“Reembolso do Windows” no Olhar Digital, no próximo domingo
Enviado por Marcelo Silveira Vilar (tchelovilarΘgmail·com):
“No próximo domingo (27/07/2010), no programa Olhar Digital às 15:45 na Rede TV, vai passar uma reportagem falando sobre o Reembolso do Windows. Com depoimentos de pessoas que instalaram o Linux e pediram o reembolso do valor que pagaram pelo sistema que veio pré-instalado, casos que já foram divulgados aqui no BR-Linux.” [referência: twitter.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-06-22
“No próximo domingo (27/07/2010)…”
Não esta tão proximo assim.
O correto deve ser 27/06, já que 27/07 cai numa terça-feira.
Verdade, é dia 27 de Junho!
O Olhar Digital é apresentado às 15h45 pela RedeTV, ou seja, será no mesmo horário de uma das partidas das oitavas de final da Copa do Mundo.
IMHO não é um bom horário para apresentar uma reportagem assim, pois só será vista por geeks e pessoas que não gostam de futebol. O público mais “genérico” nem vai dar bolas.
@ Frank, na verdade, acho que a reportagem só será vista por pessoas que não gostam de futebol. Geeks que gostam de futebol vão assistir o jogo, que provavelmente será entre Argentina e México ou África do Sul.
É só assistir na WEB depois galera :) Os geeks também gostam de ver o brasil jogar né ! hehe
Parece até piada. Os caras fazem venda casada, que é proibido, e nós que temos que correr atrás do prejuízo. Até escrevi sobre assunto aqui:
http://guilhermemac.blogspot.com/2009/12/venda-casada.html
Na verdade o problema que eu quis apontar não é entre os geeks, pois esses sabem que podem ver na web depois. O público em geral é que não vai ver e, portanto, nunca vai saber que o que ocorre na verdade é uma venda casada. Mesmo aqueles que já possuem uma licença do Windows não são obrigados a comprar uma nova.
Infelizmente a maioria vai continuar sem saber porque estarão ligados nos jogos da Copa. Acho que seria mais proveitoso se a reportagem fosse exibida em algum domingo de julho mesmo.
O problema é que aqui no RS a retransmissora local, a rede PAMPA, fica botando o “Pampa Show” no horário do programa e nós, gaúchos, não podemos assistir… Só no site mesmo.
PS: Aproveitando o tópico: Domingo passado o Fábio Filho esteve no Link da Record News falando do Ubntu 10.04.
Essa história de venda casada é complicada; Eu disse que a Apple fazia venda casada do OS X lá no Keepgeek e apareceu um macmaníaco lá dizendo que não era venda casada porque o sistema era projetado para aquele micro; Vai que as fabricantes de PC resolvam criar uma desculpa esfarrapada igual?
Pode ser o sistema projetado para aquele micro ,mas não significa que possuo o direito de usar outro sistema que também é projetado a aquele micro . E o linux consegue se adaptar muito bem em vários micros. Claro , com a exceção do sistema tiver alguma coisa como hardware fechado e computação traiçoeira.
@André Machado, no caso dos Macs eu chuto que é venda casada, pois o OS X pode ser comprado a parte, bem como o hardware pode ser usado com SOs de outros fabricantes.
Mas não sei se na nota fiscal consta o preço do SO, ou se ele vem “de graça” junto com o equipamento. Se vem grátis (quer dizer embutido) é uma explicação para os Macs geralmente custarem mais que o outros hardwares equivalentes.
Talvez assim dê para provar na justiça o que eu disse no 1º parágrafo e conseguir o dinheiro equivalente de volta.
Mas acho que é legal a Apple vender o Mac OS X, em separado, apenas para equipamentos Apple, eu acho é abusivo restringir o uso que se faz do SO. Se o comprador quer usá-lo em hardware de outro fabricante, deveria poder, mas não poderia exigir garantias por parte da Apple. Em outras palavras, para mim a restrição é ilegal.
Podem me xingar, mas acho que um cara que compra um PC ou notebook com Windows (SABENDO DISSO) e vai pedir reembolso, é uma espécie de “espertão”, não haveria taaanta necessidade. Por que não boicota PCs com Windows? As opções disponíveis no mercado sem SO podem ser menores, mas existem, tanto em notebooks como computadores. Comprar sabendo que tem Windows e depois pedir o dinheiro de volta é um pouco de sacanagem, poxa. Não vai querer o sistema procure algo sem ele, existe. Por outro lado, tá bom, se não fizerem esse barulho alguns fabricantes de PCs podem se entregar por dinheiro facilmente (à desenvolvedora do Windows), acabando com as opções de sistemas com bom hardware sem o SO… Mas sei lá. Se sabe que tem Windows e não quer, não compre, pronto, seria mais fácil.
@Marcos Elias
Olá Marcos.
Como as opções com Linux OEM e sem SO são muito limitadas hoje em dia, comprar máquina com MS Windows e pedir o reembolso não é ser espertão não.
Espertão é o varejo que adora fazer venda casada, crime contra o consumidor (vendem PCs com Win colado sem opção na cara dura).
O @Marcos Elias não sabe que em alguns computadores, a EULA te dá essa opção, do reembolso.
Eu sei sim dessa opção, @Renyer. O que acho ruim é comprar sabendo que tem Windows sendo que não vai querer. As opções sem SO ou com Linux são limitadas (@André Luis), mas essa ação de “pedir reembolso em massa” parece mais uma rebeldia ou forma de protesto.
Acho que, da mesma forma que não se recomenda placas e chipsets de determinados fabricantes para uso com Linux (não vou citar nomes), seria interessante não se recomendar, ou fazer propagandas negativas, das empresas que forçam o uso do Windows não oferecendo boas alternativas sem sistema operacional (em vez de pedir reembolso). Aos poucos os entusiastas e usuários de software livre saberiam quais fabricantes são mais “seus amigos”.
O público que usa Linux nos desktops é relativamente pequeno. Para elas anunciarem máquinas sem sistemas ao público em geral estariam vendendo um produto que não funciona (hardware sem o SO), então a maioria opta por fornecer Windows na maioria dos modelos, já que fornecer também modelos com Linux poderia exigir mais investimentos em suporte se não fosse o ramo da empresa, o que muitas não estão dispostas a fazer.
Espero que pelo menos que essa “onda do reembolso” mude a forma como grandes fabricantes vendem os PCs e que não seja mais necessária no futuro, afinal não vão querer ficar reembolsando todo mundo. Será que só assim para mudarem esse esquema de venda casada?
“? As opções disponíveis no mercado sem SO podem ser menores, mas existem, tanto em notebooks como computadores”
Existem. Mas até hoje só vi máquinas low-end com Linux (principalmente notebooks).
Pouquíssimos modelos mais high-end tem essa opção.
Marcos Elias, e quando o modelo desejado só exista com windows? Eu sei que não vou usar, por isso existe o reembolso, o problema é que as empresas dificultam esse proceso..
Como disseram, sacanagem é a venda casada. Por que a empresa não disponibiliza a opção SEM sistema? Simples, não?
@Anderson Silva Provavelmente por causa de acordos pré firmados com a MS, e tem outra, vender com o SO pré instalado traz comodidade e facilidade para os usuários, e evita ligações para o suporte perguntando porque a tela fica preta depois que o computador liga, e se não me engano, existe uma falha na própria legislação, acho que as fabricantes precisam entregar o computador funcional, e é por isso que as maquinas que a Dell possui sem sistema operacional, na verdade vem com o FreeDOS, e não sem nada. Acho que algum deputado poderia elaborar um projeto de Lei específico para essa questão.
Por que ninguém, ou muito pouca gente reclama, preferem o reembolso do que botar a Dell na justiça (ou convencer o Procon a isso) obrigando-a a vender os micros já sem sistema.
@ Marcelo Vilar
Vem um CD do FreeDOS de brinde, mas a máquina vem sem sistema instalado (ao menos no ARB).
@Bremm
Quando eu pedi o meu reembolso para a DELL, eles substiruiram meu computador por outro igual, e o FreeDOS veio instalado, e junto o CD. Eu acho que vem instalado sim, só se mudaram.
Passou, pena que não corrigiram meu sotaque de interior :(
http://olhardigital.uol.com.br/produtos/central_de_videos/e-usuario-linux-mas-o-windows-veio-instalado-no-pc-saiba-que-e-possivel-pedir-reembolso/12519
Fala, galera!!
Sou da seguinte opinião. Se o cara está pedindo o reembolso do dinheiro referente a licença Windows para usar outro sistema operacional, beleza. Agora se é para pedir reembolso com a desculpa de que “está no direito” para depois meter um piratex no micro, o cara é burro (porque não procurou uma opção sem Windows), ter seus 15 minutos de fama botando o caso na imprensa especializada, safado e pilantra – típico brasileiro malandro (para obter dinheiro no mole). Aliás, o valor reembolsado é de uma versão OEM. Ou o pessoal acha que vai obter o reembolso de R$ 329 da licença Home Basic (usando esta como exemplo) que veio no micro?