Trinity, um fork do KDE 3.5
Enviado por ceti (jotatbΘyahoo·com):
No dia 03 deste mês foi lançada a versão 3.5.12, com correção de bugs, melhorias no Kontact e no Amarok e também na usabilidade ( o Ark agora suporta compressão XZ/LZMA etc) e na interface (novo tema padrão para o KDM etc). Também foram adicionados dois novos programas: Kerry e Bibletime. A versão 3.5.13 está prevista para 04.01.2011.
Segundo o site, você pode instalar o Trinity junto com o KDE4: ele detecta e ajusta os programs do KDE4, de forma que eles são facilmente rodados dentro do próprio Trinity.
Existem pacotes prontos para Debian Lenny e Squeeze, Ubuntu (do Intrepid até o Maverick) e Slackware 12.2. Mais: você pode baixar também ISOs já prontas do Kubuntu 10.10 com o KDE Trinity 3.5.12 pré-instalado (versões Desktop e Enterprise).
A equipe ainda é pequena (três pessoas) e eles precisam de ajuda em diversas áreas: suporte a Bluetooth, traduções, design da interface e artwork.” [referência: trinity.pearsoncomputing.net]
Me parece uma grande perda de tempo. Melhor se eles se juntassem para melhorar o kde4
Seria bom se usassem a Qt 4.x no projeto.
E viva a liberdade né? Eu sou adepto ao kde4, mas como o kde é livre eles podem pegar o que quiserem e pintar e bordar. Mandem v!
Quanto mais opções, melhor. Isto acirra ainda mais a competição.
E desenvolver software livre nunca é perda de tempo. Nunca, nunca, nunca.
Eu fui um orfão do KDE3 durante muito tempo antes de começar a usar o KDE4. Ainda há vários recursos no KDE3 que ainda não foram portados pra versão 4. Eu gostava muito do amarok1.4, padrão do KDE3, e só passei a usar o amarok4 depois que este ficou mais maduro, mas ainda não tão bom quanto o velho 1.4. Mas já existe um port do amarok 1.4 para o qt4 chamado clementine. Muito bom.
As regressões aconteceram principalmente nas partes reescritas do zero, como as aplicações da suíte Koffice.
Desejo sorte ao projeto. Ter o mesmo fôlego e abrangência da equipe KDE vai exigir muito esforço…
O KDE3 com Qt4 seria realmente interessante. Mas depois que eu comecei a usar o KDE4 (entrou como padrão no Slackware 13.0) e efetuar algumas personalizações acabei acostumando e, salvo um ou outro recurso, acho que não preciso mais do KDE3.
Uma coisa que me prende no KDE 3.5.10 e o preview detalhado dos arquivos quando você passa o ponteiro do rato em cima dele,o mais próximo disso no KDE 4 é o dolphin mais se eu for ficar abrindo o dolphin para ver informações dos arquivos para o que eu faço fica anti-produtivo não sei se ness última atualização isso foi implantado,fica aí o exemplo do que estou falando
http://img99.imageshack.us/img99/3267/kde3510ratopreviewarqui.jpg
@Anderson Freitas: esses dias eu fucei tanto no KDE4 (4.4.5) pra conseguir ver o preview detalhado de arquivos (no Konqueror) que eu acabei conseguindo no computador de casa. Mas, sinceramente, não lembro de tudo o que fiz, só sei que deu certo. Se eu conseguir refazer os passos, escreverei uma dica no VOL.
Já tava mais que na hora. KDE 4.x é a desgraça do mundo!
Caraka, não acredito, então não sou somente eu o cara que acredita que o KDE4 estragou o KDE
Boa sorte ao projeto, eu sou um dos usuários que deixou de usar o kde desde a mudança para o 4.
….. uhuuuu… pensei q fosse sou eu (2)….
O KDE 3 foi e é muito melhor que o KDE4… IMHO
KDE 3.5 é ótimo! Simples, bonito e intuitivo.
KDE 4.x é muito ruim! Cheio de bugiganga, bonito e muito confuso.
@tenchi
Eu tambem fiquei chateado com a direção do Amarok, mas hoje eu uso o Juk que é bem fácil como o amarok 1.4 e estou feliz com ele.
Muito boa a ideia, mas acho q sou um dos poucos que está preferindo o kde4.
incrivelmente, sinto que mesmo sendo um pouco mais lento e desconfiguravel em alguns pontos, em outros tá bem mais avançado e economico, como por exemplo para um notebook as distros que tem kde4 duram mais tempo na bateria que as que tem kde3 (em mesmas comdições: sem nepomuk nem composição)!
Depois de um tempo de costume, o kde3 fica parecendo desktop pra geeks e kde4 para usuários finais =D
Infelizmente(ou felizmente) uso a partir do 4.5, adorei em relação aos outros ambiente… mas tenho que dizer esse 3 era feio mas mais integrado testei aqui é realmente interessante…. MAS
alguém tem que forkar o Gnome e tirar tudo que tem de mono para tornar a competição justa novamente… sugiro Duende de nome…
Daqui a um mês, ninguém vai estar falando nesse projeto. Ele irá para o grande hal dos projetos mirabolantes de software livre que não deram certo e somar-se-à a nomes desconhecidos, como Alky, GoneME e Blanes.
Anderson Freitas e Fellype, para exibir o preview dos arquivos no konqueror do kde 4 faz o seguinte.
Menu configurações——-configurar konqueror———–geral——-exibir dicas. Configure quais as dicas devam aparecer como tipo , tamanho, modificado….do arquivo.
abraço
Sensacional !!! Mas demorou muito né ? Espero que tenha continuidade !!!
Eu prefiro o KDE4, sem comparação.
Mas boa sorte pros caras, cada um com seus problemas hehe
Acredito que eles devem escolher melhorar drasticamente a QT3 ,mas não mudar de kit .
O QT4 é pesado,tem muitos bugs e a Nokia (aquela que prende pessoas) está empurrando muito para o mundo móvel.
Byuu ,um desenvolvedor do maravilhoso software bsnes fez um longo texto sobre a indignação do QT4:
http://byuu.org/articles/qt
[modo troll on]
É engraçado quando é o usuário windows que tem resistência de mudar de SO é prguiçoso, agora quando um projeto da uma guinada para tornar-se melhor ele é ruim e vou abandonar. Afinal a grama mudou de cor.
Seria bom se usassem a Qt 4.x no projeto. [2]
Não deveriam ter continuado fazendo novas versões do KDE. Deveriam ter parado na 3.5. Assim, ficava bom. Ninguém iria reclamar.
E, como disseram acima: Nós falamos mas de users que tem preguiça de sair de outros OSs porque “já são acostumados”. mas é impossível mudar de versão de Desktop Environment? Se isso é difícil, imagina então mudar de OS?!
A minha maior reclamação com o KDE 4 são Akonadi, Nepomuk e afins. Acabo sempre desativando eles de uma forma ou outra (nem que seja chmod a-x) e não fazem a mínima falta para mim.
@marck
E o melhor, ou pior, a navegação de arquivos é um KPart, ou seja, se tu configura para exibir dicas no Konqueror, o Dolphin exibe também.
Tem gente que é igual caranguejo, so anda para trás!
Para que um ambiente mais moderno e estável que o kde 4.5? Supera de longe mesmo o gnome 3 que ainda nem esta operacional, e pelo geito so vai ser o mesmo gnome com um desktop grid, acho que atualmente as escolhas se resumem a isso:
Quer modernidade = KDE
Quer leveza = LXDE
To começando a acreditar que quem prefere o kde4 é porque realmente nao usou o 3 pra valer.
O problema é que o KDE4 nao estava pronto e ja foi empurrado como pronto/estavel. Muitas coisas mudaram pra pior nos softwares:
- Amarok era muito bom, o novo é um horror.
- Sinto o mesmo com as mudanças no Kopete
- Dolphin é uma piada em relacao ao Konqueror (eu sei que posso continuar usando konqueror, mas pra mim indica que os esforços vao ser no focdos no Dolphin)
- Dragon Player? Acho que quando colocaram ele como padrao nao tinha nem suporte à legendas.
Acho que foi traumatizante pra muita gente. Eu lembro de ter ficado muito irritado com detalhes como bugs no “tray icon” (nele em si e widgets).
Eu gosto de experimentar novidades, mas tem momentos que eu quero meu ambiente funcional.
Ps: Assisti o filme “The Social Network” sobre o Facebook esse final de semana e o mesmo é cheio de cenas mostrando o KDE3 :-)
“O problema é que o KDE4 nao estava pronto e ja foi empurrado como pronto/estavel. Muitas coisas mudaram pra pior nos softwares:”
A pior mudança do KDE 4 pra mim foi a alienação ao Akonadi e amiguinhos. Não consigo achar utilidade para eles (não uso nada do kdepim, nem desktop search, nem nada disso), tudo que eu queria era poder desativá-los para sempre sem ter que dar chmod a-x.