Start-up brasileira lança BlooBoxTV, software de sinalização digital para Linux
Enviado por Michelle Veronese (mveroneΘgmail·com):
O software, chamado de BlooBoxTV, permite que o proprietário do estabelecimento onde estão os monitores inclua, durante a programação, vídeos, fotos, ilustrações, avisos e textos. As informações são intercaladas com a programação oferecida pela própria BlooBox, que conta com dicas de moda, beleza, saúde, agenda cultural e últimas notícias.
“Assim que apresentamos o software aos primeiros clientes, foi um sucesso. 100% deles adoraram a ideia de co-gerenciar a programação oferecendo seus próprios conteúdos e comunicando-se diretamente com seu público”, conta Herval Freire, fundador da start-up, que tem sede em João Pessoa, na Paraíba.
O software BlooBoxTV conta ainda com um sistema de envio e recepção de SMS, que possibilita a interação direta com as telas, por meio de enquetes, votações, bate-papo, troca de mensagens ou envio de fotos. “O potencial dessa ferramenta para a publicidade e o marketing é imenso”, observa Herval. “Ela permite a realização de campanhas interativas, envolvendo, por exemplo, a realização de sorteios e pesquisas de opinião.”
A migração automática do conteúdo de sites, blogs, Twitter ou Tumblr para as telas também é possível por meio do software BlooBoxTV. “Dessa maneira, é possível fechar o ciclo do físico para o virtual, enfatizando o uso de redes sociais, algo imprescindível atualmente”, analisa Valentin Arash, diretor de operações da BlooBox.
Além disso, esse é um dos primeiros softwares do mercado a rodar na plataforma Linux, o que garante aos clientes uma enorme vantagem financeira, tendo em vista a economia com licenças de software e a reconhecida estabilidade da plataforma Linux.” [referência: bloobox.com.br]
Até agora não está claro se é um software proprietário ou livre.
Oi Rafael,
O software funciona em um modelo Software as a Service e tem componentes proprietários. A principal motivação para a adoção do Linux foi por motivos de custo para os clientes: no mercado de sinalização digital, é comum o cliente ter que arcar com o custo exorbitante de licenças de sistema operacional, por isso focamos no Linux para eliminar esta despesa desnecessária.
Alguns componentes do produto (como por exemplo o componente que permite enviar/receber SMS são parte open-source também – estão disponíveis no GitHub (e em breve no site da empresa)