Suporte a multitoque no Ubuntu 10.10
A Canonical anunciou o lançamento do uTouch 1.0, uma pilha de suporte a multitoque e gestos que vai ser incluída no Ubuntu 10.10.
Segundo o anúncio, o uTouch dará aos usuários uma pilha completa, desde o necessário suporte no kernel e no X até a presença na camada de aplicação. A equipe de multitoque da Canonical trabalhou com os diversos projetos envolvidos para produzir as melhorias nos drivers e o suporte aos recursos ausentes, participando dos avanços do suporte a interfaces de toque no mundo do código aberto.
Como complemento, a Canonical criou um engine de reconhecimento de gestos e definiu uma API para permitir que aplicativos obtenham e usem eventos de gestos a partir do uTouch. (via lwn.net)
Ai, espero que o firefox 4 com suporte multi touch saia com essa integração…
Já que Ubuntu e firefox vão usar porque não fazer essa ligação ?!
Taí aquelas coisas que no primeiro momento eu penso “ah, que legal”. Depois lembro que não vai fazer diferença, já que não vou usar.
Teclado é a melhor interface, mouse ajuda as vezes.
Nessas horas, não aparece nenhum cidadão dizendo que a Canonical não contribui com o linux e só se aproveita dele… Essa iniciativa é digna de apalusos de todos na comunidade, independente de que distrbuição usem ou qual gerenciador de janelas prefiram…
Meu trackpad tem suporte a multitouch, eu sei que o foco são as telas, mas será possível usando esse novo recurso melhorar a usabilidade do bendito trackpad?
Tomara que o Debian copie isto.
Isso vai ser útil para os usuários dos computadores HP Touchsmart e similares, que suportam touchscreen mas vêm com um sistema operacional proprietário. Embora seja possível instalar uma distribuição de Linux nestes micros, o procedimento para fazer o multitoque funcionar não é trivial.
“Tomara que o Debian copie isto.”
Por que copiar se ele pode simplesmente usar o que já foi feito pela Canonical? Qual a razão para se reinventar a roda?
Hum… e as questões das patentes? E o pessoal trabalhando no suporte à multiponteiros (q não é a mesma coisa que multitoque, mas é próxima) com o MPX, que inclusive já faz parte do X.org? E o pessoal que estava integrando o MPX ao gtk, e à Nokia, que lançou o qt 4.6 com suporte à multitoque no Windows, Symbian, e se não me engano no Mac, mas não lançou pra Linux por falta de um suporte à nível de X e kernel?
Eu espero que daí, mais a iniciativa da Canonical, saia alguma coisa. Mas confesso que não espero muito não.
Hoje existe um hype muito grande em torno desse negócio de interface a toque, mas em algumas áreas ela não funciona. Talvez uma espécie de teclado com superficie sensivel à multiplos toques e capaz de exibir imagens seja uma boa, pois faz com que o nosso teclado de cada dia evolua para algo melhor sem e q gente tenha que ficar com um braço “riscando a parede” o tempo todo.
Por que copiar se ele pode simplesmente usar o que já foi feito pela Canonical?
Usar o que foi feito seria o “copiar” que eu havia me referido. Ou seja, copiar o recurso do Ubuntu no Debian.
Tem gente que diz que o ubuntu não contribui para o linux, só suga
E eu achando que os Fedorans sairian na frente. :P
Sei não, hein? Acho que agora é o Ubuntu que está lançando tendências no mundo Linux. O que adianta o Fedora lançar as últimas novidades do SL se é a Canonical que as torna utilizáveis com uma mãozinha aqui e outra ali? Faço minhas as palavras do Igor Cavalcante:
Multitoque é mais uma inovação sem sentido e sem valores proprios.Ela nasce da necessidade das corporações desejarem mais dinheiro.
Não existiu uma discussão na sociedade se aquilo é viavel ou não de manter ,se causa problemas ou não e se a comunidade tem recursos para implementar. Infelizmente a sociedade aceitou esta tecnologia sem nenhuma preocupação com as consequências.
E infelizmente isto está virando padrão em todos os sistemas .A corporação e o capitalismo é assim .Quando uma tem , todos são forçadas a ter tal recurso.
hehehe
Só o self_liar pra associar o multi-touch às grandes corporações.
O Self Liar é daqueles que temem os Iluminatis…..
@Marcos Alexandre, é, as vezes eu me surpreendo. Concordo que touch hoje em dia é mais hype que ergonomia, mas há vários projetos de usos interessantes de interfaces baseadas em toque, que não necessariamente no iCrap.
O maior problema do Linux+multitouch será…. patentes, como sempre. A Canonical está procurando sarna pra se coçar…
Marcos Alex
Você só faz comentários vazios e nem colocou uma opinião contra a minha para ver a sua linha de pensamento sobre o assunto.
Reafirmo no post anterior , inovação sem pensar nas consequências e que só pensa nos lucros é melhor não existir independente de qualquer instituição que pratique este tipo de comportamento.Na minha opinião toda inovação deveria ser analisada e não engolida sem o nosso consentimento ,pois toda inovação decide os empregos que virão e os que vão sair bem como outros problemas como valores éticos ,leis e tudo o mais.
E multitouch todo mundo adota pois foi pressionado por algumas empresas que multitouch é um máximo e o aparelho que não possui é um lixo.Isso não é verdade. Assim todas se forçam a ter tal recurso.
Haha
Só podia ser troll mesmo para encher o saco com crença dos outros.
Grande Blog :)
Só vos podia para visitar e ajudarem a divulgar o meu blog e de mais 2 colegas e que também comentassem. Contém textos apenas de nossa autoria…
Aqui fica – http://shutmymouthx.blogspot.com/
Abraço e continuação de bons textos
É… a Canonical aos poucos está “portando” o Mac para nós, eu acho ótimo! O que eu queria era ver o Finder vir pro nosso mundo, do jeitinho que ele é nos Macs!
Outro dia, num Macbook quis saber onde configurava o ‘spaces’. Foi só digitar spaces no Finder para aparecer lá o botãozinho que aciona a configuração!
Agora o que o Self aí tá falando é totalmente off topic mas tem a ver, só que é uma consequência sistêmica do próprio capitalismo, e atrela todo mundo mesmo sem dó, do dono da maior empresa de TI ao mais comum dos usuários… Não tem nada de iluminati ou coisa parecida por trás. E se perguntarem pelo “nosso” consentimento, nós estamos dando consentimento cada vez que vamos trabalhar ou fazer compras no supermercado..rsss Enfim, o capitalismo nosso (feito por nós mesmos) de cada dia…
Quem quisesse saber melhor essas coisas seria só ler Foucault… mas claro.. tudo isso é totalmente off topic…
Agora um finder-linux à altura dos Macs, não: está totalmente dentro do assunto! hehehe
Acho que ele está falando do Spotlight, e não do Finder ;-) O primeiro é um sistema de indexação/pesquisa, e o segundo é um navegador de desktop e arquivos.
Exato Augusto! Isso mesmo! Não vi até agora em outro SO um sistema tão prático e eficiente para esta finalidade. Quem sabe um dia?
“..nem colocou uma opinião contra a minha para ver a sua linha de pensamento sobre o assunto.”
E precisa?
Se toda inovação tivesse de ser analisada e colocada pra sociedade decidir, não existiria a polvora, penicilina, sub-produtos do petróleo e tantas outras que trouxeram tanto beneficio anos depois.
Vamos pensar um pouco antes de falar besteira.
Marcos Alex
Precisa sim ,já que faz piadinha ,então pelo menos dá uma opinião a respeito que nem o aleheavyjack.
Giga
Será mesmo que a sociedade não queria penicilina ?
Preste atenção ,quando inovações são criadas a sociedade sim deve pensar a respeito ,pois elas são capazes de tirar empregos e matar pessoas .
E se a sociedade não quer , fica a invenção para você sozinho e pronto.Se a sociedade quer continuar morrendo ,mesmo sabendo da solução então ai é problema dela.
O problema é que falo que toda a inovação tem consequências ,mas as pessoas não olham isso .E ai as consequencias aparecem.
Não tem finalidade??? Esqueceram dos Ipads da vida??? Não tenho dúvida alguma de que o foco da Canonical com esse multitouch seja os tablets. Seria uma questão apenas de personalizar o netbook-edition (que vira reformulado e mais leve na proxima versao) para os tablets.