Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


TuxFrw 3.0 em beta – chamada para testes

Enviado por Marcelo Gondim (gondimΘlinuxinfo·com·br):

“É com satisfação que depois de vários meses sem alterações no TuxFrw, venho colocar para a comunidade e pedir ajuda nos testes para o lançamento do TuxFrw 3.0. Para aqueles que ainda não usaram o TuxFrw, ele é um Firewall baseado em Netfilter/IPTables composto de um conjunto de shell scripts organizados de forma modular para facilitar a configuração de Firewalls simplificando o uso das regras e aplicando elas em uma direção. Tem suporte para até 3 interfaces de rede separando rede interna, DMZ e rede pública, suporte à NAT, VPNs PPTP e OpenVPN, Proxy Transparente ou não. Nessa versão 3.0 vem com suporte também à IPv6. O TuxFrw é atualmente usando em diversas empresas, Universidades, Órgãos do Governo e outras entidades como ONU.

Ele é livre e pode ser usado até mesmo em seu micro pessoal. Não é um projeto novo, pois existe desde 2001. Para quem quiser ajudar a testar a versão 3.0 beta abaixo vai o link: http://www.linuxinfo.com.br/tuxfrw/

O manual ainda é da versão 2.x e é antigo, estou acertando ele mas mesmo assim ainda é útil para entender como funciona o TuxFrw. Ele se encontra junto quando descompactado. Em casos de testes do IPv6 o TuxFrw só irá funcionar com kernels >= 2.6.20 por causa do stateful para IPv6. Em caso de dúvidas meu contato: gondim at linuxinfo.com.br” [referência: linuxinfo.com.br]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-05-21

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Parece ser legal, dar uma olhadinha. ;)

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 10:01 am

    É baseado no finado Coyote Linux?

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 12:26 pm

    @Allan

    Opa :) não não ele foi baseado no CFTK Conectiva Firewall Tool Kit da antiga Conectiva. Comecei à trabalhar no TuxFrw em 2001 logo depois que saí da Conectiva. :) o CFTK não era modular e não tinha muitos dos recursos que o TuxFrw tem hoje.

    Qualquer coisa é só mandar e-mail. Valeu pela ajuda nos testes pessoal.
    A parte IPv4 já funciona bem há muitos anos e como recentemente fiz um curso de IPv6 no nic.br resolvi migrar ele também para IPv6.

    Grande abraço

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 12:33 pm

    Dá para fazer controle de banda por ele?

    Abs!

    MarcusJabber (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 12:35 pm

    Na página do sourceforge está escrito Suporte para “policy routing” / controle de tráfego (CBQ)

    Esse futuro já chegou?

    Parabéns pela iniciativa. =)

    Abs!

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 21/05/2010 às 12:47 pm

    @MarcusJabber

    Opa não adicionei o controle de banda porque sairia muito do foco dele. Pode ser que quando sair alguma interface web para ele veja alguma integração com controle de banda. Mesmo porque hoje já existem muitas soluções de controle, até mesmo usando o htbinit. Eu tenho até um esquema usando mysql, mas vai ficar realmente pra frente. Eu precisava fazer uma limpeza no TuxFrw e ao mesmo tempo adicionar o suporte ao IPv6, então resolvi lançar a 3.0 com todas essas mudanças.

    Mas não está descartada a hipótese de controle de banda nas futuras versões. :D

    indiox (usuário não registrado) em 22/05/2010 às 12:46 am

    ae Gondim, parabéns pelo 3.0!
    Vamos marcar os chopps! []‘s Indio)(

    Marcelo Gondim (usuário não registrado) em 23/05/2010 às 4:00 am

    :D Valeu indiox, vamos sim e mais uma vez venho agradecer quem puder ajudar nos testes, principalmente nos testes com IPv6. Obrigado mesmo. :)

Este post é antigo (2010-05-21) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.