuntu 10.04 adaptado para uso de pessoas com deficiência visual
Enviado por fabiano Garcia Fonseca (fabianoΘlinuxacessivel·org):
Principais características * Sistema configurado para carregar em português e com o leitor de telas Orca ativo. * Scripts para regular o tamanho da fonte, um recurso facilitador para pessoas de baixa visão. * Troca do GKSU (programa que solicita a senha para execução de programas administrativos) por uma versão que não trava o Orca. * Teclas de atalhos definidas para ajustar se o Orca vai ser carregado automaticamente ou não. * Tecla de atalho definida para restaurar o Orca ao default da instalação. *Orca configurado para ativar o ampliador de telas na janela de login. * Definida tecla de atalho para carregar o Orca com o ampliador ativado. *Instalado o Mozilla firefox 3.5.9 no lugar do Mozilla Firefox 3.6, por este último, apresentar problemas de acessibilidade. Estas são apenas algumas das modificações feitas, mas existem mais outras que melhoram a usabilidade do ubuntu para deficientes visuais. Click aqui para ver mais detalhes e fazer o download para descobrir mais novidades desta customização.” [referência: linuxacessivel.org]
Parabéns pelo projeto! E viva a acessibilidade! Aliás, todos os desenvolvedores deveriam lembrar-se dos que necessitam de recursos especiais para exercer plenamente sua cidadania quando desenvolvem seus produtos!
Parabéns pela iniciativa! Acessibilidade deveria ser tema obrigatório nos cursos de desenvolvimento de software e deveria também ser obrigatório por lei nos projetos de software.
Espero ver mais iniciativas como esta no Brasil e no resto do Mundo.
Excelente…O ubuntu ficava a dever nesta área de acessibilidade. Ps.:O politicamente correto contínua a mutilar nossa língua, aumentando ainda mais o número de caracteres: Pessoas com deficiência visual nada mais é do que…”deficientes visuais”, o que não significa, nem um pouco, uma ofensa. Visto que todos nós temos deficiências.
Parabéns pelo trabalho. Embora eu não tenha nenhuma deficiência que possa ser considerada grave ou limitadora para usar um computador, eu sou plenamente a favor de projetos como este e acho que deveriam existir mais projetos como este e outros adicionais para complementá-lo.
Certa vez eu acompanhei uma thread, de uma pessoa com deficiência visual, em uma lista de programação e aquilo me deixou surpreso pois já tinha lido diversas mensagens dele e não havia nada que pudesse sinalizar tal restrição.
Ele só relatou tal restrição quando alguém o respondeu usando um programa que formatava as mensagens de maneira confusa demais para o seu leitor de tela.
Embora soubesse que isso não fosse um limitador para exercer tal tarefa, eu particularmente nunca tinha evidenciado o fato.
Mas estas são coisas que vamos encontrar com mais frequencia na Internet do que na nossa vizinhança e graças a projetos como este que torna os computadores acessíveis para aqueles quem não gozam plenamente dos seus cinco sentidos, acredito que a tendência é encontrarmos mais e mais pessoas usando remasterizações como esta.
Parabéns, é isso aí cada dia mais vamos tornar o software livre mais
humano e acolheidor…
Espero pelo dia que todos aderirem pela real liberdade de software…