Revista Espírito Livre, edição 10
Enviado por João Fernando Costa Júnior (revistaΘespiritolivre·org):
Para rechear esse assunto tão envolvente convidei outros colegas da comunidade e amigos para contribuirem com seus relatos e materiais, o que resultou em um rico acervo como poderão perceber. Franzvitor Fiorim fala sobre Jubler, um software para legendar filmes e outros vídeos, Salvador Lucas mostra um cenário macro das possibilidades de diversão através de games de código aberto, Mônica Paz fala sobre como tantas vezes nos divertimos com conteúdos disponibilizados em Creative Commons e que às vezes nem nos damos conta. Arnaldo Barreto descreve rapidamente a utilização de tecnologias abertas no filme 2012, lançado recentemente, enquanto o nosso bardo se apresenta em dose dupla! João Marcello fala sobre um assunto importante e que poucos dão importância: aterramento. Ele descreve de forma irreverente os vários tipos de aterramento que encontramos por aí, descrevendo suas principais peculiaridades.
Luiz Eduardo Borges fala sobre o lançamento de seu livro: Python para Desenvolvedores – 2ª edição, enquanto Jomar Silva nos dá dicas de como errar menos na hora de comprar um smartphone. Cezar Taurion traça um panorama geral sobre o que foi discutido no ano de 2009 em seus artigos aqui na Revista Espírito Livre, enquanto Alexandre Oliva utiliza da mitologia grega para nos apresentar um conto bastante contemporâneo. Eliane Domingos e Igor Morgado também se juntaram a nossa equipe a partir dessa edição, o que vem a acrescentar ainda mais à publicação.
Tantos outros contribuíram de forma ímpar para que mais uma edição da Revista Espírito Livre pudesse estar aqui e agora, à sua frente, trazendo toda essa fonte de informação. Deixo meu contínuo agradecimento a todos que participaram da edição, seja de forma direta ou indireta.
A seção Agenda ainda continua pouco volumosa, principalmente por estarmos em uma período de poucos eventos em nosso país.
Aqueles que nos seguem pelo Twitter, Identi.ca e demais veículos, estejam atentos: não custa lembrar que as promoções e novidades são apresentadas primeiramente nestes veículos e no site oficial da revista.
Agradecimentos a todos que não foram citados acima e que formam esta família que compõe a Revista Espírito Livre. O meu sincero agradecimento e que venha 2010!” [referência: revista.espiritolivre.org]
Isto é um poema? Pq as tags center? :-)
Gosto desta revista. Mas gostaria se saber qual(is) softwares é(são) usado(s) para confecção da mesma.
eu vi uma materia falando sobre quais os softwares que eles utilizavam
eram Gimp Inkscape e scribus, nao me lembro se havia mais algum
Realmente, esta revista é muito boa. Tenho todas elas aqui comigo. Parabéns a equipe que a desenvolve.
Boa tarde a todos,
A revista Espírito Livre é produzida utilizando apenas software livre. Diagramação feita no Scribus, banners e outras artes em Inkscape, tratamento de fotos no Gimp e geração/tratamento de pdf com o Ghostscript. Tudo isso rodando sob Gnu/Linux.
Muito bem feita essa revista. Parabéns aos editores e contribuidores !