Visite também: Currículo ·  Efetividade BR-Mac

O que é LinuxDownload LinuxApostila LinuxEnviar notícia


Que tal testar o Android em seu Linux?

Enviado por Marcelo Cavalcante (marceloΘmarcelocavalcante·net):

“Se você é da área de tecnologia, com certeza já ouviu falar deste tal Android que vem ganhando cada vez mais notoriedade e mercado no mundo dos smartphones. Não ouviu falar? Sugiro que repense suas escolhas acadêmicas e/ou profissionais. Talvez não tenha feito a escolha certa. Atualize-se.

O fato é que o Android, como todos já sabemos, é um dos mais “populares” sistemas operacionais atuais para smartphones. Usei a palavra populares entre aspas pelo fato de ele ainda não ser muito utilizado, porém com certeza é muito citado. Desenvolvido inicialmente pela gigante Google, passando a ser mantido posteriormente pela Open Handset Alliance, o Android é um sistema operacional baseado no kernel Linux, permite que qualquer programador desenvolva uma aplicação em java, por exemplo, e controle o dispositivo através de bibliotecas desenvolvidas pela Google.

Apenas recentemente o Android vem ganhando realmente mercado em smartphones e aparelhos genéricos, os famosos xing-lings ou MPx da vida.

E você? Pensava em testar este tal Android mas não pretendia comprar um smartphone para tal? O Google pensou em você e desenvolveu um emulador SDK para que você possa rodar o Android em sua máquina.

Aqui estarei descrevendo o procedimento para instalação no Linux, porém não possui muita diferença e o processo pode ser facilmente adaptado no caso de usuários do OS X ou Windows. Confira completo com imagens: http://marcelocavalcante.net/portal/2010/07/20/que-tal-testar-o-android-em-seu-linux/” [referência: marcelocavalcante.net]


• Publicado por Augusto Campos em 2010-07-22

Comentários dos leitores

Os comentários são responsabilidade de seus autores, e não são analisados ou aprovados pelo BR-Linux. Leia os Termos de uso do BR-Linux.

    Wallacy (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 9:13 am

    Não querendo sair do assunto, mais já saindo….

    Augusto, e o BR-Linux versão Internacional?

    http://br-linux.org/brazil/

    Morreu mesmo?

    Por enquanto está suspenso sim.

    Paul (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 10:13 am

    Aguardando os mimimis do tipo “quero emular via software um celular com processador que tem no mínimo 500MHz, mas o emulador é ‘lerdo’”

    gabriel (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 10:28 am

    Fique com vontade de comprar um smartphone, gostei mt do sistema.

    @Paul, porque esperar se você mesmo já disse isso?

    hauhuaa

    Não achei o emulador do Android tão lento não. É a mesma velocidade do QEMU emulando ARM, já que o Android usa basicamente o qemu modificado :-)

    Só acho estranho ele travar (ao menos comigo) na hora de desligar o aparelho. De resto está OK.

    Só falta agora eu começar a desenvolver nele. Sim, já comecei umas 3 vezes, mas não me sinto muito bem com java, por isso não fui pra frente :-(

    Joao Correa (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 2:11 pm

    Bah! uso o Ubuntu 10.4, instalei tudo certinho mas ao iniciar a o Android da versão 2.2 ele fica na tela de inicio e nada, na versão 1.6 ele demora um tempão, faz o boot e depois fica muuuito lento, não da pra usar.
    Estou testando em um Hp Pavilion ze550
    se alguem tiver uma dica.

    Joao Correa (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 2:12 pm

    Bah! uso o Ubuntu 10.4, instalei tudo certinho mas ao iniciar a o Android da versão 2.2 ele fica na tela de inicio e nada, na versão 1.6 ele demora um tempão, faz o boot e depois fica muuuito lento, não da pra usar.
    Estou testando em um Hp Pavilion ze5500
    se alguem tiver uma dica.

    Hell (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 8:55 pm

    Eu só queria instalar o Dalvik e executar uma aplicacao android no meu note, isso agilizaria bem mais o desenvolvimento ao invés de ficar usando um emulador o tempo todo, cara estou usando a mesma arquitetura de kernel, então só preciso apenas do emulador de código Dalvik e de sua biblioteca de recursos, se pudesse emular somente um recurso do dispositivo.

    Renyer (usuário não registrado) em 22/07/2010 às 10:21 pm

    Muito bom!

    tonyfrasouza (usuário não registrado) em 23/07/2010 às 10:17 am

    No meu Phenom II X4 945, memo ddr3 4gb, funcionou até rapido, pena que terei que aprender muito sobre java… Mas, vou em frente…

Este post é antigo (2010-07-22) e foi arquivado. O envio de novos comentários a este post já expirou.