Snapshots COW “de pobre” para backup
Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br):
“O Rsync é um programa muito, mas muito competente. Tanto que possibilitou, nas versões recentes, a criação de uma espécie de snapshots COW (copy-on-write) “para os menos favorevidos” por meio de sua opção “–link-dest”.
No último artigo do meu blog no IBM developerWorks, eu explico de forma sucinta como funciona essa opção e, juntamente com o Cron (qualquer Cron serve), como criar uma rotina de backup que pode ser consultada de forma absolutamente granular e sem desperdiçar qualquer espaço em disco com dados redundantes.
Confira o artigo “Snapshots COW para os menos favorecidos: cron, rsync e hardlinks”.” [referência: ]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-07-06
Outra opção interessante do rsync é –iconv
rsync –iconv=iso88591,utf8 /origem /destino
Se você entrar em uma máquina bugada com aquele sistema operacional antiquado e necessitar fazer backup com rsync lembre-se que aquele sistema usa o velho iso88591 e os nomes de arquivos ficam meio malucos.
Construção coletiva de conhecimento é isto, eu amo atuar em comunidade pois cada contribuição que damos se multiplica de uma forma mágica. O artigo é simplesmente fantástico.
O artigo parece bom (ainda não li tudo). Mas como outros que já vi naquele blog. Está todo torto, tentei com Firefox e Chrome. O texto é cortado, não vai até o final.
a criação de uma espécie de snapshots COW (copy-on-write) “para os menos favorevidos” por meio de sua opção “–link-dest”.
Favorevidos?
@Weber Jr.
O “experto” que fez aquela página web deve ter um monitor widescreen de alta resolução, pois se você alargar a janela do se navegador vai dar para ler o texto corretamente. Ele deve ter configurado a largura do texto de forma fixa. Provavelmente reflexo do desenvolvedor usar IE por muito tempo…
Ei, não deboche da minha língua preva! :P :)
Augusto, fique à vontade para corrigir, se quiser.
Isso é um artigo muito util. Tão util que salvei uma cópia para mim e espalhei para uns conhecidos meus.
Muito bom mesmo
hahaha “favorevidos”, “de pobre”, foi f*da!
Eu não conhecia o termo “cow” de pobre.
Isso foi criado dinamicamente pelo autor ? :)
Eu conheço backups assim como backups incrementais, isto é, backups que acumulam apenas as movimentações posteriores a um backup full.
Não esta errado esse script?
# Faz o backup
rsync -avP –link-dest=${BACKUP-ULTIMO} /home/Fulano/ $DIR_DESTINO
Mas ele não declaro nenhuma BACKUP-ULTIMO
Modifiquei e estou usando a soluçao.