Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Safernet: MPF rescinde acordo para denúncia na web

Trecho do G1 – siga o link para saber a posição de um dirigente da Safernet e os demais detalhes:

A procuradoria do Ministério Público Federal em São Paulo (MPF-SP) rescindiu parcialmente o contrato de cooperação técnica firmado em 2006 com a Safernet Brasil. O MPF recomendava que internautas denunciassem crimes virtuais na “Central Nacional de Denúncias”, mantida pela ONG. Agora, com o fim da parceria, o órgão orienta que internautas denunciem crimes pelo sistema de Digi-denúncia.

A parceria do órgão com a Safernet para denúncias do Orkut continua, porque nesses casos a organização não realiza a análise das denúncias, que fica a cargo do Google. O contrato com o Google é de 2008.

Segundo parecer técnico encomendado pelo MPF-SP e divulgado em 12 de novembro, quando o órgão anunciou as mudanças na parceria, a “organização não apresenta condições satisfatórias para atender à demanda de processamento e análise das notificações formuladas por usuários de Internet através do serviço ‘Central Nacional de Denúncias’”.

(…) Pelo acordo, a Safernet recebe denúncias pelo site Denunciar.org.br, analisa os links enviados e depois encaminha o material às autoridades.

As denúncias acumuladas, segundo o MPF-SP, chegam a 40 mil. Em uma análise restrita aos links mais denunciados à ONG, os técnicos do Ministério Público encontraram 27 provas de crimes graves. Esses links, segundo o órgão, não foram encaminhados para o órgão. (…) (via g1.globo.com)


• Publicado por Augusto Campos em 2010-11-24

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    magic (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 4:47 pm

    Opa o xerife perdeu o emprego.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 4:59 pm

    Incompetência dá nisso… o MPF poderia liberar, além da fila de denúncias não avaliadas, a quantidade de falsos positivos (porque os falsos negativos estão perdidos para sempre).

    Melhor assim. Mas sou a favor de encontrar uma forma de combater a pirataria.

    HeDC (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 7:31 pm

    Esse Safernet antes de tudo não é ligado a questões de denúncias de intolerância, homofobia, incitação à violência, pedofilia e afins em vez do “problema” da pirataria?

    Required (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 8:54 pm

    Safernet é uma ONG que tem poder de polícia e não é totalmente imparcial. Não me parece que MPF esteja errado

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 9:30 pm

    A Safernet é uma maravilha. A “Central Nacional de Denúncias” é uma máquina de denúncias que faz o DOPS da época da Ditadura parecer queixa do Zezinho que apanhou do filho do vizinho. O Brasil é campeão mundial de denúncias contra os tais super-direitos humanos, são mais de 2500 denúncias por dia.

    O perigo dessa onda de denuncismo Politicamente Correto, onde tudo é racismo e homofobia, é que nos tornemos uma pátria de paranóicos com medo de simplesmente comunicar-se entre si.

    A propósito da Safernet, escrevi um artigo em: http://sognarelucido.wordpress.com/2010/11/06/safernet-o-novo-dops-do-politicamente-correto/

    Patola (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 10:05 pm

    Melhor assim. Mas sou a favor de encontrar uma forma de combater a pirataria.

    Eu também! Acho abominável o abalroamento e captura de navios em alto-mar para saqueá-los, normalmente com massacres e estupros. Acho também abominável as pessoas que tentam equiparar um crime hediondo desses com uma infração civil motivada por vontade de ajudar os outros e compartilhar informação e funcionalidades de bens não-escassos. Acho ainda extremamente vil que nossa sociedade adote leis francamente injustas como as leis de direito autorais atuais e isso porque não vou falar das patentes. Acho digno do filme 1984 a engenharia social que se faz pra incutir na mente das pessoas o conceito de “propriedade intelectual”, ainda que nenhum dos tópicos dessa ‘propriedade’ seja realmente ‘propriedade’ (são apenas um monopólio temporário por um tempo considerado suficiente pra não prejudicar muito a sociedade).

    elias (usuário não registrado) em 24/11/2010 às 11:32 pm

    E há de convir que, ao menos no caso da somália, existe uma grave crise humanitária que alimenta a pirataria. Os soldados do crime são recrutados em péssimas condições, às vezes não tendo nem mesmo o que comer. Para acabar com a pirataria, basta melhorar as condições de vida dessas pessoas!

    Rafael Gomes (usuário não registrado) em 25/11/2010 às 12:12 am

    Fico besta com certos tipos de comentários.

    Associar a Safernet ao DOPS? Putz, comentário desclassificado na minha visão

    Muita raiva e pouco argumento.

    Muita invenção e pouco conteúdo.

    Boa sorte na próxima birra!

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 25/11/2010 às 2:29 am

    “Associar a Safernet ao DOPS? Putz, comentário desclassificado na minha visão”

    Bom você ter dito na sua visão. Porque o DOPS, nem de longe, conseguia 2500/dia, é de se estranhar que, das 2500, menos de 100 sejam realmente válidas. Do mesmo modo que o DOPS contava com olheiros, a Safernet e seu MPU contam com um sem fim de membros de ONGs e pessoas físicas, estes sim raivosos, ávidos para enquadrar os discordantes em leis que nem existem. As invenções, como você pode ler no próprio texto, são as denúncias falsas.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 25/11/2010 às 1:08 pm

    @Bebeto

    Por isso falei: estou muitíssimo curioso sobre o número de falsos positivos que chegaram ao MPF. Não deve ser pequeno. Poderiam liberar para desmoralizar de vez essa ONG fajuta.

    Daniel Stolf (usuário não registrado) em 25/11/2010 às 1:15 pm

    Lembrando sempre que, no Brasil, além de jabuticaba, também dá ONG-GOVERNAMENTAL e ONG-PARTIDÁRIA.

    Aqui, até se prove o contrário, ONG é tentáculo do PT.

    Vai mandar para essa SaferNet qualquer um dos absurdos que o Paulo Henrique Amorim fala sobre a “elite branca, racista e separatista de São Paulo” para ver se dá em alguma coisa.

Este post é antigo (2010-11-24) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.