Red Star, a distribuição de Linux norte-coreana
Sites internacionais trouxeram ontem as informações divulgadas inicialmente por um estudante russo (que frequenta a Universidade Kim Il-sung em Pyongyang) sobre a curiosa distribuição da Estrela Vermelha (um título pouco original), criada a partir de 2006 a pedido das lideranças do Estado norte-coreano.
Países com grandes firewalls estatais são fichinha perto da Coréia do Norte, que tem seu próprio substituto da Internet (acessível, aliás, pelo ícone “Meu país” no Red Star). O que não é de se espantar, considerando que o país tem seu próprio calendário (também presente no Red Star), cujo “ano zero” é 1912, quando nasceu Kil Il-sung.
O post do OSNews traz mais detalhes sobre a curiosa distribuição, e o post do estudante russo tem algumas telas e fotos. (via linux.slashdot.org)
De certa forma, é a liberdade do Software Livre / Open Source sendo usada contra a liberdade de um povo. Isso sempre dá margem a intermináveis discussões.
Espero que o espírito do SL / OS inspire os usuários da “Red Star” e os anime a optar pela liberdade em outras áreas também.
O.O.
Não gostei de ver o Tux com uma metranca.
Problema é que nele você não mata processos, o processo é que te mata. Aliás te matam sem processo mesmo.
“cujo “ano zero” é 1912, quando nasceu Kil Il-sung.”
Morri
Para complementar a Distribuição Chinesa,(Chinese 2000) ;D Dos comunistas comedores de criancinhas ;D
http://www.youtube.com/watch?v=wz65YFeZsVs
creditos: leandrosan.wordpress.com
Longa vida a Kin Jhon Il
E viva Kim Jong II ”o irmão perdido de joãozinho 30” huhauahauahu
Outro lugar , mas a mesma ditadura: http://www.desdecuba.com/generaciony/
É parte das liberdades básicas do software livre você não ter controle sobre como seu software será utilizado. Se você é anti-aborto, você não pode impedir o uso por uma clínica de aborto. Se você é anti-totalitarismo, você não pode impedir o uso por um regime totalitarista.
O cara tem seu próprio calendário.
Seguir o calendário gregoriano é para os fracos hehehehe
Essa distro se chama mesmo “Red Star”? Assim, em Inglês, mesmo?
Pergunto isso porque havia (há?) um time de futebol de um país do Leste europeu (acho que a Iugoslávia) que a equipe da TV Bandeirantes chamava, absurdamente, de Red Star. Quer dizer, sem nemhuma razão e de forma bem *colonizada*, eles traduziam o nome do time para o Inglês ao invés de chamá-lo pelo seu nome na língua original ou traduzido para o Português!!! Quando receberam um milhão de críticas e gozações, passaram a chamá-lo de Estrela Vermelha!
Não está acontecendo a mesma coisa aqui? Quer dizer, será que não andam pegando a informação em sites de língua inglesa e passando prá frente do jeito que recebem? Se for assim, como é o nome em coreano?
O post do tal estudante russo, escrito em russo, chama a distribuição de “Red Star” (em inglês), e mostra imagens do nome no idioma original também.
Não sei se ele, que estuda justamente na Coréia do Norte, sente-se colonizado pelos EUA, ou se há alguma outra razão. Mas lá tem área de comentários, se ele te responder o motivo, compartilhe conosco!
Oxi!! russo e possivelmente colobizado pelo Grande Satan!!! na korea do norte isso sim é coisa de louco!
o google tem medo disso aí.
O fato da Coréia do Norte ser uma ditadura e comunista não tem nada a ver com a notícia.
O fato de pelo menos tentarem fazer e usar linux é louvável. Pior é um país ficar dependendo de usar cópias piratas de windows e outros softwares proprietários porque os EUA proíbem a venda para certos países como Cuba, Irã, Coréia do Norte, etc e também porque o país não tem e nunca terá dinheiro para regularizar-se completamente.
Pior é o caso do Brasil, Índia e outros países que estão sendo ameaçados de entrar para a lista negra de países que OUSAM recomendar e estimular o uso de software livre na sua administração.
Eu teria medo de usar uma distribuição desse tipo. Quem sabe o que pode se esconder entre os binários? Pode parecer paranóia, mas alguns senadores Americanos querem restringir até mesmo a importação de chips para uso militar. Alguns creem em sabotagem e espionagem por parte de alguns fornecedores de hardware.
[i]Alguns creem em sabotagem e espionagem por parte de alguns fornecedores de hardware.[/i]
E estão certo, aliás, se fizessem uma proteção aos produtos eletrônicos e defendessem empregos no seu país, nessa área e não somente na dos produtores agrícolas, evitariam o deslocamento do eixo da economia mundial dos EUA para a China.
Mas como o que conta é o lucro imediato, vão afundar cada vez mais, cada vez mais rápido e quando se derem conta, não terão dinheiro nem para fazer manutenção em suas forças armadas.
Coisas do capitalismo.
“Quem sabe o que pode se esconder entre os binários?”
Hello!! Linux é open source!!
“tem de temer é sistema operacional de código fechado e não auditável que tem a chave de entrada de todos os pcs que o contem” quantas coisas eles não devem bisbilhotar não é mesmo?
@cardoso ahuahuaHUHUAahu
@marcosalex e quem disse que eles vão respeitar a licença? :-)
Taí a prova de que “comunista come criancinha”…na verdade, eles fazem coisa bem pior quando tão no poder. Nunca existiu um país comunista que não tenha sido uma ditadura. Países libertários, como previa Von Mises, são poucos. Infelizmente, o Linux serve para o bem e para essa gente, o mal.
@marcosalex: Já que o Linux é open source, então é possível baixar os fontes da “Red Star”? Será que todos os drivers que ela contém são abertos também? Eu pensava que era possível fechar o código do linux depois de compilado.