Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Symbian abre seu código 4 meses antes do previsto

Notícias internacionais informam que o código do Symbian, cuja abertura foi anunciada em 2008, será disponibilizado ainda hoje. O prazo informado anteriormente encerrava em junho, mas aparentemente os responsáveis se empolgaram ;-)

Os primeiros fones com a versão open source do popular sistema operacional para dispositivos móveis devem chegar ao mercado apenas no início do ano que vem.

Até lá veremos que avanços estarão presentes e, especialmente, como será a adesão entre os fabricantes e desenvolvedores extra-Nokia. Como será a capacidade de adesão da nova alternativa, considerando a tração já alcançada pelas demais alternativas (open source ou não) competindo pela atenção dos mesmos desenvolvedores e fabricantes? (via osnews.com)

Atualização: como o leitor Becker (apoenaΘhotmail·com) foi o primeiro a informar, a abertura do código foi confirmada.


• Publicado por Augusto Campos em 2010-02-04

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 5:45 pm

    Essa hora já deve ter vários chineses mexendo no código para adaptar o sistema para os futuros MP53.

    Brunno Gomes (usuário não registrado) em 4/02/2010 às 6:26 pm

    @Weber Jr.

    Mas isso os chineses já fazem faz tempo. :)

    @Weber Jr

    Não adiantaria, o Symbiam é muito pesado para os processadores fuleiros que os MP[X] usam. Todos os China phones usam um sistema proprietário chamado da Media Tek, eles só adaptam a interface.

    Espero que o Symbiam se torne um tipo padrão para celulares de médio custo e até baixo.

    Gustavo Melo (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 6:13 am

    Só Chuck Norris consegue fazer o Symbiam funcionar no MP53. Na verdade ele já usa o Symbian em rádios comunicadores desde Bradock.

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 8:45 am

    Esta abertura é demasiado tardia… vamos ver o que dá.

    Quanto aos comentários sobre os fabricantes chineses… eles naturalmente passam a usar outros processadores mais potentes. Já o fazem nos clones de equipamentos com windows ce e mobile.

    @Gustavo Melo, mas será que ele consegue fazer rodar num Pense-Bem? :-)

    psicoppardo (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 10:40 am

    concordo com @alexandre, visto que vi um clone n73, rodando o sistema da Nokia, muito bem por sinal. Detalhe, só percebi que se tratava de uma imitação pelo o volume e peso do celular.

    Tem varios modelos de chingling que roda o windows mobile.. concerteza eles conseguem rodar o symbian.

    o legal dos chingling em suas ultimas versões é o acabamento que chega a ser perfeito e as opções de TV, GSensor ,2 chips, wifi e gps por uma média de 140$ em breve vai ter com 4 chips.. tenho um imitando o black barry com acabamento em couro e um mini n95 com acabamento meio que emborrachado parecido com os da motorola.

    trabalho no paraguai e sempre estou atualizado dos últimos modelos que chegam por aqui.. sou fã desses aparelhos :P

    Alexandre Cunha (usuário não registrado) em 5/02/2010 às 4:03 pm

    uma pergunta aí para o @psicoppardo… terá visto um clone n73 com um software que mimitiza o look & feel do symbian do n73 ou com uma cópia (não autorizada) do symbian?

    É que eu ainda conheço clones usando symbian (mesmo symbian) mas posso estar desatualizado. A ultima vez que pesquisei sobre isso terá sido há uns 5 meses.
    Agora clones de HTC usando wm6, bom, isso há.

    A minha esperança com o essa abertura do symbian, é mesmo aparecerem mais equipamentos usando o symbian em vez da porcaria do wm6.

    E falo com conhecimento de causa. Eu tenho equipamentos para os 2 sistemas, symbian e wm.

    Quando comprei um HTC (wm 5/6) o maior potêncial vi nesses equipamento, foi somente o hardware. Na altura (há 3 anos) bem melhor que nokia.

    Além disso no HTC eu troco de ROM (graças à comunidade, não saiu versão wm6 para o meu HTC 3600P, mas a comunidade tratou de cozinhar uma solução) coisa que até agora não vejo possível para o meu Nokia N73.

Este post é antigo (2010-02-04) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.