Quake II portado para HTML5
Enviado por ?:
“”Em Novembro de 2009, Joel Webber, um engenheiro da Google teve a inspiração de portar o Quake II para HTML5 a partir do Jake2– versão em Java do Quake II–usando o Google Web Toolkit, o mesmo toolkit usado para escrever o Google Mail, Maps e Wave em Java e compilando em JavaScript. Com a ajuda de dois outros engenheiros da Google (Ray Cromwell e Stefan Haustein) em “20% do tempo”, ele está funcional!”” [referência: osnews.com]
• Publicado por Augusto Campos em
2010-04-05
Meus Deus!!!!!!!!!!!!!!
Vou poder jogar Quake II, iuruuuuuuuuuu
Engenheiros!!! São sim um bando de malucos capazes de virar o mundo de cabeça para baixo. Se já não o fizeram. Alias onde mesmo é o lado de cima ou de baixo.
Agora tenho certeza que Quake II é o jogo mais bem escrito da história. Essa joça já foi portada pra todos os dispositivos com um processador.
Semana passada vi uma notícia de um cara q portou pra uma HP (ta, era dia da mentira, heheheh)
Vou esfregar essa notícia na cara daqueles que dizem que HTML não é linguagem de programação!
HTML NAO é linguagem de programacao.
Javascript sim, e por isso eles utilizaram javascript para fazer a logica do jogo.
Mas sem o HTML 5, não teriam conseguido, logo, o HTML 5 teve algum mérito nisso.
Mas continua não sendo linguagem de programação.
@wallacy, talvez uma linguagem de descrição de documentos? XUL, MXML, também baseados em XML, são linguagens de descrição de Interface. HTML pode ser usada para descrever interfaces, mas não só pra isso.
Segundo a wikipedia, é uma linguagem de marcação, que quer que signifique isso :-)
HTML puro não faz muito mais do que exibir e estruturar documentos. Com css, consegue mudar o comportamento aparência. Com js permite que seus elementos (cada coisinha descrita pela linguagem html) sejam manipulados de forma dinâmica.
A inovação do html foram os recursos que permitiram que toda esta coisa exista, tais como websockets, canvas, etc.
Se bem que é possível utilizar XML como linguagem de programação. Mas html em si pouco tem de lógica de programação (que é execução pura).
O que javascript manipula, na web, é html. Toda saída para o navegador deve ser html, mas quem manipula é js (ou outra linguagem embutida no navegador). Portanto sim, html não é linguagem de programação :-)
Fecha capitão óbvio :-)
Ah sim, compilei a aplicação da notícia, mas aqui o chrome (nem mesmo o chromium) funciona. Simplesmente trava com qualquer coisa que envolva coisas referentes ao html5. Já tentei de tudo (o mpáximo foi apagar todas suas configurações), mas de uns builds para cá este tem sido o comportamento.
Alguém mais teve este problema? Estou usando o 9.10 Ubuntu 64bit.
@Allan Taborda dos Santos
Pode tirar o cavalinho da chuva, pois para rodar esse jogo é necessário o plugin WebGL que dar acesso a OpenGL utilizando JavaScript o que resulta que o jogo foi programado quase que totalmente em JavaScript e nada de html fora a tag audio.