Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


ReactOS 0.3.12

Enviado por Edison Henrique Andreassy (ehasisΘhotmail·com):

“”(…) Transcorreu quase um ano desde a última versão do ReactOS, e mesmo entendendo que isso possa ter sido excessivo, foi necessário para conseguir estabilizar o sistema operacional devido à natureza do trabalho que foi realizado.

Desde o início o foco da versão foi em uma única área, o mecanismo de tratamento de exceções, que resultou em uma reescrita completa da área. Isto trouxe consigo a necessidade de mais alterações que se transformaram em muitas áreas, recebendo uma revisão e muitas novas tecnologias sendo desenvolvidas e introduzidas no núcleo. O que daí resultou foi um núcleo muito mais moderno (…)”” [referência: reactosbr.wordpress.com]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-10-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    devnull (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 9:19 am

    Esse projeto merecia mais atenção da comunidade de SL em geral.

    O mais legal do projeto todo é a tela vermelha da morte, certeza!

    Bom falando sério, eu não gosto do modelo do NT, prefiro o que temos hoje com os *nix. Mas sem duvida o esforço dos caras é digno de nota.

    Cyber Punk (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 9:42 am

    Realmente ele é bem fiel ao Windows

    http://img197.imageshack.us/img197/2269/capturadetelavi.png

    se bem que pode ser erro por parte do VirtualBox que não existe
    o “guest additions” para RectOS.

    Se não houvesse a grande evolução na virtualização, o ReactOS seria um projeto visto com outros olhos. Contudo, é de se louvar o empenho dos integrantes que o mantém.

    Embora este projeto seja importante, acho que o esforço para mantê-lo deveria ser direcionado para o WINE, pois não vejo o ReactOS como uma alternativa em termos de sistema operacional.

    O grande desafio para a adoção do Linux como Desktop é a execução de programas para Windows e a utilização de alguns hardwares cujo fabricante não tem vontade (qual é o papel da Microsoft neste caso?) de disponibilizar o driver seja aberto ou fechado.

    Na medida do tempo, o WINE vem fazendo milagres e executando uma gama de programas Windows de forma surpreendente. Diante disso, o pessoal do ReactOS poderia trabalhar na implementação de ferramentas como painel de controle para deixar o WINE mais e mais amigável e mais estável.

    Creio que se a integração das equipes (ReactWINE = ReactOS + WINE) for nessa direção, todos nós teríamos a ganhar.

    Filipe Gaio (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 11:37 am

    ReactOS é um ótimo projeto…

    Creio que num futuro próximo pode vir a substituir o windows de muitas máquinas

    Conan (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 11:47 am

    @Filipe Gaio,

    Futuro próximo?
    Uns 10 anos pelo menos.

    Marcelo (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 11:48 am

    @ Roger de Almeida

    Os desenvolvedores do ReactOS têm uma relação muito próxima com os desenvolvedores do WINE. O ReactOS desenvolve um clone do kernel NT e utiliza toda as bibliotecas WINE para as camadas de mais alto nível.
    O ReactOS contribui bastente com o projeto WINE, inclusive melhorando a qualidade das bibliotecas, deixando-as mais independentes do que eles chamam, numa tradução livre, de “unixsismos”.

    alguemmm__ (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 12:16 pm

    Talvez daqui uns 10 anos as empresas que ainda usam Win 98(sim, existem empresas que ainda usam!), XP etc. se interessem mais por este projeto…

    Acredito que muita empresa as vezes tem interesse em ajudar financeiramente estes projetos, mas ficam com medo de alguma reação da MS… é uma questão de lógica…

    Boa parte da comunidade de SL não acredita muito nessa iniciativa pois isso alivia o lado dos fabricantes que insistem nos seus drivers de código fechado.

    Esse sistema como depende da análise de um sistema de código fechado, vai ser como um sistema alternativo qualquer, como o Haiku só que com desenvolvimento a passos mais curtos…

    Ainda continuo com o famoso “Linux”, as unicas coisas que ainda faltam é: Jogos nativos pra ele, um bom software CAD e… acho que é só hehe

    Marcelo,

    Eu sei que o pessoal do ReactOS de certa forma, trabalha sintonizado com a equipe do WINE. Contudo, são focos distintos, ou seja, cada um melhora o seu produto.

    O que chamo a atenção é para o foco. Eu não acredito que o ReactOS seja algo viável para produção, a não ser que amanhã de manhã saia uma versão que supere o próprio Windows. E como isso não vai acontecer, o melhor caminho seria unir essas equipes e utilizar o tempo para aperfeiçoar o WINE.

    O WINE é um projeto que merece uma atenção maior. Se houver uma colaboração mais intensa, o GNU/Linux pode ser implantado em locais onde há software legado.

    Mas eu respeito muito a dedicação do pessoal do ReactOS. Apenas questiono é a viabilidade, diante dos fatos.

    Marcelo (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 12:56 pm

    @ Roger de Almeida

    Foco é uma coisa relativa. Você acha importante aperfeiçoar o WINE. O pessoal do ReactOS acha que é importante uma alternativa completa e foca nisso.

    Viabilidade é outra coisa relativa. Se fosse uma empresa, poderia-se falar em viabilidade ou prazos, mas como é um grupo de voluntários o que conta é o interesse deles.

    Mas código nunca é desperdiçado. Com o trabalho do ReactOS,por exemplo, agora pode-se rodar o WINE no próprio Windows, mais uma alternativa para compatibilidade de aplicativos legados.

    Henrique (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 2:10 pm

    @ Roger de Almeida

    O assunto do ReactOS e WINE já foi discutido muitas vezes por eles mesmos. O fato é que o ReactOS tem um foco distinto do WINE e eles acreditam ser melhor assim para o bem dos dois.

    O ReactOS tem como foco implementar o sistema operacional como um todo, incluindo suporte a drivers de dispositivos e toda uma gama de ferramentas necessárias para um sistema operacional funcionar sozinho.

    O WINE por sua vez tem como foco executar aplicações Windows no Linux, isso é tudo, não desejam se aventar, por exemplo, na área de suporte a drivers de dispositivos, o que pessoalmente acho correta a atitude, pois dair mais dor de cabeça do que solução.

    Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o ReactOS faz muito bem para a comunidade Linux, por que a motivação que levam os desenvolvedores a criar ele é exatamente a mesma filosofia empregada no Linux, é a filosofia de software livre e código aberto.

    @Henrique, o wine na verdade não tem como objetivo trazer o Windows para Linux, mas o Windows para sistemas do tipo UNIX. Se não me engano dá até pra usar o Wine no Windows via cygwin. Só não sei se fica bom :-)

    E o pessoal do Wine e do ReactOS não andam se conversam bastante, já que boa parte do wine é usado dentro deste SO?

    Acho que cada um está fazendo o que acha melhor. Vida longa aos dois projetos.

    rogerio (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 2:47 pm

    Este projeto não infringe patentes do win. ja que é um clone do Nt?

    Henrique (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 4:26 pm

    @rogerio

    O ReactOS é perfeitamente legal, dê uma olhada no FAQ dele:
    http://www.reactos.org/en/about_userfaq.html#isroslegal

    Ou melhor, aqui vai direto:

    “Is ReactOS legal?

    Yes. It’s fully legal.

    Developers have not looked at Windows® source code. They have used the public documentation of Windows® OSes. They have made several tests to understand how Windows® works. In fact, ReactOS does the same things Windows® does, but not exactly in the same way, because they haven’t the same source code. All code in ReactOS is under the GNU GPL (General Public License).”

    Murilo Rodrigues (usuário não registrado) em 22/10/2010 às 4:54 pm

    @Cesar Gimenes
    “prefiro o que temos hoje com os *nix.”
    Existe alguma distribuição Linux otimizada para Wine?

    Fica a pergunta…

    Murilo: Eu estava me referindo a arquitetura do sistema e não a rodar programas Windows. Não faço idéia se existe alguma distro linux otimizada para Wine.

    elias (usuário não registrado) em 23/10/2010 às 2:41 am

    o pessoal do reactos usa wine como upstream. e eles contribuem com o wine!

    e henrique, infelizmente, nao olhar o codigo só garante que vc nao viola copyright. patentes é outra historia, especialmente nos eua =(

    elias (usuário não registrado) em 23/10/2010 às 2:45 am

    Why don’t you help the Wine project instead?

    Actually we work very closely with the Wine project. Wine probably has a lot more in common with ReactOS than with Linux. The Wine project has the goal of implementing the entire windows API on top of WineServer. There are only a few WINE dlls that cannot be used in ReactOS. These are NTDLL, USER32, KERNEL32, GDI32, and ADVAPI. The rest of WINE’s DLLs can be shared with ReactOS. We have several developers in both the WINE and ReactOS projects that work on cross-compatibility issues between the two projects. It is our view that Linux + Wine can never be a full replacement for Microsoft(R) Windows(R). ReactOS has the potential for a much higher degree of compatibility – especially for Microsoft(R) Windows(R) drivers – which WINE does not address.

    Uma coisa que percebi nesta versão do reactos é a quantidade de janelas de diálogo que imitam perfeitamente o Windows XP, em visual e funcionalidade.

    Sério. O sistema por enquanto é muito leve, talvez pela falta de funcionalidades, mas estou rodando ele em full-speed numa máquina do qemu com 128MB de RAM e o negócio voa mesmo.

    Só não consegui fazer a rede funcionar com o qemu. O react diz que não consegue instalar o driver da placa de rede, que é emulada pelo qemu! Engraçado é que testei em outra instalação mais antiga do qemu, e funcionou.

    Tem horas q vc acha mesmo que está usando um Windows, principalmente quando aparece a tela azul da morte! :-) Aconteceu comigo quando fui mudar o tema do sistema :-)

    bebeto_maya (usuário não registrado) em 24/10/2010 às 2:28 am

    Para desktop o ReactOS nunca será viável, mas para aplicações críticas e focados, como um servidor, ou estações mono-tarefa que só precisam de um aplicativo especifico escrito para Windows, pode ser interessante.

    A grande questão são as patentes: Os desenvolvedores dizem ter código próprio, mas e a interface clonada, o design da coisa? Todo copiado do Windows.

    @bebeto_maya, nunca diga nunca :-)

    Pode ser que um dia o ReactOS chegue a um nível de estabilidade do WindowsXP (daqui há uns 10 anos, creio), e o pessoal que ainda estará dependendo do XP pode utilizá-lo para rodar suas aplicações nos desktop antigos.

    Creio que seja improvável que ele um dia faça sucesso no mercado de desktop (da mesma forma que o Linux já foi), mas não retiro esta possibilidade.

Este post é antigo (2010-10-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.