Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


SCOwned: novo julgamento recusado, decisão do júri confirmada – SCO nunca teve os copyrights que dizia ter

A cruzada da SCO para tentar obter para si uma fatia do que a IBM e outras empresas ganham com o Linux, e ainda colocar sob suspeita a situação de direitos autorais deste sistema operacional livre, começou em 2003, causou boa dose de indignação e preocupação nos primeiros dias, e desde então acumulou bocejos, indiferença e a expectativa sobre quando iria acabar – e embora seja difícil dizer que este dia chegou (afinal, a empresa hoje subsiste aparentemente só para isso), a notícia de hoje ao menos indica mais um golpe sério contra as expectativas da empresa.


Armou e se deu mal

Em março já havíamos noticiado que um júri concluiu que a SCO nunca foi dona do copyright do UNIX (e assim não teria a necessária base processar a IBM nem ninguém mais alegando que o Linux de alguma forma infringiria seus direitos autorais sobre este sistema), mas a SCO quis discutir o veredicto e recorreu, pedindo novo julgamento.

E agora chega a notícia de que o pedido de novo julgamento foi negado, expressamente confirmando a decisão do júri sobre o copyright jamais ter sido transferido à SCO pela Novell, que agora fica com o direito de encerrar (sem levar a julgamento) os casos que a SCO iniciou contra a IBM, Autozone e outros, sem base.

O link a seguir, do Ars Technica, tem mais detalhes e uma breve retrospectiva, para quem chegou depois de 2003 ou não lembra bem do que aconteceu. (via arstechnica.com)

Veja abaixo o resumo enviado pelo Flávio Machado.

Enviado por Flávio (flavio·machadoΘwriteme·com):

“Depois de 7 anos indo e vindo, mudando de demandas e argumentos, finalmente a justiça dos Estados Unidos julgou a favor da Novell o processo da SCO que dizia ser dona do Unix.

Com o julgamento, a Novell pode de novo dizer que é a dona dos copyrights do Unix e evitar os planos da SCO de cobrar extorsão dos usuários de Linux, mesmo que não tenha nada da SCO no Linux (pelo menos não que ela não tenha liberado sob a GPL).

Recomendo a leitura completa do artigo do site Groklaw (http://www.groklaw.net/article.php?story=20100610161411160) que contém a decisão inteira.

Festejemos a notícia pois foram 7 anos de especulação e FUD sobre esse processo que nunca deveria ter durado mais que uma leitura dos argumentos. Agora só falta a SCO ser declarada falida, oq ue deve acontecer em breve.

Flávio” [referência: groklaw.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-06-11

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    O maior FUD de todos os tempos

    ejedelmal (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 2:38 pm

    EU, EU, EU, a MSFT se … deu mau!!!

    devnull (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 3:48 pm

    Essa vai ser o pedido de falência mais engraçado já feito:

    - massa falida:empresa de TI;
    - principal cobrador: escritório de advocacia.

    Fala sério, ou isso foi a pior estratégia comercial que o mundo já conheceu ou a única coisa realmente que os caras queriam era prejudicar a imagem do Linux dentro das empresas que ligam para copyrights (ou seja, as americanas)

    Enquanto isso, o Windows pirata domina o mundo e ninguém acha estranho…

    Felipe (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 6:01 pm

    Nem lembrava mais desse assunto. Hehehe

    Thiago (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 6:28 pm

    Bom, acho que vai ficar comum esse tipo de coisa, pois o linux está cada vez mais famoso…vai ter sempre um espertinho querendo “meter a mão”…

    psicoppardo (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 8:44 pm

    volta pro saco SCO, vc já era!

    Sri_Dhryko (usuário não registrado) em 11/06/2010 às 9:12 pm

    Alguma empresa, por favor compre a SCO e a mande pro limbo duma vez!
    A humanidade agradece.

    Bremm (usuário não registrado) em 12/06/2010 às 9:57 am

    Seria justo sequestrar os bens de todos os envolvidos diretamente no processo como autores (SCO staff, advogados etc.) e dispor destes para, além do pagamento das custas processuais, usar este dinheiro em propagandas que sejam pró-Software Livre.

    Torcer a SCO até pingar a última gota seria um ótimo exemplo aos próximos ‘FUDders’ que estariam por vir. A única utilidade que vejo para gente desonesta no nosso planeta é uma: virar adubo, pois se estiverem vivos, vão usar de todos os artifícios impossíveis e inimagináveis para alcançar o poder e escravizar as pessoas de bem, que pretendem apenas ter uma vida confortável, sem luxo e sem explorar outrem.

    Linus é nosso programador, e nada nos faltará.

    Meus votos de uma boa falência para a SCO. (minha opinião pessoal)

    elias (usuário não registrado) em 13/06/2010 às 9:04 pm

    ilustração excelente =)

Este post é antigo (2010-06-11) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.