Samsung encerrará suporte a desenvolvedores do Symbian OS
Nesta mesma semana, a Sony-Ericsson comunicou que pretende abandonar definitivamente o desenvolvimento de smartphones com a plataforma.
A Samsung encerrará em dezembro deste ano o suporte a desenvolvedores do sistema operacional Symbian, que participam do programa Mobile Innovator.
“Todas as atividades terminarão no dia 31 de dezembro de 2010. Agradecemos pelo apoio e pelo interesse”, comunicou a companhia, na última quinta-feira (30/9).
Há tempos, a Samsung se apresenta oficialmente como uma instituição que trabalha com múltiplas plataformas. No entanto, desde fevereiro do ano passado não anunciou nenhum novo smartphone com o sistema Symbian. (via idgnow.uol.com.br)
O smartphone é um elemento cada vez mais presente na vida das pessoas, fato. Symbian OS simplesmente parou no tempo se comparado aos seus mais notáveis vizinhos (android / iOS 4).
Meu Nokia e71 (valente, confesso) esta com os dias contados. Ótimo aparelho confinado ao Symbian OS.
Meu E62 também é o celular mais valente que já tive.
Suportou de tudo, sem nunca pifar.
Um Symbian que acabou virando sinônimo de smartphone pra mim durante muito tempo.
Acho que vou usar ele até ele se desintegrar ainda. Mas isso pode demorar muito.
Eu acho que logo começaram a sair hacks do android para rodar em nossos nokias….é uma questão de tempo!
É… de muito tempo!
A considerar os bootloaders que nem conseguiram quebrar ainda…
Não acho o symbian um sistema ultrapassado, pelo menos no meu n97 mini(firmware 2.0) ele funciona muito bem e nao deixa nada a desejar ao iphone que nao roda flash e só tem ‘perfumaria’.
Outra vantagem que prezo no symbian é a quantidade de aplicativos que o sistema dispõe. Vejam só, só pelo fato de ter como instalar o putty no meu smartphone, ele já ganha disparado da concorrência!
O Symbian continua evoluindo, quem tem um N97 viu que houve novidades, e o Symbian^3 está aí, tendo sido redesenvolvido uma boa parte dele e flexibilizado muito mais suas apis. E aceita programas feitos em Qt.
Comprei hoje um n97 mini para substituir meu Milestone. Não gostei do android e do modo que ele funciona, apesar de realmente ter a melhor acessibilidade para usuários convencionais. Mas, estou muito satisfeito com a aquisição.
Uma enorme vantagem na minha opinião é poder desenvolver em qt para ele.
Em relação ao sistema, também não acho que esteja parado no tempo.
Em relação a aplicativos, agora voltei a ter meu dicionário off-line, um bom software para o gps (e gratuito), apllicativo de escritório, etc. E tudo off-line, ou seja, quando estiver numa área sem cobertura 3g, ainda assim meu aparelho terá utilidade.