Protocolos da Internet: futuro e futuro do pretérito
Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br):
Segue um trecho:
É possível argumentar que os protocolos continuam iguais porque são bons, robustos e confiáveis. Porém, sempre é possível melhorar. Com o maior número de usuários da Internet, aumentou também a quantidade de “olhos” investigando as questões técnicas pertinentes a cada uma das camadas da grande rede. Evidentemente, surgiram também várias novas abordagens para solucionar problemas antes inexistentes ou imperceptíveis.
Um primeiro exemplo, certamente bastante próximo de todos os leitores deste blog, é o AJAX. Claro que há quem argumente que o AJAX é uma solução ótima, mas o fato é que sua existência não seria necessária caso o protocolo HTTP estivesse preparado para algo além de “solicita página, transmite página”.
” [referência: ]
Este ano já começou uma pequena revolução na internet: Diversos data centers estão disponibilizando IPv6 para novos servidores entregues.
Isso porque, segundo estimativas do mercado, o IPv4 esgota ainda em 2010.
Provedores de internet no mundo todo, inclusive no Brasil, terão de migrar também ainda este ano se quiserem continuar recebendo novos clientes e se quiserem manter clientes antigos (pelo menos os grandes clientes).
a coisa estranha do ipv6 é não ser retrocompativel, o.o uma citação legal daqui:
@Elias
Dá uma olhada nesse site http://www.ipv6.br/
e neste link http://curso.ipv6.br/index.html
será bem proveitoso
@Ivan
E que tal esse: http://www.google.com/intl/en/ipv6/ ?
Se o google tá tendo problemas pra migrar pra ipv6, e precisou de bolar um plano mirabolante que envolve a cooperação de outras redes (!), imagine outros sites da internet..
O chato é que o cara não falou os defeitos dos protocolos.
Eu conheço os defeitos do SMTP e do FTP, mas tem gente que não conhece e eu ainda fiquei curioso sobre a limitação que o HTTP traz e sobre e por que ele recomenda a substituição do TCP pelo SCTP em vez de sugerir a substituição do UDP pelo DCCP.
@elias, O problema referido nessa página do Google não é do IPv6, e eles próprios deixam isso bem claro. O problema é de alguns sistemas operacionais e navegadores mal feitos.
Existe uma situação que pode gerar problemas se você colocar um record AAAA (com um endereço IPv6) no seu site:
Um sistema operacional mal feito que insiste em tentar acessar o site via IPv6 mesmo que o usuário não tenha conectividade IPv6 e que o IPv4 (record A) no servidor esteja disponível. Essa era a principal preocupação do Google. Você deve saber de qual SO estou falando. Ele insiste em usar IPv6 mesmo que não esteja disponível, e acaba conectando sozinho em um servidor Teredo, que é um tipo de túnel de IPv4 para IPv6, que geraria um lag enorme para acessar o Google.
A solução do Google foi mostrar os records AAAA só pra quem quer (quem realmente tem IPv6). O resto das pessoas só vê os endereços IPv4.
@Andre Luis Pereira dos Santos, Concordo com você, e já sei de um ISP brasileiro grande e de pelo menos dois ISPs pequenos que já estão oferecendo IPv6 ao usuário final. Além disso, o PTT-SP está fornecendo conectividade IPv6 já há algum tempo.