Resolvendo problemas de acentuação no KDE 4.4
Enviado por Anderson Gama (smashseΘgmail·com):
Pesquisas no Google, Yahoo, Wikis e por aí vai não conseguiram me responder até que eu comecei a ler sobre o Ibus e a série de problemas encontrados pelos usuários de idiomas NO_US. Uma vez sabendo que o problema era com o IBus a pesquisa por uma solução me levou até: https://wiki.kubuntu.org/ComposeKey. Onde executei os seguintes passos abaixo:
Copiei um arquivo persistente para o xim baseado no que já havia padrão
$ sudo cp /etc/X11/xinit/xinput.d/default /etc/X11/xinit/xinput.d/xim
Editei as linhas GTK_IM_MODULE e QT_IM_MODULE para que seja usado o XIM como padrão no tratamento de dispositivos de entrada no lugar do i-bus
…
GTK_IM_MODULE=xim
QT_IM_MODULE=xim
…
Criei um link referente ao locale all_ALL
$ sudo ln -sf /etc/X11/xinit/xinput.d/xim /etc/X11/xinit/xinput.d/all_ALL
Executei um “sudo invoke-rc.d kdm restart” para colocar em funcionamento as modificações” [referência: smash-se.blogspot.com]
É por coisas assim que o Linux, infelizmente, carrega a pecha de “difícil”, “complicado” etc
Não creio que seja “difícil” / “complicado”. Isso pode acontecer com qualquer software. O Ibus é um ótimo projeto com um desenvolvimento ativo e que em breve irá substituir completamente outras opções.
Em “Observação 2:” poderia ser feito em apenas uma linha:
echo “GTK_IM_MODULE=xim” >> /etc/enviroment && echo “QT_IM_MODULE=xim” >> /etc/enviroment
Pow,
A mesma história de 15 anos atrás. Por isso que as coisas não decolam pro SL.
A cada nova versão os problemas reaparecem. Se algo vai substituir um aplicativo legado, que ao menos ele não tenha os erros do antigo.
Tive o mesmo problema, foi só googlar KDE 4.4 dead keys que encontrei a resposta para a minha distribuição:
$ sudo im-switch -s default-xim
Acredito que erros assim sejam de responsabilidade das distribuições/empacotadores corrigirem, quando lançarem suas novas versões com o KDE SC 4.4.
Isso o que dá ficar botando os pacotes do repositório do Ubuntu.
Uau, que fácil. [sarcasmo on]
E para resolver um problema que nem devia existir a princípio.
E querem convencer as pessoas a deixarem o Windows. tá difícil assim.
Eu uso o KDE 4.4 desde o lançamento, sem qualquer problema de acentuação. Uso o Fedora 12 em um notebook Acer.
O KDE 4.4 só vai entrar no ubuntu/kubuntu na versão 10.4 que ainda está em sua fase alpha, esperem até abriu que concerteza estará Ok
openSUSE 11.2 KDE 4.4 sem problemas de acentuação.
Arch + kde 4.4 – Sem problemas de acentuação …
Ola a forma certa de se fazer é reportar o bug no launchpad, com a provavel solução, para que seja corrigida ate a chagada da versão final do K/Ubuntu
Usar repositórios instáveis e ficar reclamando que SL não decola por causa disso é demais. Se o cara sabe usar os repositórios instáveis, provavelmente sabe corrigir eventuais erros e, se souber resolvê-lo, posta um comentário no BR-Linux para que todos se beneficiem.
Tem gente que só sabe reclamar.
Hi “magic” o bug já foi reportado e como o mesmo é de ciência em algumas situações a equipe do Kubuntu postou como pode ser visto no post a solução para quando ocorre esse problema: https://wiki.kubuntu.org/ComposeKey
OpenSuse 11.2 + KDE SC 4.4 sem problema algum com relação à acentuação.. Já no que se refere à estabilidade……. putz!
openSUSE 11.2 KDE 4.4 sem problemas de acentuação.(2)
Alias, quase sem problemas porque ainda persiste o erro de acentuação de arquivos (normalmente fica uma interrogação no lugar da letra acentuada) que ate ontem não foi resolvido. Ontem porque quem sabe hoje não resolva. :D
OBS: E só consegue-se renomear o arquivo em modo texto, no gráfico o KDE diz que o arquivo “não existe”.
Ué mas não é oficial já o kde 4.4 sem ser beta?
E pior que é verdade, alguns aplicativos não reconhecem os assentos nem a pau, mas fora isso, o kde 4.4 está bem melhor e mais estável que o 4.3, é sempre de se esperar a cada versão novas correções e mais estabilidade no sistema.
O KDE 4.x aka KDE “Vista” voltando com os problemas peculiares e básicos do Linux no passado.
Hi “zer0c00l” não creio que o problema em si esteja com o KDE más sim com uma aplicação em particular, no transcorrer do desenvolvimento de todo software existem testes más sabemos que nem todos os testes são suficientes. O caso do Ibus (e não do KDE como um todo) foi um destes onde os testes não foram suficientemente capazes de identificar tais erros (o que em parte é culpa nossa). Hoje assino a lista do Ibus e pretendo contribuir com os testes para o mesmo. A questão é que somos implicitamente responsáveis pela qualidade do software que necessitamos, se podemos contribuir e temos tempo para isso, nada mais justo do que assim fazer, seja com código, documentação/tradução ou testes. Eu sinto que sempre haverá essa rusga KDE X GNOME más não generalizar torna-se necessário, tomar uma parte pelo todo é ser no mínimo injusto para com o excelente trabalho feito com o KDE. Embora o título do post seja: “Resolvendo problemas de acentuação no KDE 4.4″ existem os mesmos problemas com o Ibus no GNOME, o que poderá ser encontrado facilmente em qualquer busca na internet.
Só para esclarecer as coisas, acredito que o problema era no Qt do repositório backports do Kubuntu (kubuntu-ppa) e aparece que foi já foi resolvido, de acordo com o changelog:
qt4-x11 (4:4.6.1-1ubuntu2~karmic1~ppa2) karmic; urgency=low
* Remove kubuntu_10_ibus_input_method.diff since ibus is rather unusable on karmic
— Harald Sitter Sat, 13 Feb 2010 19:00:25 +0200
Tô usando o arch aqui, atualizei na sexta antes do carnaval e tá tudo legal, olha o acento aí aí aí í í í í í ã ã â â
@miranda acredito que o seu problema seja pq vc nomeou arquivos em um sistema utilizando o encode iso e agora vc está usando utf-8 e a sua shell não tá reconhecendo ele :)
Não acho que seja relevante postar resoluções e/ou workarounds para bugs encontrados em software em testes, já que o KDE 4.4 não está nos repositórios do ubuntu… gera comentários desinformados como vemos aqui, a troco de nada.
Hi “Firmo”, o que pode ser entendido como “…KDE 4.4 não está nos repositórios do ubuntu…”? Creio que o Kubuntu Backports PPA faça parte: http://www.kubuntu.org/news/kde-sc-4.4
Sinceramente, é desanimador vir aqui no BR-Linux e tentar participar dos comentários, e ver que muitos foram moderados porque tinham opinião diferente dos adoradores do KDE… E olha que eu sou um “adorador” do KDE! E nunca agüentei usar o Gnome (nem os outros projetos). E quando quero algo “diferente” do KDE, volto as origens e vou para o Blackbox.
Mas mesmo sendo adorador do KDE, nunca iria desrespeitar a opinião alheia. Principalmente no que parecem ser relatos de problemas que já nos assombraram no Linux (acentuação é um deles) e que parecem, estão voltando à tona. E continuo a utilizar a versão 3.5.x do KDE justamente por causa desse tipo de “incidente”, e por saber que, mesmo estando na versão 4.4, a nova safra de KDE ainda não tem nem metade das antigas funcionalidades do KDE 3.5.x.
Outra coisa: odeio o Windows, e falo isso de carteirinha (mas com embasamento e comparações honestas, e não de forma ofensiva ou generalizada). Por sinal, há mais de 12 anos que me orgulho de dizer que só uso Linux. Mas não tolero desrespeito com relação às opiniões alheias. Vejo a torto e a direito, aqui no BR-Linux, a mesma turminha de sempre falando mal adoidado do Windows (e de forma generalizada e ofensiva), e ninguém modera. Então porque moderar quando alguém fala mal do Linux? E não venham dizer que estava fora do contexto, ou foi generalização ofensiva. Pois o que vocês falam mal do Windows também é considerado generalização ofensiva (diferente de muitos dos comentários que vocẽs moderaram acima).
Por isso, peço que deixem as atitudes infantis de lado e aprendam a respeitar a opinião alheia. Mesmo que ela seja contra o “idealismo” de vocês. Não é com esse comportamento que vocês vão fazer do SL/CA, um lugar melhor para todos.
E para finalizar, aqui vai uma outra sugestão de ação para o problema: mudar o nível de corte, e começar a moderar quem ofender o Windows de forma generalizada nos comentários, da mesma forma que moderam os que falam mal do Linux.
E eu espero que essa mentalidade mude logo e rápido. Estou realmente sem vontade de continuar a acompanhar (ou mesmo participar) das discussões aqui no BR-Linux, quando vejo esse tipo de desrespeito ocorrendo (e sendo mantido) pela mesma turminha de sempre. E enquanto eu poderia estar fazendo um comentário a respeito do post, tenho que perder meu tempo reclamando dessas atitudes infantis de alguns usuários aqui no BR-Linux.
O bug NÃO é do KDE 4.4 porque no mandriva 2010.0 com os pacotes não oficiais que estão no kde.org esse problema de acentuação não ocorre e está rodando redondo.
O bug portanto é de algum dos pacotes não oficiais do kubuntu, que como sabemos nunca foi a distribuição melhor para usar o KDE pela falta de apoio da Canonical. Mas nem dá para jogar a culpa na distribuição ou na Canonical porque os pacotes não são oficiais e lançados numa versão estável.
Usuário novato que quer um sistema estável NÃO instala pacotes não oficiais. Quem faz isso, não sabe resolver os problemas que sempre podem ocorrer e ainda reclama disso merece mesmo voltar para o windows !!!
Vidente Digital, recebi agora seu contato direto, além de ser sob pseudônimo, usou um endereço de contato falso. Assim fica difícil ter um diálogo, certo?
Notei que você reclamou do sistema de moderação, e deu como exemplo o fato de o seu comentário #77333, off-topic, ter sido moderado negativamente pelos leitores.
Curiosamente, cheguei aqui e vi que ele nem mesmo está moderado. Vi no histórico que ele esteve moderado negativamente por algum tempo hoje, e os próprios leitores usaram o sistema de moderação para retorná-lo ao status que você acredita ser o correto.
Não posso garantir que o sistema de moderação público vá ser usado da forma que você considera positiva, mas tenho certeza de que isso só tem chance de acontecer se você usar o seu poder de moderação também. Você tem usado? Porque outros leitores usam segundo os pontos de vistas deles, como é esperado.
Para completar, não sei se é verdade o que você disse no sentido de que os comentários moderados são por ter “opinião diferente dos adoradores do KDE”. No momento em que observo, há apenas 5 comentários moderados (dentro de uma discussão com 25 comentários). e entre os 5 há:
- 1 comentário chamando o software de “KDE ‘Vista’”
- 1 comentário que assumiu seu próprio sarcasmo
- 1 comentário que apenas falou mal de uma distribuição
- 1 comentário que extrapolou este problema de acentuação em uma versão de desenvolvimento como sendo “o problema do Software Livre”
- 1 comentário que extrapolou este problema de acentuação em uma versão de desenvolvimento como sendo exemplo da razão pela qual o Linux é tido como complicado
Eu não moderaria negativamente todos os 5, não discordo de todos os 5, mas consigo entender que há razões para moderar cada um deles (como fora do tema, desinformação, troll, por exemplo) que não sejam baseados em ver neles “opinião diferente dos adoradores do KDE”.
Inclusive nem acredito que todos os 5 expressem “opinião diferente dos adoradores do KDE”.
Augusto,
Comentários que acho injusto moderar:
Neste comentário, o usuário está dentro do direito dele de julgar esses problemas do Linux como algo que impede este SO de ir para frente. Além de ser opinião dele, acho mais que justa.
Esse também acho injusto moderar, pois é uma opinião válida. Realmente parece ser um problema voltando à tona, de algo que já deixou muita gente com cabelo em pé no mundo Linux (inclusive eu).
Como ele mesmo explicou, está agindo com sarcasmo, igual a como muitos usuários aqui do BR-Linux, defensores do Linux, que chegam a ser mais sarcásticos que esse comentário contra o SO da Microsoft, e ninguém modera.
Sou usuário Linux exclusivo, mas respeito a opinião de todos. E se vamos começar a moderar esse tipo de comentário, então que moderemos também quem for sarcástico com relação ao Windows ;-)
Esse também foi sarcasmo, mas sem especificar o ato. Como padrão, não consideraria esse comentário uma generalização ofensiva, troll, ou qualquer outra avaliação negativa, a ponto de precisar moderar. Na minha opinião, este ato de moderação parece mais coisa de extremistas do mundo Linux, que não aceitam ouvir críticas sobre seu SO favorito. Mas falar mal do Windows, sempre que possível… Qualquer um com bom senso no mundo Linux, sabe que o mesmo ainda possui muitas e enormes desvantagens em relação ao Windows, mas continuam apenas a se basearem na sempre pequena lista de superioridade do Linux para dizer que o “resto não presta”. Essa é, na minha opinião, uma visão muito distorcida da realidade. E olha que volto a dizer, sou usuário Linux exclusivo, há mais de 12 anos. Mas nem por isso, essa posição me dá o direito de afirmar que o Linux é perfeito e o resto, não presta. Muito pelo contrário. É reconhecendo os erros e problemas desse SO e seus SLCA correspondentes, e investindo na correção dos mesmos, que se contribuirá para sua constante melhoria. Não se pode fechar os olhos para os problemas e, pior, impedir que outros usuários exponham suas opiniões contra.
Quanto as moderações positivas, eu sempre as faço e incentivo os demais usuários a fazerem o mesmo sempre, e não deixarem os verdadeiros trolls terem mais uma ferramenta para espalhar o Caos aqui no BR-Linux. Porém, parece que somos minoria. Pelo menos nunca vi meus votos reativarem os comentários moderados negativamente de forma injusta. Provavelmente por terem mais indivíduos presentes moderando os mesmos de forma negativa.
Volto a afirmar que, se esses comentários acima continuarem a ser moderados, que se mude a linha de corte, e comecem a moderar os comentários que “falem mal” do Windows também. Se é para tomarmos alguma atitude, ou mudanças de paradigmas, que sejamos sempre justos.
Quanto a meu contato ser falso, deixei isso bem claro na mensagem privada que lhe enviei. Se você acha que isso impede nosso diálogo, posso, sem problemas, criar uma conta aqui no BR-Linux.
Uma boa tarde para todos.
Pronto! Agora tenho conta válida no BR-Linux ;-)
Vidente, esclareço que a dificuldade do diálogo era baseada no fato de você ter me enviado uma mensagem privada sem que fosse possível eu lhe encaminhar a resposta.
Interessante a sua análise sobre quais os posts moderados que você concorda, e quais discorda. Naturalmente você entende que não é possível, no sistema de moderação simples aberto ao público, avaliar a razão real pela qual algum voto de moderação foi dado – no máximo é possível avaliar a razão alegada, mas isso não resolve muitos problemas.
Entretanto, mesmo não estando de acordo com todos os argumentos, eu estou de acordo com a conclusão: comentários que violem a civilidade, a boa convivência, que apresentem ofensas, que desinformem, etc. devem ser moderados independentemente de qual o objeto para o qual está apontado este comportamento.
Espero que você e mais leitores atuem sempre neste sentido, ao mesmo tempo em que considero natural (mas não desejável) que seja mais fácil reunir os votos necessários quando os comentários assim são dirigidos contra produtos que contam com a simpatia da audiência.
Mas o que você não deve esperar é que eu saia atuando como um super- ou meta-moderador. A razão da moderação ser coletiva e pública é justamente evitar a imposição de um ponto de vista único. Quanto mais pessoas moderarem, exprimindo seus pontos de vista, melhor – a tendência é que se aproxime do inalcançável senso comum.