Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Suporte a multitoque no Ubuntu 10.10

A Canonical anunciou o lançamento do uTouch 1.0, uma pilha de suporte a multitoque e gestos que vai ser incluída no Ubuntu 10.10.

Segundo o anúncio, o uTouch dará aos usuários uma pilha completa, desde o necessário suporte no kernel e no X até a presença na camada de aplicação. A equipe de multitoque da Canonical trabalhou com os diversos projetos envolvidos para produzir as melhorias nos drivers e o suporte aos recursos ausentes, participando dos avanços do suporte a interfaces de toque no mundo do código aberto.

Como complemento, a Canonical criou um engine de reconhecimento de gestos e definiu uma API para permitir que aplicativos obtenham e usem eventos de gestos a partir do uTouch. (via lwn.net)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-08-17

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Erik ch (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 3:34 pm

    Ai, espero que o firefox 4 com suporte multi touch saia com essa integração…
    Já que Ubuntu e firefox vão usar porque não fazer essa ligação ?!

    Weber Jr . (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 3:46 pm

    Taí aquelas coisas que no primeiro momento eu penso “ah, que legal”. Depois lembro que não vai fazer diferença, já que não vou usar.

    Teclado é a melhor interface, mouse ajuda as vezes.

    Junior (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 3:57 pm

    Nessas horas, não aparece nenhum cidadão dizendo que a Canonical não contribui com o linux e só se aproveita dele… Essa iniciativa é digna de apalusos de todos na comunidade, independente de que distrbuição usem ou qual gerenciador de janelas prefiram…

    Adriano (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 4:15 pm

    Meu trackpad tem suporte a multitouch, eu sei que o foco são as telas, mas será possível usando esse novo recurso melhorar a usabilidade do bendito trackpad?

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 4:35 pm

    Tomara que o Debian copie isto.

    André Machado (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 4:47 pm

    Isso vai ser útil para os usuários dos computadores HP Touchsmart e similares, que suportam touchscreen mas vêm com um sistema operacional proprietário. Embora seja possível instalar uma distribuição de Linux nestes micros, o procedimento para fazer o multitoque funcionar não é trivial.

    “Tomara que o Debian copie isto.”

    Por que copiar se ele pode simplesmente usar o que já foi feito pela Canonical? Qual a razão para se reinventar a roda?

    Hum… e as questões das patentes? E o pessoal trabalhando no suporte à multiponteiros (q não é a mesma coisa que multitoque, mas é próxima) com o MPX, que inclusive já faz parte do X.org? E o pessoal que estava integrando o MPX ao gtk, e à Nokia, que lançou o qt 4.6 com suporte à multitoque no Windows, Symbian, e se não me engano no Mac, mas não lançou pra Linux por falta de um suporte à nível de X e kernel?

    Eu espero que daí, mais a iniciativa da Canonical, saia alguma coisa. Mas confesso que não espero muito não.

    Hoje existe um hype muito grande em torno desse negócio de interface a toque, mas em algumas áreas ela não funciona. Talvez uma espécie de teclado com superficie sensivel à multiplos toques e capaz de exibir imagens seja uma boa, pois faz com que o nosso teclado de cada dia evolua para algo melhor sem e q gente tenha que ficar com um braço “riscando a parede” o tempo todo.

    Allan Taborda dos Santos (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 4:51 pm

    Por que copiar se ele pode simplesmente usar o que já foi feito pela Canonical?

    Usar o que foi feito seria o “copiar” que eu havia me referido. Ou seja, copiar o recurso do Ubuntu no Debian.

    Igor Cavalcante (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 5:23 pm

    Tem gente que diz que o ubuntu não contribui para o linux, só suga

    Ivan (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 5:25 pm

    E eu achando que os Fedorans sairian na frente. :P

    Valerio Dias em 17/08/2010 às 6:01 pm

    Sei não, hein? Acho que agora é o Ubuntu que está lançando tendências no mundo Linux. O que adianta o Fedora lançar as últimas novidades do SL se é a Canonical que as torna utilizáveis com uma mãozinha aqui e outra ali? Faço minhas as palavras do Igor Cavalcante:

    Tem gente que diz que o ubuntu não contribui para o linux, só suga

    self_liar (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 7:28 pm

    Multitoque é mais uma inovação sem sentido e sem valores proprios.Ela nasce da necessidade das corporações desejarem mais dinheiro.

    Não existiu uma discussão na sociedade se aquilo é viavel ou não de manter ,se causa problemas ou não e se a comunidade tem recursos para implementar. Infelizmente a sociedade aceitou esta tecnologia sem nenhuma preocupação com as consequências.

    E infelizmente isto está virando padrão em todos os sistemas .A corporação e o capitalismo é assim .Quando uma tem , todos são forçadas a ter tal recurso.

    Marcos Alexandre (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 7:59 pm

    hehehe

    Só o self_liar pra associar o multi-touch às grandes corporações.

    Haha (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 8:45 pm

    O Self Liar é daqueles que temem os Iluminatis…..

    tenchi (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:24 pm

    @Marcos Alexandre, é, as vezes eu me surpreendo. Concordo que touch hoje em dia é mais hype que ergonomia, mas há vários projetos de usos interessantes de interfaces baseadas em toque, que não necessariamente no iCrap.

    O maior problema do Linux+multitouch será…. patentes, como sempre. A Canonical está procurando sarna pra se coçar…

    self_liar (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:34 pm

    Marcos Alex

    Você só faz comentários vazios e nem colocou uma opinião contra a minha para ver a sua linha de pensamento sobre o assunto.

    Reafirmo no post anterior , inovação sem pensar nas consequências e que só pensa nos lucros é melhor não existir independente de qualquer instituição que pratique este tipo de comportamento.Na minha opinião toda inovação deveria ser analisada e não engolida sem o nosso consentimento ,pois toda inovação decide os empregos que virão e os que vão sair bem como outros problemas como valores éticos ,leis e tudo o mais.

    E multitouch todo mundo adota pois foi pressionado por algumas empresas que multitouch é um máximo e o aparelho que não possui é um lixo.Isso não é verdade. Assim todas se forçam a ter tal recurso.

    self_liar (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 9:35 pm

    Haha

    Só podia ser troll mesmo para encher o saco com crença dos outros.

    Brunito (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 11:14 pm

    Grande Blog :)
    Só vos podia para visitar e ajudarem a divulgar o meu blog e de mais 2 colegas e que também comentassem. Contém textos apenas de nossa autoria…

    Aqui fica – http://shutmymouthx.blogspot.com/

    Abraço e continuação de bons textos

    aleheavyjack (usuário não registrado) em 17/08/2010 às 11:32 pm

    É… a Canonical aos poucos está “portando” o Mac para nós, eu acho ótimo! O que eu queria era ver o Finder vir pro nosso mundo, do jeitinho que ele é nos Macs!

    Outro dia, num Macbook quis saber onde configurava o ‘spaces’. Foi só digitar spaces no Finder para aparecer lá o botãozinho que aciona a configuração!

    Agora o que o Self aí tá falando é totalmente off topic mas tem a ver, só que é uma consequência sistêmica do próprio capitalismo, e atrela todo mundo mesmo sem dó, do dono da maior empresa de TI ao mais comum dos usuários… Não tem nada de iluminati ou coisa parecida por trás. E se perguntarem pelo “nosso” consentimento, nós estamos dando consentimento cada vez que vamos trabalhar ou fazer compras no supermercado..rsss Enfim, o capitalismo nosso (feito por nós mesmos) de cada dia…

    Quem quisesse saber melhor essas coisas seria só ler Foucault… mas claro.. tudo isso é totalmente off topic…

    Agora um finder-linux à altura dos Macs, não: está totalmente dentro do assunto! hehehe

    Acho que ele está falando do Spotlight, e não do Finder ;-) O primeiro é um sistema de indexação/pesquisa, e o segundo é um navegador de desktop e arquivos.

    aleheavyjack (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 2:30 am

    Exato Augusto! Isso mesmo! Não vi até agora em outro SO um sistema tão prático e eficiente para esta finalidade. Quem sabe um dia?

    “..nem colocou uma opinião contra a minha para ver a sua linha de pensamento sobre o assunto.”

    E precisa?

    Giga (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 3:08 pm

    Se toda inovação tivesse de ser analisada e colocada pra sociedade decidir, não existiria a polvora, penicilina, sub-produtos do petróleo e tantas outras que trouxeram tanto beneficio anos depois.

    Vamos pensar um pouco antes de falar besteira.

    self_liar (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 6:29 pm

    Marcos Alex

    Precisa sim ,já que faz piadinha ,então pelo menos dá uma opinião a respeito que nem o aleheavyjack.

    Giga

    Será mesmo que a sociedade não queria penicilina ?

    Preste atenção ,quando inovações são criadas a sociedade sim deve pensar a respeito ,pois elas são capazes de tirar empregos e matar pessoas .

    self_liar (usuário não registrado) em 18/08/2010 às 6:30 pm

    E se a sociedade não quer , fica a invenção para você sozinho e pronto.Se a sociedade quer continuar morrendo ,mesmo sabendo da solução então ai é problema dela.

    O problema é que falo que toda a inovação tem consequências ,mas as pessoas não olham isso .E ai as consequencias aparecem.

    Erik Paixão (usuário não registrado) em 19/08/2010 às 8:20 pm

    Não tem finalidade??? Esqueceram dos Ipads da vida??? Não tenho dúvida alguma de que o foco da Canonical com esse multitouch seja os tablets. Seria uma questão apenas de personalizar o netbook-edition (que vira reformulado e mais leve na proxima versao) para os tablets.

Este post é antigo (2010-08-17) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.