Site brasileiro sobre GWT
Enviado por Lúcio Camilo (luciocamiloΘgmail·com):
“Para aqueles que acompanham as notícias sobre GWT (Google Web Toolkit), agora poderão acompanhar diretamente no mais novo site sobre a tecnologia gwt.
O Site reune notícias, tutoriais, dicas e muitas novidades. Vale a pena acompanhar! O endereço para acesso é http://portalgwt.com – em breve terá também fórum para auxílio nos problemas relacionados ao GWT.” [referência: portalgwt.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-09-22
Tenho esperanças que digam que estou errado, mas uma vez tentei utilizar isso com java e a conclusão que cheguei foi que demora mais fazendo com gwt que fazendo com um jquery da vida
A impressão que eu tive foi um pouco diferente. Eu gostei muito do framework, mas eu vi uma dificuldade de se trabalhar numa aplicação toda em GWT com equipes pequenas (2-3).
Igor,
Pois é Igor, você está errado! :)
No GWT vc não precisa utilizar javascript, pois todo o código é compilado para javascript equivalente ao navegador utilizado, de forma muito mais performática do que o javascript gerado por nós, meros mortais!
Para quem já conhece a linguagem java, é muito mais fácil, pois sua utilização é atraves da instanciação de classes, assim como uma aplicação Swing.
A questão da demora ou da rapidez vai do conhecimento do framework. Acredito que no seu caso tinha uma experiência maior com o JQuery, mas acho que vale a pena uma analisada futura com mais calma no GWT. Abraços
wagnerluis1982,
Teoricamente, caso sejam utilizados os preceitos do framework, o desenvolvimento será como em qualquer outro desenvolvimento modularizado (MVC ou MVP), porém na prática vemos que estes fatores estão inteiramente ligados aos requisitos do projeto. Acho que a questão de equipes pequenas ou grandes é um pouco subjetivo.
Abraços
Lucio,
De forma curta, com javascript sai melhor e mais rápido, essa estória de “compilar” o javascript conssite em adicionar checagens de browser e “minifizar” o script, coisa que você consegue fazer usando ferramentas simples como o yui-compressor.
A segunda parte do seu comentário, “Para quem já conhece java” é que pesa na hora de usar ou não GWT, pois não é exatamente simples montar equipes multidisciplinares, a prov maior é a existência de abstrações como o próprio GWT, o JSF e o JPA.
Tava pra dar uma olhada nisso já faz tempo. Boa iniciativa.
sombriks,
Ele faz um pouco mais que ‘checagens de browser e “minifizar” o script’
Os scripts baixados pelos browsers não tem condicionais para navegadores, pois o compilador gera versões do script especificas para cada navegador… E ainda tem a ofuscação e diversas otimizações como inline e eliminação de código não utilizado.
Sem falar que em uma linguagem estática como é o subset de Java utilizado pelo GWT, há muito mais possibilidades de otimizações do que em Javascript.
Particularmente, acho que a vantagem do GWT vai muito além do fato de a equipe já estar ou não habituada com Java.