Smartphones com plataformas Linux devem dominar o mercado até 2015
A previsao é da ABI Research, e o texto abaixo vem do IDG Now:
Smartphones com sistema operacional baseados em Linux, liderados pelo sucesso do Google Android, vão dominar 33% do mercado global do setor até 2015, de acordo com um estudo da consultoria ABI Research.
Com mais de 60 mil vendas de aparelhos por dia, o Android já tomou distância das outras plataformas móveis baseadas em Linux.
“Devido ao seu baixo custo e possibilidade de ser facilmente modificado, o Linux é tão influente hoje no mercado móvel quanto era importante no mercado de servidores dez anos atrás”, afirmou a analista sênior da ABI Research, Victoria Fodale.
Grande parte do interesse que as fabricantes e operadoras têm no Android pode ser atribuído à sua flexibilidade.
“A plataforma Android pode ser modificada para que as fabricantes possam diferenciar seus produtos. Os termos de licença permitem às empresas inovar e proteger o trabalho proprietário”, completou Fodale. (via idgnow.uol.com.br)
Esse sempre foi o prazo que eu dou para o reinado do iPhone acabar. Se eu estiver certo, eu tenho apenas 5 anos de lucro.
Mas acredito que entre ter a liderança de aparelhos e a liderança de vendas de software existe ainda uma distância. É que se o Google não rever a forma de distribuição de software, o reinado do iPhone vai durar mais.
Por outro lado, está o fato da Apple sempre olhar só para o seu umbigo. Isso é ruim. Se de fato o Flash tem problemas, acredito que nada como uma boa negociação com a Adobe para impor limites à tecnologia, porém deixá-la executár nos seus dispositívos.
A Apple já cometeu esse erro uma vez. Em 1983, lançou o Lisa, e 1984, o seu filho, o Macintosh. Sim, a Apple lançou um Sistema Operacional baseado em Janelas e interface gráfica 12 anos antes da Microsoft. E Detalhe, os primeiros Gnomes tb eram muito mais parecidos com a versão do Macintosh de 1984 do que com os Mac OS X. Mas voltando, na época, a Apple fechou em demasia o Hardware-Software e levou uma rasteira da Microsoft: mesmo com um produto muitas vezes superior, ela perdeu mercado a ponto de quase fechar as portas.
Hoje ela está cometendo o mesmíssimo erro com o iPhone. Talvez na versão 5 do OS ela melhore isso.
Bom, de qualquer maneira, está nas mãos da Apple e do Google esse mercado. Um, basta ser mais flexível, e outro, mais organizado.
Sem falar que, como o iPhone OS é um Unix, assim como o Android, ambos poderiam teoricamente, se interagir. Mas agora é pedir demais, né!
@Tiago
Unix-like, na verdade.
E enquanto o Android Market não funcionar plenamente em vários países, o crescimento da plataforma vai ficar abaixo do seu total potencial. A Motorola já percebeu isso e está criando sua própria loja online de aplicativos, a shop4apps.
Não ficarei surpreso se mais fabricantes de smartphones seguirem essa ideia. Torço por isso. Quanto mais canais, melhores tenderão a ser os produtos, e mais baratos.
Aí sim, o iPhone e seu único canal de diatribuição vão começar a balançar. A conferir.
Um abraço.
@Tiago:
Eu acho que a Google não está ditando sozinha as regras em relação ao Android. Existem mais de 70 empresas na Open Handset Alliance:
http://www.openhandsetalliance.com/
Então são mais de 70 empresas dando força para o robozinho contra uma da maça com o seu ÚNICO aparelho (falta de escolha) e SO.
@Ezequiel
Mas o Google é, digamos assim, o gerente!
Então 2015 será o ano do Linux nos smartphones… hehehehe
Não entendo muito este negócio de dominar o mercado, mas, só pra ser um pouco chato, acho que pra poder dizer que o Linux vai dominar o mercado (de smartphones) a expectativa de uso em tais aparelhos em 2015 deveria ser de pelo menos 50%. Com este número de 33%, pode-se dizer apenas que o Linux será o SO com maior participação no mercado de smartphones.
Tenho lido várias notícias criticando a Apple e o Jobs, pedindo por recursos como tv digital no iPhone, etc.
O que as pessoas ainda não perceberam é a popularidade dos produtos da Apple é justamente devido à sua “não popularidade”, as pessoas compram os produtos da Apple justamente para se sentirem exclusivas e especiais. Esse é o objetivo da Apple e se mudar essa abordagem não será mais a Apple!
Nunca tive nenhum equipamento da Apple mas admiro a personalidade do Jobs.
Vida longa à Apple, ao Linux e à Microsoft! Afinal, todos tiveram e ainda tem uma importância muito grande na Tecnologia como a conhecemos hoje.
Pra ser bem chato 50% + 1. :)
alguem REALMENTE acredita em previsões de mercado para daqui a CINCO anos? Peloamor, não sejam TÃO ingenuos…
@TIAGO cara, é meio OBVIO que o iphone vai tar obsoleto daqui a cinco anos. Mas sera que a apple vai ficar olhando o seu primeiro lugar absoluto ir embora sem fazer nada?
dei risada quando li a noticia…
“o ano do linux sera daqui a cinco anos”
hehehe tambem apelando pro meego+android+ qualquer outra micro distro que LEMBRE o unix kernel… é facil conseguir 30%
Eu já não achei nada engraçado já que não tenho deficiência mental pra sair rindo de qualquer coisa.
Mas está na cara que o caminho do pinguim está nos dispositivos móveis,como Smartphones,Tablets,netbooks,isso vai acontecer naturalmente,nem precisaria ter bola de cristal ou dar uma de “mãe Diná” para deduzir isso.
Lembrando ainda que mundialmente o desktop está aos poucos deixando de ser o principal meio para acesso à internet,especialistas do setor dizem que o desktop não deixará de existir tão cedo,mas certamente deixará de ser o principal meio de acesso à internet.
Seria uma situação semelhante ao que acontece hoje com o telefone fixo,o telefone fixo já foi (pasmem!!!) sonho de consumo no passado,hoje o fixo está aí,restrito e “meio” esquecido num cantinho da casa, praticamente jogado às traças porque as pessoas só usam celular pra tudo.
Num futuro não muito distante,tablets,netbooks e Smartphones serão os protagonistas e deixarão os desktops para trás,comendo poeira.
Lembrando ainda que mundialmente o desktop está aos poucos deixando de ser o principal meio para acesso à internet,especialistas do setor dizem que o desktop não deixará de existir tão cedo,mas certamente deixará de ser o principal meio de acesso à internet.
Seria uma situação semelhante ao que acontece hoje com o telefone fixo,o telefone fixo já foi (pasmem!!!) sonho de consumo no passado,hoje o fixo está aí,restrito e esquecido num cantinho da casa, praticamente jogado às traças porque as pessoas só usam celular pra tudo.
Num futuro não muito distante,tablets,netbooks e smartphones serão os protagonistas e deixarão os desktops para trás,comendo poeira.