Suporte a PowerPC descontinuado silenciosamente no openSUSE e Fedora
Segundo esta nota no OSNews, duas das distribuições que ainda mantinham suporte à arquitetura PowerPC estão mudando de posição: consta que o openSUSE já interrompeu o suporte a ela, e o Fedora irá fazê-lo em sua versão 13 (embora haja uma iniciativa comunitária para manter o PPC como arquitetura secundária no Fedora).
Chamou a atenção do articulista o modo silencioso com que estas mudanças parecem estar sendo implementadas, com pouco ou nenhum anúncio público, press release, etc.
É bem verdade que o percentual de usuários de PPC entre o público destas distribuições parece ser bem pequeno, mas remover ou reduzir o suporte a uma arquitetura me parece algo que merece amplo aviso detalhado por representantes oficiais, como o que o Ubuntu lançou em 2007, referenciado na FAQ sobre PowerPC desta distribuição.
Como deve haver um bom motivo (eu chutaria que há, ao menos em números absolutos, pouca participação de usuários de PPC entre os mantenedores comunitários destas distribuições), provavelmente esta situação de divulgação logo será melhorada, e aí divulgarei aqui. (via osnews.com)
Lamentavel …
O Linus não usava um PowerMac G5, com o processador PowerPC 970? Até onde eu sei ele gosta muito do processador, e usava Fedora como distribuição principal há bem pouco tempo atrás…
Bah, planos de migração pra quem usa estas distros :P
O Linus terá que usar Debian agora.
>> O Linus terá que usar Debian agora.
Ou Yellow Dog, ou Gentoo, ou Slackintosh, ou ArchLinuxPPC….
(http://penguinppc.org/about/distributions.php)
Uso Debian no trampo, mas é fod* quando alguém acha que é a única opção….
Nota-se o respeito que a distro tem pelo usuario.
Eu já nao usava e nem curtia nenhuma das duas, agora entao…
O Linus terá que usar gentoo, crux ou quem sabe algum bsd =P
Depois que a Apple migrou para Intel fica difícil manter esta plataforma mesmo. A relação custo-benefício fica desfavorável.
E se a intenção é rodar Linux num caríssimo servidor RISC IBM pSeries (para o qual o poderosíssimo AIX Unix cai como uma luva). Que vá de Red Hat e SuSE Enterprise mesmo.
Eu percebi isso quando vi que o BuildService não empacotava mais para PPC.
Porém até onde eu sei, eles avisaram que era momentaneamente por motivos de segurança, e que precisar do suporte era só fazer uma solitação. E iriam abrir para o publico novamente em breve. (Possivelmente depois do Build Service 2.0)
Qual falha de segurança eu não sei, de qualquer forma não foi assim “do nada”, avisar eles avisaram.
Não entendo a raiva do pessoal com o Fedora.
Desde que a Apple abandonou o PPC virou uma plataforma de nicho, como o SPARC.
Honestamente não faz mais sentido ficar mantendo essa arqitetura, parece a decisão correta, só concordo que deveria haver um destaque para essa inforamção.
A distribuição não tem muito haver com isso. É uma coisa simples! Se não tem desenvolvedor para essa arquitetura na distro, como pode mantê-la?
“O Linus não usava um PowerMac G5, com o processador PowerPC 970? ”
Você acha que até hoje ele não atualizou seu computador?
Eles estão certos. Antigamente podiam até anunciar mais porque haviam mais pessoas com essas máquinas, mas hoje em dia o percentual é muito menor e a tendência é só cair. Se quiserem ficar em uma situação financeira saudável, precisam se focar onde há retorno…
@ marcosalex
É que o Linus não nos conta muitas coisas nesse aspecto. Mas e se ele ganhou uma IBM p520, //comofas?