Sucesso nos aparelhos móveis muda perfil dos maiores desenvolvedores do kernel Linux
Trechos da nota na Info:
Cresce a contribuição das companhias de telecom sem fio para o sistema operacional Linux, o que destaca o sucesso da plataforma de código aberto nos celulares inteligentes, segundo relatório da Linux Foundation.
O relatório mostra que o papel das empresas que tradicionalmente contribuem para o sistema, Red Hat, Novell e IBM, está se moderando ligeiramente, enquanto companhias que têm forte foco no Linux para aparelhos móveis vêm se tornando cada vez mais importantes no desenvolvimento da plataforma.
Com o sucesso do Google Android, que tem por base o Linux, este sistema operacional se tornou força importante no mercado de software para celulares inteligentes. (…)
A Intel ultrapassou a Novell e a IBM e se tornou a segunda maior contribuinte para o Linux, enquanto a Nokia subiu ao quinto posto. (…) (via info.abril.com.br)
Agora vão deixar o desktop de lado hehehe
vamos em frente e nunca veremos um ano do windows nos dispositivos moveis !
Torço pelo Windows Phone novo.
Deixa o titio gates ficar sabendo disso…
Ao que parece o sucesso do Linux será realmente no mundo mobile. O Android ja atingiu massa crítica suficiente para isso.
E levando em conta que o “futuro próximo” tem a web como base forte, ter Linux nos dispositivos móveis é uma ótima notícia.
Pode ser que tenhamos de fato “um ano do Linux”. Só não será nos desktops, que estão ficando cada vez menos “na moda”.
:-)
Em pensar que, não muito tempo atrás, tinha um pessoal que dizia que Android e Linux em dispositivos móveis não daria em nada…
O que pra mim mostra que não basta ser bom, tem que ter um marketing bem feito, só comparar Android e Maemo(meego).
Velha história do ovo de galinha e ovo de pata.
Ivan, o Meego não pode ser bom já que ainda nem está pronto, e mesmo quando estiver pronto, se for bom e tiver bom marketing ainda vai ser dificil ja que o android ja ocupou o espaço que lhe caberia. O problema principal do meego na minha opinião é que ele vem atrasado.
@Renato
Por isso usei a comparação do sucesso do Android e das incertezas do Maemo(meego)
O Android deu certo no Celular porque o Google fez com o Linux o que as distros pecaram em fazer no desktop: Usabilidade e padronização.
@renato, engraçado que o Meego não está pronto mas a versão atual é a 1.1. hehehehe Vai entender a Nokia…
Mas o que falaram está certo: tanto o Meego quanto o novo Symbian são muito bons, mas deveriam ter sido lançados há pelo menos 2 anos, na época do primeiro iPhone.
Não diria que o Linux domina apenas dispositivos portáteis, mas basicamente tudo que não seja desktop. TVs, tocadores de blu-rays, roteadores, quase tudo que tem saído das fábricas hoje roda Linux.
Não tem volta, pois o kernel Linux é ultra poderoso. O que precisava e vem acontecendo há um bom tempo, era empresas de peso, usar e divulgar (markentig). Infelizmente no Desktop está bem mais devagar, mas acredito que vai chegar lá. A não ser que o Desktop morra e viveremos uma nova era, que já está aí de Tv-pc, smartphone, geladeira, plays, carros, guarda-chuva, jaqueta e tudo que caber um chip eu um sistema operacional.
Muitos estão apostando na adoção da arquitetura ARM nos desktops de baixo custo, netbooks e tablet.
A grande arma do Windows é justamente é a grande opções de softwares. Os consumidores não são fieis a SO. Tanto que no mundo do smarthphones há mudanças rápidas no lider do mercado.
E a MS não já declarou que não tem interesses em um Windows para ARM. O que deixa o mercado livre para o linux. E talvez quando a MS acorde, seja tarde para a windows se torne relevante.