Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Tecla SysRq e teclas de função: o começo do fim?

Por que não começar eliminando fisicamente também o Caps Lock?

Tradicionalistas dos teclados no Linux em PCs ultimamente vão sofrendo um golpe após o outro: primeiro foi o adeus à funcionalidade default da combinação Ctrl+Alt+Backspace (que forçava o encerramento do X11) em distribuições recentes, e agora a Lenovo quer ser a precursora de um novo adeus, removendo de seus novos teclados de Thinkpads a tecla SysRq.

Herdeira de funcionalidades de antigos terminais, a tecla SysRq foi mantida nos teclados dos IBM PCs e seus sucessores ao longo das últimas décadas, muito embora a maioria absoluta dos usuários não tivesse utilidade para ela. Com alguns administradores e usuários avançados de Linux a história poderia ser diferente – ao menos para os que sabem o que é o Magic SysRq, que já me ajudou a sair de diversas enrascadas.

Claro que logo surgirá alguma alternativa para nós, e francamente concordo com a remoção desta tecla dos notebooks, se ajudar a dar espaço para outras usadas com mais frequência, ou reduzir o aperto, ou mesmo permitir que as teclinhas ganhem alguns nanômetros a mais.

Mas para aumentar o grau de mudança em nossas vidas, a Lenovo foi além e praticou uma inversão: seus novos teclados de Thinkpads agora passam a ter as teclas de função (F1, F2, F3, …, F12) como secundárias, precisando ser pressionadas em conjunto com a tecla Fn – e as antigas funções secundárias (brilho, contraste, volume, controle da rede sem fio, etc.) passam a ser primárias.

Quem (como eu) ainda usa aplicações que emulem, implementem ou mantenham os costumes dos terminais “tradicionais” nestes laptops pode vir a sentir alguma piora, mas francamente eu acho que a mudança faz sentido, é positiva, e provavelmente logo surgirá um mapa de teclado continuísta para quem se sentir prejudicado ;-) (via pcauthority.com.au)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-01-16

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Bruno (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 3:12 pm

    Meu Dell Inspiron 1525 veio configurado de fábrica com as teclas de função como secundárias, bastou uma configuração na BIOS para alterar este comportamento.

    E também o teclado deste notebook não tem a tecla SysRq.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 4:39 pm

    O problema que vejo em colocar as teclas de função como secundárias é o conjunto que as substitui.

    Brilho maior, menor, wifi ? A freqüência de uso é muito menor.

    Adilson dos Santos Dantas (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 4:47 pm

    Ainda esqueceu de algo que considero mais grave. Alguns modelos de notebooks, no teclado ABNT2, eles removeram a tecla correspondente aos caracteres ? e / jogando esta função ao Alt-Q e Alt-W. Para mim já chega ao absurdo, principalmente que fica mais complicado escrever uma URL ou, para quem usa Linux no terminal, tem que apertar mais teclas na hora de escrever cd /usr/algumaoutrapasta/no/sistema/

    Agora, no caso de outras funções, deu trabalho para reativar o ctrl-alt-backspace mas consegui. E a ausência do SysRq logo deve incomodar algum desenvolvedor que vai remapear esta tecla em alguma nova combinação.

    Renan (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 5:00 pm

    O meu notebook tem o / no AltGR-Q e o ? no AltGR-W.

    Como ele tem teclado numérico dedicado (é um modelo de 17″), o / é resolvido usando o do keypad, e o ? eu acabei acostumando (tanto é que eu acabo usando essa combinação de teclas no desktop).

    devnull (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 5:05 pm

    Muito simples – não usem Lenovo.

    Liberdade é isso.

    Bem, no caso das teclas multimidia tendo preferencia das teclas de funcções, nos modelos da Dell, é só entrar na configuração da bios e mudar para o comportamento normal.

    MDK (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 5:33 pm

    já vi netbook que removeu a tecla “|”, sinceramente, um absurdo…

    Luiz Claudio Eudes (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 8:10 pm

    “Mas para aumentar o grau de mudança em nossas vidas, a Lenovo foi além e praticou uma inversão: seus novos teclados de Thinkpads agora passam a ter as teclas de função (F1, F2, F3, …, F12) como secundárias, precisando ser pressionadas em conjunto com a tecla Fn – e as antigas funções secundárias (brilho, contraste, volume, controle da rede sem fio, etc.) passam a ser primárias.”

    Esse é o padrão nos teclados da apple, tento a opção de reverter nas Preferência do Sistema e na maior parte do tempo é melhor assim!

    Dêem uma olhada no teclado da apple e tente adivinhar quais teclas estão faltando: http://store.apple.com/br-hed/product/MB869LL/A?fnode=MTY1NDA1Mg&mco=MTI5NDQxOTk

    Luiz Claudio Eudes (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 8:12 pm

    “Mas para aumentar o grau de mudança em nossas vidas, a Lenovo foi além e praticou uma inversão: seus novos teclados de Thinkpads agora passam a ter as teclas de função (F1, F2, F3, …, F12) como secundárias, precisando ser pressionadas em conjunto com a tecla Fn – e as antigas funções secundárias (brilho, contraste, volume, controle da rede sem fio, etc.) passam a ser primárias.”

    Esse é o padrão nos teclados da apple, tento a opção de reverter nas Preferência do Sistema e na maior parte do tempo é melhor assim!

    Dêem uma olhada no teclado da apple e tente adivinhar quais teclas estão faltando: http://store.apple.com/br-hed/product/MB869LL/A?fnode=MTY1NDA1Mg&mco=MTI5NDQxOTk

    Em compensação o teclado “cheio/completo” vai até o F19 O:
    http://store.apple.com/br-hed/product/MB110LL/A?fnode=MTY1NDA1Mg&mco=MTI5NDQxOTE

    Frank (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 8:40 pm

    Muito simples – não usem Lenovo.

    Liberdade é isso.

    Concordo plenamente.

    Tenho um Logitech Access Keyboard no meu PC cujas teclas de função (F1, F2… F12) são secundárias por default. Inicialmente elas funcionam como teclas multimídia (play, pause, etc…) e funções de correio eletrônico. Existe, porém, uma tecla F-Lock que funciona como um Caps-Lock ou Num-Lock, ou seja, inverte a função dessas teclas.

    Quanto ao Ctrl+Alt+Backspace, para mim foi só uma questão de tempo até me acostumar com o Alt+PrtScr+K, apesar serem raras as vezes em que preciso reiniciar o X.

    Anos atrás a tecla Clear (5 no teclado numérico) foi extinta. Porém, como era compartilhada com o número 5, continuou ocupando espaço físico no teclado.

    Uma outra tecla que está perdendo o sentido é a Scroll Lock. Quem sabe daqui a alguns anos ela será a próxima a ser removida?

    Scirious (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 9:08 pm

    Bem, os teclados do MAC já vinham com as teclas de funções como secundárias também.

    Erick Moreno (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 9:29 pm

    Sinto uma falta absurda do Alt+F4 nos novos Dell. Alt+Fn+F4 não se digita com uma mão só =/

    Ozzy (usuário não registrado) em 16/01/2010 às 11:48 pm

    Este negócio de aposentarem algumas teclas é chato mas não é novidade. Eu, que já usei teclas tipo INT e LOC já vi muita coisa sumir e aparecer em teclado. Acho desperdício por exemplo a tecla do cê-cedilha do ABNT, visto que, pela frequência de uso, não tem nada demais usar acento agudo+C.

    A capslopck é praticamente inútil e geralmente mais atrapalha que ajuda, lembro que o Aurélio promovia em seu site uma divertida campanha para arrancá-la dos teclados.

    Estas teclas tornam-se mais inconvenientes ainda em teclados miniatura, onde (a falta de) espaço é problema, como em notebooks ou celulares.

    Agora o cúmulo da inutilidade e do desperdício mesmo são aquelas teclinhas para chamar menus / funções do windows !! Tenho um ACER com o teclado semelhante ao descrito acima pelo Adilson, onde o “/” e o “?” foram parar em lugares estranhos. A saída que achei foi criar um mapa de teclado sob medida, realocando-as em uma das teclas “windows”, a tecla “menu” do lado direito gera o “/” e, pressionada junto com o “shift” gera o “?”. Ao menos arrumei uma utilidade para as tais teclinhas…

    O.O.

    Caio César (usuário não registrado) em 17/01/2010 às 7:58 am

    Vi alguns pontos na discussão e farei uns comentários:

    Alt + F4 com falta de ergonomia por exigir o uso da tecla Fn? Tentem usar Control + Q, funciona em vários aplicativos, especialmente se o toolkit for GTK.

    Control + Alt + Backspace não funciona mais? É necessário editar o arquivo de configuração do X. Eu aqui não faço tanta questão, pois uso as opções DontZap e DontZoom em ServerFlags, então deixo desligado por escolha.

    Matar Scroll/Caps Lock? Scroll Lock eu utilizo ao editar planilhas eletrônicas e no Lotus Notus. Não quero perder a tecla. Também utilizo Caps Lock para preencher formulários e tenho o costume de entrar com comandos em caixa alta se o sistema não é case sensitive pra isso (DOS/Windows e OpenVMS, principalmente).

    Em desktops, tenho para mim que teclas multimídia devem ficar isoladas (dedicadas) e que o layout deve ser completo, em notebooks, costumo ser bem chato também, especialmente se o modelo for de 17″.

    A primeira tecla com o logo daquele popular sistema operacional, também conhecida como Super, eu utilizo como modificadora no FVWM, para lançar aplicativos. Já a segunda tecla com o logo e a tecla Menu, são usadas no SCIM, para escrever em outros idiomas com escrita complexa. No caso da tecla Menu, eu utilizo Shift + F10 para chamar o menu de contexto, já que F10 chama a barra de menus.

    tenchi (usuário não registrado) em 17/01/2010 às 11:50 am

    Há, no meu note acer, que como dito acima, não possui as teclas / e ?, mas mapeei (só no X, não descobri como fazer no terminal) para que a tecla Ctrl direita sirva para esta função, já que pouquissimos programas usam esta tecla (o único que conheço é o virtualbox, mas já mapeei outra tecla para ele, F9).

    O teclado em questão é muito mal planejado: possui um CAPS LOCK que só atrapalha a digitação da letra mais usada, A; não possui a Barra /, mas possui uma tecla shift direita enorme, com o espaço de três teclas normais.

    Qual a razão disto? Primeiro: usuário de Windows não usa o caractere barra. Segundo: usuário Windows não faz pergunta. Temos então que usuário windows por definição só recebe as coisas mastigadas na forma de afirmações e verdades, nunca como respostas, já que não há perguntas hauahuahau Ok, não é uma lógica válida :-)

    A tecla SysRq ainda existe no meu teclado. Mas as distribuições Linux fazem um péssimo uso delas. Isso porque elas estão ativas nas maiores distros, tais como Ubuntu e Fedora. Mas elas são muito perigosas. A maioria dos usuários simplesmente não precisa delas, ou seja, poderiam estar desativadas no kernel. Já os usuários que precisam, poderiam ter uma versão do kernel com elas ativas ou mesmo compilar seu kernel, como eu mesmo fiz por anos no Slackware para desativar tal função.

    Aí vem um usuário Windows, que acaba de descobrir este “defeito” do Linux e diz: “O Linux é tão ruim que como usuário comum, só pelo teclado, dá pra desligar o computador”. Aì aperta alt+SysReq+O e o sistema simplesmente desliga. Que Linux ruim, hein :-)

    @devnull:
    Não usar Lenovo?
    Eu tenho laptops Toshiba, Dell e Lenovo… A diferença entre eles é absurda. Não troco um Lenovo por outra marca, nem se elas custarem 25% menos!

    Psycho Mantys (usuário não registrado) em 17/01/2010 às 8:21 pm

    Isso é uma coisa muito ruim.

    Eu uso muito as teclas Fn, não para fims de terminal, mas para passar de um desktop para o outro e outras funções assim.

    Não se deve mudar um padrão assim. Não existe a desculpa de simplesmmente não use, se todo mundo pensar assim, fica uma putaria de padrões.

    andré (usuário não registrado) em 17/01/2010 às 10:33 pm

    pq todo teclado tem aquele tecla do windows?? nem todo mundo usa o win.

    Lewis (usuário não registrado) em 18/01/2010 às 5:16 pm

    Isso não é novidade, meu Dell não tem SysRq.

    Além disso as teclas de função vem como secundárias, eu acho horrível como já citaram, apertar ALT + Fn + F4, se soubesse que seria tão ruim não teria comprado, mas só percebi depois de um tempo de uso.

    Sobre remover o CapsLock, eu sempre removo com uma faca, nunca senti falta!

    Fabiano (usuário não registrado) em 21/01/2010 às 8:19 pm

    Uma coisa que me atrapalha muito em alguns teclados é o conjunto de teclas de gerenciamento de energia (sleep, wakeup e hibernate), principalmente quando ficam no lugar de outras teclas (geralmente print/scroll/pause) … Cansei de desligar máquinas porque o dedo vai pra lá no automático, apertar uma tecla que não está em seu lugar correto …

Este post é antigo (2010-01-16) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.