Prompt do Bash mais útil e colorido
Enviado por Pablo Hess (pabloΘhess·net·br):
Segue um trecho:
É claro que existem aquelas pessoas que acreditam que o shell vai desaparecer e geralmente, são as pessoas que não o usam e acabaram de descobrir que ele existe, de forma que ainda não perceberam o poder que se esconde naquele assustador monte de caracteres feiosos. :)
Para quem já conhece o shell e se sente confortável trabalhando nele, talvez seja hora de torná-lo ainda mais útil. Vejamos neste post como tornar mais poderoso um componente sempre presente no shell: o prompt.
” [referência: ]
Claro que gosto é gosto, mas pra mim, “mais útil” e “colorido” não podem estar na mesma frase (ao menos quando se refere ao prompt do shell).
Distrai demais, além do que, quanto mais longo, menos espaço sobra para a digitação dos comandos (um problema agravado quando se tem muitas janelas do shell dividindo ao mesmo tempo a tela, o que frequentemente é o meu caso).
Uso ‘$>’ e sou feliz :-)
Faz muitos anos que eu uso as cores pra diferenciar os prompts das diferentes máquinas que uso ou opero. Uma combinação de cores diferenciada no hostname para cada uma delas, e mais uma cor especial no pathname para diferenciar os momentos em que eu estiver como root, e aí fica bem mais fácil evitar entrar os comandos no ssh errado.
para quem gosta de informação e não quer comprometer o prompt, uma alternativa interessante é utilizar o byobu (https://launchpad.net/byobu/). é instalado por padrão no 10.04.
@Thiago é só usar duas (ou mais) linhas para o prompt, deixando a linha que vc digita mais light.
Um promblema que tento resolver é distinguir rapidamente onde começa e termina a saída de um comando. Pois o prompt colorido serve de delimitador e não é confundido com a saída dos comandos.
Eu uso prompt colorido desde 1990 (mais ou menos), no Windows e depois transportei para o bash (em 1995/1996). Um outra vantagem é ter as informações importantes a cada ENTER ou final de comando. Por isso também imprimo o return code. Meu prompt (sem cor) atualmente é assim:
Note que a linha que pode crescer muito é a 1ª, pois varia de tamanho conforme o workdir, a outra é mais comportada.
Sem querer ser chato, mas já sendo…
No final do artigo, no campo “Links”, item “Cores no bash”, está apontando para:
file:///C:/Documents and Settings/arastelli/Configurações locais/Temporary Internet Files/OLK58/tldp.org/HOWTO/Bash-Prompt-HOWTO/x329.html
Att,
Renato
Dica muito útil apliquei ontem em minhas estações, gostei muito do resultado.
Nossa, colocar cor fica muito útil! Já tinha implementado isso antes e achei demais. Muito melhor, evita muita confusão.
todos falam que colorido è viado por mim eu acho que é mito.