Rudix 2010 RC: mais ferramentas estilo Unix para o Mac OS X
O Rudix, cria intelectual do pythonista brasileiro Rudá Moura (que, no que diz respeito ao histórico com Linux, também tem um considerável “pé na cozinha”), é uma coleção, fácil de instalar no Mac OS X, de utilitários de rede, bibliotecas, ferramentas de desenvolvimento, complementos para programação shell e muitos outros detalhes.
Sempre que me aventuro pela primeira vez a desbravar algum computador com Mac OS X, cujo ambiente shell BSD com pitadas de GNU já vem razoavelmente suprido, costumo tropeçar na falta de alguns utilitários cuja presença é praticamente garantida em ambientes Linux instalados por mim, como o wget, o gawk ou o txt2tags, e já há algum tempo me acostumei a usar o Rudix como fonte para supri-los, porque seus pacotes são auto-contidos, dispõem de instalador individual, não sobrepõem pacotes originais do Mac OS X, e se instalam na familiar árvore /usr/local – ao contrário das práticas de outras coleções de utilitários similares, com os quais já tive alguns desgostos.
E o lançamento da versão Rudix 2010 RC, compilado para Snow Leopard e distribuído como binários universais para 32 e 64 bits, ocorrido neste final de semana, merece ser percebido por aqueles de vocês que são acostumados a ambientes Unix ou Linux e ocasionalmente se vêem abrindo um Terminal.app no Mac. Para ter uma idéia inicial, dê uma olhada na lista de pacotes.
Nossa, muito bom mesmo esse aplicativo. Precisei do wget esses dias mas simplesmente não tive paciência de usar o tal do macports
Dado Dalabella: “Você traiu o movimento Linux, cara.”
cada um na sua viagem.
Excelente, precisei de alguns arquivos para programar no meu mac. agora ficou completo.
Cara não, “véio”
Ai ai…
É por essas e outras coisas que usuários Mac sempre irão falar que não falta nada para o OS X em relação ao Linux.
Falando sério, eu nunca desenvolveria nada para o OS X(um sistema fechado de todas as formas), e olha que fui usuário fanático até o Leopard… aí vendi meu PPC e recomecei minha trajetória com Linux, estou com KDE e muito satisfeito.
Claro que existem vantagens e desvantagens mas para mim, ex-usuário Mac, o Linux supera o Mac em vantagens. Pena o que eu vejo aqui, as vantagens cada vez mais sendo minimizadas…
Hoje não me vejo mais no OS X mesmo se usasse um MacBook(o faria apenas se ganhasse tal), por exemplo, ainda usaria Linux nele…
Desculpem-me pelo comentário tão fragmentado… xP
Por que temos de ver notícias de MAC num site chamado br-linux?
Quer postar notícias sobre MAC coloca num site de MAC!
Juca, você não “tem” que ver nada no meu blog, mas sempre é bem-vindo se quiser ver o que eu escrevo aqui – inclusive esta notícia, que trata de uma coleção de ferramentas em código aberto (como os mencionados wget e gawk) que facilita a vida de usuários acostumados ao Linux e que vão se aventurar no terminal de um Mac.
Obrigado ao destaque especial do Rudix 2010 no BR-Linux! O Rudix é também resultado dos anos que trabalhei no Conectiva Linux. Grato por ambas as oportunidades!
Rudá Moura
@Riser
Não!!! Só para te dar uma idéia, você devia ter dado um “man bash” no Terminal antes de vender o seu Mac :-) Tem mmmmuuuiiitoooo software livre por debaixo da saia do Mac :-) Tudo bem. Agora, já foi :-)
Eu tenho um Mac e só rodo software pago quando eu quero. Tem OpenOffice, Handbrake, VLC (agora chamado Lunettes no Mac) etc, etc e tudo o que você imaginar.